Empate Amargo!

A Selecção Nacional Sub-21 viu as contas de apuramento para o Campeonato da Europa de Suécia2009 complicarem-se, ao empatar a uma bola na recepção à Inglaterra, em jogo referente ao Grupo 3. Vieirinha e Adam Johnson assinaram os golos.

A nossa Selecção apresentou algumas novidades no "onze" inicial, com Vasco Fernandes a ocupar o lado direito da defesa, enquanto Saleiro, jogador que alinha no Fátima, foi titular na frente de ataque. Destaque ainda para a presença de João Moutinho, que recuperou de um pequeno problema físico. Do lado inglês, Gabriel Agbonlahor ficou mesmo de fora, devido a lesão.

A Inglaterra, que tinha vencido os seus primeiros cinco jogos, marcando 11 golos e não sofrendo nenhum, certamente não contava entrar praticamente a perder na partida disputada no Estádio Municipal de Águeda. Estavam decorridos apenas três minutos quando Vieirinha se esgueirou pela esquerda e entrou na área inglesa, antes de ser derrubado por Craig Gardner. Chamado a converter a correspondente grande penalidade, o próprio Vieirinha não perdoou e fez o 1-0.

Portugal teve uma excelente oportunidade para ampliar a vantagem aos 23 minutos, altura em que o guarda-redes inglês Joe Hart fez um mau alívio e colocou a bola nos pés de João Moutinho, mas o remate do médio português não saiu com a força suficiente, o que permitiu que Hart recuperasse a sua posição entre os postes. No entanto, o reconhecido poderio atacante dos visitantes fez a sua aparição no encontro aos 36 minutos, quando Theo Walcott se isolou, valendo a fantástica defesa de Ricardo Baptista.

A Inglaterra continuou a revelar-se perigosa e o central David Wheater cabeceou ligeiramente por cima da barra a cinco minutos do intervalo, mas Portugal aguentou firme e abordou a etapa complementar em vantagem. Contudo, um erro defensivo custou caro à equipa de Rui Caçador, permitindo à Inglaterra chegar ao empate no minuto 49. Um longo lançamento lateral da direita fez a bola passar por toda a defesa portuguesa, com Johnson a aparecer completamente solto ao segundo poste e a rematar sem hipóteses de defesa para Ricardo Baptista.

O golo quebrou um pouco o rendimento da Equipa das Quinas, ao mesmo tempo que proporcionou aos ingleses uma maior tranquilidade, traduzida em vários lances de perigo para a baliza dos anfitriões. Huddlestone apareceu por três vezes em posição de alvejar com êxito o alvo, mas foi o talentoso Walcott quem ficou mais perto de operar a reviravolta no marcador, mais precisamente aos 64 minutos. O explosivo avançado do Arsenal passou por vários adversários no lado esquerdo, antes de flectir para o meio e desferir um remate que parecia destinado a parar no fundo das redes, não tivesse Ricardo Baptista respondido com uma soberba defesa para canto.

A Selecção Portuguesa ainda tentou um último esforço na procura do tento da vitória, mas a Inglaterra aguentou firme o precioso resultado. A equipa de Stuart Pearce segue no primeiro posto do grupo, somando agora 16 pontos em 6 jogos, enquanto Portugal é segundo, fruto de 10 pontos em 5 encontros. O próximo compromisso do conjunto de Rui Caçador terá lugar apenas a 26 de Março de 2008, por ocasião da recepção à Bulgária.

©UEFA

0 comentários: