25 de Abril


Vivemos hoje um dia de feriado nacional, mas não se trata de um feriado qualquer!
Trata-se talvez do feriado mais importante do ano, e que mais significado tem para o nosso país, principalmente em termos recentes!
É claro que temos outros feriados igualmente importantes, como o 5 de Outubro ou o 1º de Dezembro, mas o 25 de Abril marca uma viragem na nossa história, depois de muito anos de um regime repressivo sobre a criatividade total do nosso país.

Foi um tempo que não vivi, apenas nasci 10 anos depois, mas que pela minha família foi vivido com alguma intensidade, dos dois lados da barricada até, e a partilha de experiências fez com que "quase vivenciasse" esse período.

Foi um período realmente negro, com uma censura total de pensamentos, palavras e actos, que ainda tem consequências nos nossos dias, eu pela minha formação económica, estudei toda a evolução económica do tempo da ditadura até ao nosso tempo, e em comparação com outros países, enquanto os outros que se libertaram dos regimes autoritários mais cedo tiveram uma expansão fantástica desde a revolução industrial, nós até 1974 tivemos completamente fechados ao mundo e ao maior avanço económico desde sempre.

Assim, hoje consideramos nós estarmos aquém dos outros países, e estamos por um único motivo: a ditadura que se viveu até 1974. Depois então, começámos o nosso crescimento económico com algumas recessões normais na história económica de todos os países, mas sempre com as feridas a sararem desse tempo caótico para o nosso país.

O 25 de Abril merecia ser estudado com mais afinco nas nossas escolas, enquanto estudei a nossa História normal de ensino básico, nenhuma referência se fez a esse tempo e a como foi importante essa data.

Hoje vimos certas atitudes, porque há alguns que confundem liberdade como libertinagem, e vimos em todos os extractos sociais, sem generalizar nem particularizar, uma degradação cultural e de valores demasiado grande. Mas que nada comparáveis com a repressão vivida por muitos dos nossos pais e avós em tempos de ditadura!

25 de Abril SEMPRE, fascismo NUNCA mais!

2 comentários:

editor69 disse...

O 5 de outubro é uma data importante...sim...mas é o 5 de outubro de 1143 que celebra a fundação da nacionalidade...não o do glope de estado republicano.

abraço

Anónimo disse...

muita coisa mudou com o fim do Estado Novo. Tivemos a tão desejada liberdade de expressão, de reunião, de opinião(que injustamente não tinhamos). Com o fim do Estado Novo, acabou-se com a terrível guerra colonial.
A revolução foi das mais pacíficas do mundo (só 4 mortos).
Mas depois do 25 de Abril, parasitas aproveitaram-se do Estado para roubar milhoes. No tempo da ditadura tinhamos uma economia muito mais forte que a espanhola (isto é verdade) - hoje estamos com uma economia muito fraca em relação à Espanhola. A vadiagem aumentou como o desrespeito. Alunos a baterem em pessoas, multiplicação de assaltos e esfaqueamentos.
Na época da ditadura, quase nada destas atitudes acontecia pois havia medo de repressão.
Por isso, como vêm, há prós e contras nesta questão.
A revolução trouxe coisas boas como a liberdade, mas infelizmente há pessoas que não sabem viver em liberdade. Abusam sempre da liberdade (assaltos, aquela cena do Carolina Micaelis).
É preciso melhorarmos este país para que ABRIL SEJA A REVOLUÇÃO.
Porque senão teremos que precisar de outra revolução se as coisas continuarem por este andamento.
A Corrupção hoje está em todo o lado e ela que nos impede de termos melhores salários e uma melhor vida.
ESTÁ NA ALTURA DE SERMOS NÓS A MOSTRAR QUE ABRIL É REVOLUÇÃO.

ps: é óbvio que prefiro a república ao fascismo mas não podemos dizer que na república tudo se tornou bom e que antes, na ditadura, estava tudo mal.