Política correcta ... em teoria!

O título tem única e exclusivamente a ver com as declarações do Presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, onde afirmou que sempre que possível, o Sporting irá contratar a título experimental, leia-se através de empréstimo, só depois avançando para a contratação a título definitivo, através da activação da cláusula de opção de compra.
Ora nada estará mais certo, pois o clube assim apenas dispende uma pequena parte de uma verba, para a transferência do jogador inicialmente, podendo assim analisar o seu rendimento desportivo nesse período experimental para depois partir para a compra ou não a título definitivo do passe do jogador.
Mais tarde ou mais cedo, vai ter que ser esta a política a adoptar pelos clubes, que como o Sporting, dispõe de poucos recursos para transferências. Por um lado, em termos financeiros em bastante melhor, e por outro em termos desportivos salvaguarda sempre o clube de uma transferência falhada por avultadas verbas financeiras.

No entanto, isto só funciona, se as cláusulas de opção de compra estiverem bem definidas e forem accionadas no seu devido tempo, ora, é neste ponto que o presidente Soares Franco peca, pois tem dois exemplos no clube, que o desmentem, são eles, Romagnoli e Caneira, o primeiro porque tiveram tempo e mais que tempo para garantir a contratação do Argentino, mas ao que parece nem sequer tinham qualquer cláusula de compra para activar, o segundo, pois sendo um valor firmado do futebol português e bastante útil ao clube leonino, fizeram um empréstimo de 4 anos, até aí tudo bem, só que o português pode regressar todos os ínicios de época ao clube valenciano, impossibilitando-o de continuar a defender as cores leoninas.

Logo o líder máximo sportinguista, tem uma teoria bastante interessante e do meu ponto de vista totalmente correcta, desde que os interesses do clube se sobreponham sempre aos do atleta, o que não acontece para os lados do Campo Grande.

Por outro lado, é bastante mais interessante esta política, mesmo com os erros de gestão cometidos pelo Sporting, do que para os lados do Norte, onde são comprados jogadores a título definitivo e com contratos de longa duração, salvaguardando os interesses de certos e determinados empresários, tendo depois mais de 50 jogadores emprestados, pois os seus contratos têm de ser cumpridos até ao fim.

5 comentários:

sofialisboa disse...

gostei do teu convite, a descrição do blog e sua actualização, vim ver sim. sou sportinguista de nascença mas tenho a consciencia que se fazem muitas coisas que não se deve no futebol. todos sabemos do assunto pricipal antes do apito dourado tenha aparecido nos jormais, por isso nem vou comentar este assunto. mas pareceu-me ser um bom blog se quizer estar dentro do assunto futebol, virei sim ler mas não todos os dias, isso já seria futebol a mais. irei por o teu link como o fetubolista até breve sofialisboa

Nilson Barcelli disse...

Obrigado pela tua visita.
Também sou Benfiquista e, por isso, será com agrado que passarei por aqui de vez em quando.
A comntratação por empréstimo não poderá a ser a solução a adoptar em todos os casos.
Primeiro porque não há no mercado muitos jogadores disponíveis que aceitem (eles ou os clubes) essa modalidade.
Segundo, porque a estratégia deve ser traçada para cada jogador a comprar, tendo em conta a idade, potencial, etc.
Mas o ideal é ter a sua própria escola, coisa que o Sporting já tem a dar bons frutos mas o Benfica ainda não...

Gostei do teu blogue.
Um abraço.

Isabel disse...

Obrigado pela visita e, como me sugeriu, já o adicionei nos meus clicks.
Já agora, trocamos galhardetes e, porque não, sugerir adicionar, também, os meus blogs aos seus blogs federados??? :)))

Bjt

Anónimo disse...

"que como o Sporting, dispõe de poucos recursos para transferências"

pois realmente o Sporting tem poucos recursos pra transferências.

o Benfica, de facto tem muitos, mas maus.Veja bem o mercado de tranferências proposto por este jornal quase, quase órgão oficioso do SLB http://www.abola.pt/

compreendo que não gostem de ouvir as palavras do sr berardo. mas será que não tem razão?

"mas ao que parece nem sequer tinham qualquer cláusula de compra para activar"

a mim parece-me que lhe parece mal, porque a mim pareceu-me que o Sporting quis aproveitar o facto do jogador querer ficar, o clube dele precisar, e muito de dinheiro, e o sporting ter margem para negociar.

quanto a Caneira o problema parece ser o vencimento.

Anónimo disse...

ouvi dizer que não podiam inscrever jogadores? é verdade. se o processo da OPA demorar como o da PT ou do BCP e a avaliar pelos jogadores que dizem que vão ser dispensados...