Coincidências...

Já tinha visto em vários sítios da nossa blogosfera futebolística estatísticas com os jogadores que são expulsos no encontro ou antes do encontro com o FC Porto, se lesionam ou simplesmente são poupados para o jogo com o FC Porto.
Como não acredito em coincidências, deixo aqui para os mais distraídos visitarem, dois bonitos textos de dois blogs, de que sou visitante assíduo:

Primeiro: do ANTITRIPA

"O jogo mais viciante do momento O AJUDÓKU


ajudóku
Originally uploaded by antitripa.
Caríssimos Bi-Campeões Nacionais, "os intragáveis" e merdemáticos

Chegou o Ajudóku, o complexo jogo do cálculo mental para árbitros, arguidos, presidentes de camaras e afins...O Sistema parece complexo mas não é. Assim o mesmo árbitro pode ser repetido várias vezes por quadrícula, desde que acompanhado com 1 ou 2 amarelos, 1 vermelho ou 3 pontos, mesmo que seja na quadrícula anterior e desde que cada um deles pense na quadrícula seguinte só tem de ter atenção à colocação dos cartõezinhos.....

Para completar o excelente trabalho do Grande Urra...apre que podem ler ler
  • Aqui
  • , e porque tive oportunidade lembrei-me de por os nomes às coisas, aos jogadores, comprovando assim que faz sentido aquele epíteto de “Apito das Coincidências” que o Calimerda tanto apregoa:

    Jornada 2 - Naval 2-3 Fóculporto
    (não jogaram Fernando, China e Lito expulsos na jornada 1por Artur Soares Dias do Porto)

    Jornada 3 – fóculporto 3-0 Rio Ave
    (não jogou Mozer expulso na jornada 2 por Paulo Batista de Portalegre)

    Jornada 4 – SCBraga 0-0 fóculporto
    (não jogou Davide expulso na jornada 3 por Duarte Gomes de Lisboa)

    Jornada 12 – Gil Vicente 0-1 fóculporto
    (não jogou Gouveia expulso na jornada 11 por Hélio Santos de Lisboa)

    Jornada 14 - U.Leiria 1-3 fóculporto
    (não jogou Tixier expulso na jornada 13 por Jorge Sousa do Porto)

    Jornada 15 – fóculporto 3-1 Penafiel
    ( não jogou N´doye expulso na jornada 14 - por palavras, ele que nem fala português - por António Costa de Setúbal)

    Jornada 16 – Vitória Guimarães 0-2 fóculporto
    (não jogou dragoner que viu o 5º amarelo na jornada 15 por Nuno Almeida do Algarve)

    Jornada 17 – Estrela AmadoraVitória de Guimarães
    Viram o quinto amarelo: Manu, toy, emerson e maurício....porque havia taça pelo meio e não fosse a apaf tramá-las.....eheheh.

    Jornada 20 – Rio Ave 0-0 fóculporto
    (não jogou Anic expulso na jornada 19 por Bruno Paixão de Setúbal que também ofereceu o 5º amarelo a niquinha )

    Jornada 23 – fóculporto ?-? Marítimo
    (não jogam Van der Gaag e Marcinho expulsos na jornada 22 por Paulo Paraty do Porto)

    Jornada 24 – SLB 2-0 fóculporto
    (Não vão jogar Simão nem Manuel Fernandes por verem o 5º amarelo em Guimarães por Lucilio Batista de Setúbal)

    Temos então um total de : 11 expulsões de jogadores que na jornada imediata jogarão contra a equipa do arguido, e 6 jogadores a verem o 5º amarelo na mesma jornada. Coincidência?

    Eheheh...."

    2º: do BLOGDABOLA

    "


    "APITO AZULADO"


    A época passada li num jornal não desportivo e que foge ao controlo dos grandes grupos de Comunicação Social, um estudo estatístico que provava por A+B que num total de 30 jornadas, em 21, foram expulsos jogadores de equipas que na semana seguinte jogavam contra o FC Porto e quase todos eles com influência na estrutura da equipa. Poderá ser coincidência, mas estatísticas são estatísticas e essas estão registadas.
    Para espanto meu e já com o Apito Dourado para ser julgado, parece que tudo voltou à velha fórmula e esta tese também está baseada em números.
    Vamos na terceira jornada do campeonato 2007/2208 e em duas, voltamos ao mesmo sistema. Antes do jogo com o FC Porto, o defesa central do Leiria, Hugo Costa foi expulso e na última jornada o melhor marcador do Marítimo, Makukula, também foi expulso e já não joga contra o “dragões”.
    Nem sequer aqui vou discutir se foram bem expulsos ou não, mas estatísticas são estatísticas e também sabemos como é possível perdoar, fazer vista grossa ou andar em cima de determinado jogador com o objectivo de o expulsar."

    Depois de isto, será que ainda há dúvidas?


    3 comentários:

    Juom disse...

    "Nem sequer aqui vou discutir se foram bem expulsos ou não, mas estatísticas são estatísticas e também sabemos como é possível perdoar, fazer vista grossa ou andar em cima de determinado jogador com o objectivo de o expulsar."

    Por amor de seja quem for, fazer um texto destes e depois nem sequer discutir a justiça das expulsões roça a vergonha. Vamos lá a ser coerentes, para variar?

    TugaMaster disse...

    Não, infelizmente não há dúvidas... Eu também não acredito em coincidências, e acho que limitar o Apito Dourado ao estudo de um outro jogo é gozar com as pessoas, mas enfim, não se pode esperar mais da justiça em Portugal. Sendo verdade que é humano errar, mas os árbitros já começam a errar vezes de mais e sempre contra os mesmos... já cheira muito a esturro.
    Digo eu que já era giro haver um períodozito de verdade desportiva no nosso futebol. Eu, que tenho 16 anos e vejo futebol há pelo menos 8, ainda não consegui viver tal período.
    Parabéns pelo blog: tá excelente!

    Juom disse...

    Mas que verdade desportiva é que há no futebol português, quando o tipo que diz que anda a lutar contra isso é apanhado em escutas a escolher árbitros para a taça de Portugal? A verdade é que muitas vezes os árbitros erram por sentirem pressão dos adeptos da casa. Porto, Benfica e Sporting deviam era permanecer calados porque são sempre quem mais beneficia destas coisas.