A pura das verdades...

Este artigo da agência Lusa, espelha perfeitamente o que acontece na realidade, a comunicação social não corresponde à vontade dos leitores e isso leva-os a criar blogues e sites.
No que respeita ao desporto, e mais especificamente ao futebol é a pura das verdades, os jornais estão dominados pelo sistema, não trazendo a verdade desportiva aos leitores.

Aqui fica o artigo na íntegra:

Media: "Descontentamento com comunicação social leva á criação de blogues e sítios na internet" - Alfredo Maia

22 de Abril de 2008, 18:52

Guimarães, 22 Abr (Lusa) - A Internet permite a "democratização" da informação e elaboração de notícias sem intermediários afirmou hoje, em Guimarães, o presidente do Sindicato de Jornalistas (SJ).

"As pessoas não estão satisfeitas com a comunicação social de que dispõem e, por isso, criam os seus próprios meios de comunicação através da Internet", disse à Lusa Alfredo Maia.

O jornalista foi um dos convidados do fórum "Novas Plataformas Tecnológicas: Meios de Comunicação Social e Internet", organizado pelo projecto Vale do Ave Região Digital e pelo Gabinete de Imprensa de Guimarães.

"É como se estivéssemos a assistir à 'revolta dos escravos' onde, quem está insatisfeito, pode criar um blogue ou um sítio na Internet e fazer as suas notícias", sustentou o presidente do SJ.

O fórum, que decorre até quarta-feira no auditório do AvePark, na vila das Taipas, tem como objectivo saber como é que os órgãos de comunicação social se têm preparado para o "amadurecimento da Internet como principal concorrente, produtor e difusor de noticias".

Alfredo Maia apontou a Internet como sinónimo da "democratização do espaço público" e como "um novo paradigma de comunicação de massas".

"As novas tecnologias permitem a comunicação sem mediação, tendo por base uma única fonte e sem a imparcialidade necessária", salientou o jornalista.

O fenómeno dos blogues e dos sítios na Internet possuiu, segundo frisou, uma dimensão "incalculável".

"Há blogues que têm mais visitas que os sítios de muitos jornais considerados de referência", acrescentou.

O jornalismo, tal como agora o conhecemos, está, segundo Alfredo Maia, em vias de extinção.

"Os jornalistas vão produzir noticias em série para depois serem 'espalhadas' pelos vários órgãos de comunicação social de que determinado grupo editorial é proprietário", referiu.

EYM.

Lusa/Fim

0 comentários: