Rescaldo do Derby ...

Derby de emoções, de casos, de golos, de expulsões…

Um derby como deve ser, um golo cedo para apimentar ainda mais as coisas, a resposta à altura da equipa adversária e uma procura do golo por parte das duas equipas até ao fim.

O Sporting marcou cedo pelo seu melhor jogador (e neste jogo único, com a falha de Liedson), Simon Vukcevic. O Sporting de Paulo Bento teve um começo avassalador, muito bom mesmo, justificando por isso mesmo o golo, que não foi obtido antes, porque o Benfica tem sem dúvida o melhor GR português e um dos melhores do Mundo da actualidade.

Depois o Benfica, com Rui Costa a pegar no jogo, e a segurança de Bynia no meio campo, encostou o Sporting às cordas e podia ter chegado ao golo, após uma mão de Miguel Veloso na área, que o árbitro não marcou e que ninguém fala, mas a isso já estamos habituados.


O Benfica dominava e chegou com naturalidade ao golo, com um cabeceamento daquele que “até nem sabe cabecear”, Óscar Cardozo, fazendo o seu 8º golo do campeonato e penso 17º da Época.

Na segunda-parte o Sporting voltou a entrar melhor, mas o Benfica rápido retomou o domínio do jogo, e no seu melhor período esteve perto de marcar, mas nunca materializou o seu domínio absoluto nesta altura. Depois Paulo Paraty quis ser a figura ao expulsar Nélson e a encostar o Benfica às cordas nos últimos minutos, após a inferioridade numérica.

Curiosamente, foi o Benfica que teve as duas últimas oportunidades do jogo, com um livre e um canto de Rui Costa a levarem perigo à baliza de Rui Patrício.

O Sporting está na posição que merece, atrás de FC Porto, SL Benfica, Vitória FC e Vitória SC, o 5º lugar assenta-lhe que nem uma luva.

PS: Admito que o árbitro podia marcar penalty no lance de Léo sobre Vukcevic, não sou hipócrita, mas já vi penalties bastante mais evidentes não serem marcados sobre jogadores do Benfica, por isso …


PS2: Vukcevic mesmo não estando a 100% é claramente o melhor jogador do Sporting, grande garra e grande entrega deste jogador, que tem no pé esquerdo o seu grande trunfo.


FICHA DO JOGO

Local: Estádio: de Alvalade (40 659 espectadores)

Árbitro: Paulo Paraty (Porto)

SPORTING: Rui Patrício, Abel (Purovic, 77 m), Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, Pereirinha, Izmailov (Celsinho, 70 m), João Moutinho, Tiuí, Vukcevic. Treinador: Paulo Bento.

BENFICA: Quim, Nélson, Edcarlos, Katsouranis, Léo, Binya, Maxi Pereira, Rodriguez (Zoro, 88 m), Rui_Costa (Luís Filipe, 90 m + 7 m), Di María (Sepsi, 75 m), Cardozo. Treinador: José Camacho.

Marcador: 1-0 Vukcevic (11 m) 1-1 Cardozo (39 m)

Acção disciplinar: Cartões amarelos – Katsouranis (54 m), Abel (60 m), Gladstone (60 m), Grimi (63 m), Binya (67 m), Purovic (90 m). Cartões vermelhos - Nélson (76 m)

Melhor jogador: Rui Costa

0 comentários: