Caso calabote ...

Enquanto vejo o Trio de Ataque, e vejo a referência ao "caso Calabote", por Rui Oliveira e Costa, paineleiro a representar o Sporting.

Lanço-me então na Internet à procura, e encontro um artigo de Rui Cartaxa a descrever o mesmo.

Aqui vai:

"Nos jogos entre eles, era outro empate: 0-0 nas Antas e 1-1 na Luz. Nesse dia, o FC Porto jogou com o Torreense em Torres e ganhou por 3-1, o Benfica jogou com a CUF em casa e ganhou por 7-1. Em termos aritméticos e classificativos, o FC Porto ganhou o campeonato por 1 golo. Os dois rivais fizeram 41 pontos cada, o FC Porto com 81-22 em golos marcados e sofridos, o Benfica com 78-20. Mas no futebol há sempre mais alguma coisa para além da frieza numérica das estatísticas.

Há, pelo menos, os árbitros. E o árbitro do Benfica-CUF, o famoso Inocêncio Calabote, começou o jogo da Luz 5 minutos depois do das Antas e prolongou-o por mais 7 minutos. Marcou ainda três penáltis para o Benfica, que José Águas transformou em outros tantos golos, ultrapassando o líder, Teixeira, do FC Porto, e sagrando-se o melhor marcador da prova. Mas o Benfica não foi campeão nessa época, digamos que lhe faltou um golo, ou então um penálti a Calabote. E, assim, ao contrário do que diz a lenda, Inocêncio Calabote não ‘deu’ nenhum campeonato ao Benfica.

Tenho de reconhecer que esta história não acaba bem. Logo a seguir, mau-olhado de algum ‘lampião’, o FC Porto esteve 19 anos sem ganhar nenhum outro campeonato! E Calabote, depois de ter sido irradiado por estas ‘habilidades’, viria a morrer na miséria e, não fora a persistente memória de um ou outro ‘andrade’ como o dr. Pôncio Monteiro, no mais apagado e vil dos esquecimentos.


Rui Cartaxana"


Ou seja, o caso mais mediático de "possível" corrupção do Benfica, é nada mais nada menos um jogo que dá o campeonato ao FC Porto.
Ou seja, de nada valeu os 3 penalties nos descontos, porque o FC Porto foi campeão na mesma.
Azar dos azares ficou 19 anos sem ser nos anos seguintes, temos pena.

Em matéria de corrupção, nada como a secção do Antitripa que se refere a isso, consultem meus caros:

0 comentários: