Apito Final!


Em primeiro lugar acho vergonhoso o acórdão da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.


O Boavista desce de divisão por corrupção a três árbitros na época 2003/04, (um dos jogos envolvidos é o Benfica - Boavista, onde o árbitro foi corrompido para prejudicar o Benfica) - tudo muito bem! João Loureiro é suspenso por 4 anos (fonte: Sapo.pt) ou 2 anos (fonte: ABola.pt). - Para mim é o único castigo justo e de acordo com o que a corrupção activa acarreta, descida de divisão e ponto final!


O União de Leiria não perde qualquer ponto (WTF?), mas o seu presidente João Bartolomeu é suspenso por 1 ano por coacção na forma tentada sobre árbitros de futebol. - Aqui começo a não perceber, quer dizer, o Presidente é suspenso e clube nada sofre (não tá em causa já terem descido, o clube tinha que ser punido). - Aqui começa a tese do crime compensa, o Presidente é suspenso o clube nada sofre com a corrupção!

Augusto Duarte é suspenso por 6 anos, pela prática de indícios de corrupção - certíssimo!



Agora vem a vergonha maior!! FC Porto sofre a perda de 6 pontos, pela prática de corrupção activa e coacção na forma tentada sobre um árbitro de futebol em dois jogos da época 2003/04. - Então o Belenenses por inscrever um jogador que já jogou em dois clubes esta época e utilizá-lo num jogo perde seis pontos, e um clube que compra árbitros para pelo menos dois jogos sofre pena igual? Então mas que justiça é esta? O crime compensa, que raio de justiça desportiva é esta? Então o campeonato 2003/04 terminou com uma vantagem do FC Porto sobre o Benfica de 8 pontos e sobre o Sporting de 9. Ora se a justiça fosse correcta, os seis pontos não seriam seis, seriam 4 pela perda dos pontos conquistados e mais seis correspondendo ao valor dos pontos em jogo nesses dois jogos (aplicando o mesmo critério que foi aplicado ao clube do Restelo). Assim o FC Porto perderia 10 pontos (punição mínima na minha opinião), perdendo o título e ficando no 3º lugar! Isto sim seria justiça desportiva tal e qual se passou em Itália! É uma vergonha e gozar com os portugueses quando se tira 6 pontos a um clube que corrompe árbitros para pelo menos dois jogos numa época, e sofre consequências numa época completamente distinta em que por acaso tem bastante mais pontos de vantagem...


Pinto da Costa condenado com 2 anos de suspensão, por tentativa de corrupção em dois jogos na época 2003/04 - Aceito esta suspensão se ela tivesse efeitos práticos, mas na verdade nada vai ter de efeitos práticos e Pinto da Costa ficará em funções e poderes plenos. Na verdade, para mim uma condenação correcta, até podia ser o prazo que foi, no entanto com inibição total de entrar em qualquer recinto desportivo, incluindo instalações do FC Porto clube e SAD, nestes moldes seria uma verdadeira condenação e não uma condenação farsa como a que aconteceu.

Posso dizer que neste momento gostaria de viver em Itália e estar a ver a justiça Italiana a actuar no caso do Apito Dourado. É uma vergonha existir coacção a árbitros de futebol, condenação de agentes desportivos, árbitros e dirigentes, clubes de futebol, sem qualquer punição exemplar para o clube que nos últimos anos tem corrompido árbitros de futebol de modo a vencer os seus jogos e ainda, prejudicar os seus rivais, nomeadamente o Sport Lisboa e Benfica.

7 comentários:

Anónimo disse...

Para que tirar 6 pontos ao FCP, se os árbitros nesta época lhes deram 15 pontos.

Anónimo disse...

2) Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, presidente do conselho de administração da «Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD» por estar provada a prática da infracção disciplinar muito grave «corrupção da «arbitragem», p. e p. pelo artigo 100°, n.º I e 3, do RI] 2003/04 do RD, na forma tentada, com as penas de 14 (catorze) meses de suspensão para o exercício das funções de dirigente no âmbito das competições desportivas e multa de € 4.000 (quatro mil euros);

De facto este acordão é um elogio para este sinhore, um clube que trafica resultados à 25 anos tem uma penalização inferior ao Boavista FC . só neste País.Penso eu de que.

Anónimo disse...

Castigos decorrentes do Apito Final

FC Porto: 6 pontos; 150 mil euros.

Pinto da Costa: 2 anos suspensão; 10 mil euros.

Boavista: Descida divisão; 180 mil euros.

João Loureiro: 4 anos suspensão; 25 mil euros.

União de Leiria: Menos 3 pontos; 40 mil euros.

João Bartolomeu: 1 ano suspensão; 4 mil euros.

Martins dos Santos (árbitro): 3 anos suspensão.

Augusto Duarte (árbitro): 6 anos suspensão.

Marinho Santos Silva (árbitro assistente): 2 anos e meio suspensão.

Jacinto Paixão (árbitro): 4 anos suspensão.

José Chilrito (árbitro): 2 anos e meio suspensão.

Manuel Quadrado (árbitro): 2 anos e meio suspensão.

Conclusão. O Crime Compensan como eles dizem.

dragaonortenho disse...

Como é óbvio cada um torce para o seu lado, mas será que com um bocado de imparcialidade não se chega à conclusão que a justiça só funciona para um lado.
Acho que não é preciso dizr mais!!!

Saudações Dragonianas

dragaonortenho disse...

Como é óbvio cada um torce para o seu lado, mas será que com um bocado de imparcialidade não se chega à conclusão que a justiça só funciona para um lado.
Acho que não é preciso dizr mais!!!

Saudações Dragonianas

dragaonortenho disse...

Como é óbvio cada um torce para o seu lado, mas será que com um bocado de imparcialidade não se chega à conclusão que a justiça só funciona para um lado.
Acho que não é preciso dizr mais!!!

Saudações Dragonianas

Anónimo disse...

Sou um adepto de ninguém, mas estranho que, como todo o mundo sabe, tanta "sacanisse" se tem feito de nore a sul e só
o F.C.Porto e o Boavista, tenham sido investigados e punidos!
Onde estará a "santidade " dos outros ?

Anónimo "inadeptado"