Lendas da Selecção (Parte III)

Como na semana passada falhei a habitual rubrica das Quartas-Feiras das Lendas da Selecção, hoje e amanhã postarei a 3ª e 4ª lenda!
Assim e como sempre retirado do site da FPF, aqui vai:

BENTO 1948-2007
A coragem do «Homem Borracha»

Nome: Manuel Galrinho Bento
Data de nascimento: 25-6-1948
Naturalidade: Golegã
Posição: guarda-redes
Clubes principais: Benfica
Jogos pela Selecção Nacional: 63
Estreia: 16-10-1976, no Porto, frente à Polónia (0-2)
Último jogo: 3-7-1986, em Monterrey, frente à Inglaterra (1-0)


Pequeno de estatura, Bento era um guarda-redes de agilidade rara e coragem a toda a prova. Em Portugal sempre se apreciou a distinção entre os postes e a elegância nas defesas, por vezes, até, em detrimento da eficácia. Bento não foi um guarda-redes bonito, plástico. O seu estilo era, sobretudo, voluntarioso.

Da sua infância na Golegã, do seu primeiro emprego como ajudante de pedreiro, da sua passagem pelo Barreirense – ao serviço do qual disputou três épocas na I Divisão e conseguiu jogar na Taça UEFA -, à sua entrada no Benfica, em 1972, o tempo pareceu passar num ápice. Na primeira época de encarnado, ainda com José Henrique como dono da baliza, foi campeão nacional mas só com um jogo jogado. Ficaria mais dezassete anos no Benfica, catorze dos quais como titular absoluto, lugar que só deixava escapar por entre as mãos devido às lesões que foi acumulando por causa das suas defesas temerárias.

Como sucedeu no Benfica, Bento conquistou a pulso o seu lugar na Selecção Nacional. Antes dele, Damas fora o personagem principal de um ciclo. A partir de Outubro de 1976, Manuel Galrinho Bento tomou posição entre os postes para só sair quase dez anos depois, empurrado por uma gravíssima lesão que precipitou o final da sua carreira. Tinha 38 anos, mas não perdera nenhuma das suas enormes qualidades. Ainda ficaria mais três épocas no Benfica, embora sem recuperar a titularidade.

Há exibições de Bento que ficaram, definitivamente, para a história da Selecção Nacional. Uma em Glasgow, por exemplo, em Outubro de 1980, contra uma Escócia terrível, que tinha uma linha avançada comandada por Kenny Dalglish. O empate (0-0) ficou a dever-se-lhe em percentagens altíssimas e a imprensa britânica, sempre pronta a louvar os grande heróis, dedicou-lhe prosas laudatórias e chamou-lhe «Rubber Man», o «Homem de Borracha». Mas aquela célebre vitória sobre a RFA (1-0), em Estugarda, que apurou Portugal para o Mundial 86, ou a frenética meia-final contra a França (2-3), em Marselha, são de tal forma marcantes no imaginário dos adeptos de futebol portugueses que, só por elas, Bento se tornaria um nome mágico da «equipa de todos nós».

As presenças nas fases finais de um Campeonato da Europa e de um Campeonato do Mundo puseram Bento no mapa do futebol internacional, bem como a participação na final da Taça UEFA, com o Benfica, em 1983. Mas seria também o Mundial 86, no México, a testemunhar o final dramático da sua carreira. Depois da vitória sobre a Inglaterra (1-0), no primeiro jogo da fase de grupos, Bento sofre uma fractura na perna esquerda num treino. As épocas seguintes são de sofrimento: por mais que lute pela recuperação, as recaídas são constantes. O tempo passa e, aos 40 anos, Bento já não consegue vencer a juventude dos que vêm aí para tomar o seu lugar.

0 comentários: