Euro 2008


Confesso que estou a gostar bastante deste Euro 2008, futebol de qualidade diariamente, aliado ao facto de a vida académica correr de vento em poupa, dando para desfrutar em pleno do Europeu de futebol.

Estes três dias de competição, trouxeram à tona três favoritos reais à vitória final, primeiro Portugal, ontem a Alemanha e à pouco uma super Holanda.



Portugal entrou com o pé direito numa competição, onde basta a vitória frente à Republica Checa para "descansarmos" no 3º jogo. Um jogo bastante bom da nossa equipa, onde o colectivo se superiorizou e muito bem ao individual e nem os postes conseguíram estragar a boa noite dos pupilos de Scolari.


Ontem, a Alemanha cumpriu frente a uma Polónia que me desiludiu, esperava mais depois da qualificação que realizou, encabeçando o grupo de Portugal. Com Podolski em grande forma, a aproveitar as deixas de Gomez e Klose, a Alemanha é uma equipa muito compacta e que se torna muito forte colectivamente, sem dúvida a ter em conta para uma vitória final.



E o que me deixou mais surpreendido, o jogo de hoje, onde Van Basten colocou a laranja mecânica a funcionar em pleno. Confesso que não conhecia a equipa da Holanda, e fiquei maravilhado, tanto pela juventude como pela "oleagem" que a máquina holandesa possui! Um Guarda-Redes muito experiente, uma defesa muito unida e trabalhadora, um meio-campo defensivo de betão, e depois os criativos e o ataque dispensam apresentações. Não esperava uma Holanda tão forte neste Europeu.

A figura destes três dias, não marcou golos, não fez assistências, mas revelou-se para mim uma peça fundamental na selecção Holandesa, foi de Orlando Engelaar, um médio possante com uma estampa física impressionante e que deu ao meio-campo holandês a segurança que lhe permitiu vencer de forma tão contundente a campeão do Mundo.
Penso que Rui Costa devia estar atento a este nome: Orlando Engelaar!

7 comentários:

João Guerra disse...

Acho que fizeste uma boa observação do jogo,a laranja valeu pelo seu todo,mas sobressaiu sem dúvida, no meio campo Orlando Engelaard,imprescindível na recuperação de bola e responsável pela primeira transição ofensiva da equipa.Quanto à parte de Rui Costa estar atento,penso que seria uma boa contratação , mas acho que o jogador se vai valorizar no euro,bem como inflaccionar o seu passe,e,onde outros colossos terão propostas mais vantajosas....mas, a ver vamos.....João Guerra

César disse...

Além disso, médios defensivos é o que não falta. Se jogarmos com pivot defensivo singular, como é suposto com 4-3-3, não faz sentido quando já temos tantos. Mas sim pareceu-me um belissimo jogador. Discordo também da qualidade da competição. Até agora, só Portugal, Holanda e Alemanha jogaram bom football, e sem grande réplica do adversário.

Vladimir Kaspov disse...

Este jogador também me impressionou, revelando alguma técnica para um atleta com aquele "tamanho". Não o conhecia. E o resto da equipa já não me impressionou tanto pois já esperava uma Holanda bem forte, tem excelentes valores. E nem o resultado me surpreendeu pelas oportunidades criadas.
Agora é importante Portugal tentar o 1º posto do grupo para evitar (supostamente) a Alemanha.

Anónimo disse...

Campeão europeu - Alemanha
é a minha previsão.

Pedro
Força Benfica

Anónimo disse...

Sim, até teve.:-)

Anónimo disse...

Retirei de um fórum, mas faço minhas as palavras do que aqui está descrito...Para quando uma intervenção da Direcção contra o abuso policial ?

Eu assisti a este jogo de Hóquei em Patins, e sinceramente fiquei perplexo.... Depois do que vi, reflexiono, o suficiente para me questionar se vale a pena ir ver jogos...



***
"Após o jogo de Hóquei em Patins entre o Benfica vs. F.C.P. e quando as câmaras de televisão já estavam recolhidas, a Policia entrou na bancada de sócios do Benfica sem ninguém perceber a razão e distribuiu bastonadas e a ameaçar os adeptos do Benfica, a situação só acalmou com a intervenção de alguns jogadores de Hóquei que pediram calma junto das forças de autoridade e com cara de espanto perante a atitude da PSP.
De salientar que nesta bancada não se encontrava nenhuma das claques do Benfica nem membro das mesmas, apenas simples adeptos e muitos delas pessoas já com idade avançada.
Os responsáveis pela Segurança do Sport Lisboa Benfica, inclusive supervisores da prosegur também ameaçaram os sócios do Benfica com palavras de ordem para todos saírem do Pavilhão e irem para o 'olho da rua'.
No grupo da PSP que carregou sobre os adeptos de destacar um ex-spotter que apesar já não fazer parte da 'Policia das Claques' andou com o seu bastão extensível a carregar nos sócios e ameaçar os mesmos.

"Quando foi lançado a polémica pelos órgãos da comunicação social sobre o Blog ACAB e os acontecimentos que houve na assembleia do Sport Lisboa e Benfica fiquei com o pé atrás e achei que os adeptos estavam a exagerar nas suas criticas, mas hoje até dou uma certa razão porque não existem outros meios para se queixarem.
Hoje no 2º jogo da final do Hóquei entre o Benfica e o Porto, os sócios do Benfica que não pertenciam a nenhuma claque começaram a abrir os olhos e ver o que realmente se passa no Estádio da Luz em relação a segurança.
Quando o jogo terminou, agentes da PSP entraram na bancada central e carregaram nos adeptos que lá se encontravam, perante o espanto de alguns jogadores do Benfica que foram logo questionar junto dos respectivos agentes a razão de tanta brutalidade. Assisti um adepto a pedir a identificação a um dos agentes na qual foi recusada, e alguns deles a rirem-se com a situação.
Fora do pavilhão lá estava um forte contingente policial com bastões na mão, alguns deles com o bastão ao contrário (deve ser para doer mais) e a rirem-se dos sócios do Benfica.
Os sócios do Benfica mostraram a sua revolta fora do pavilhão e junto da PSP, e os sócios que apresentaram a sua indignação nenhum deles era membro das claques do Benfica.

Até quando a direcção do Benfica olhe para os seus sócios que apoiam a equipa todas as semanas? Quando acaba este abuso de autoridade no Estádio da Luz? Será que os adeptos podem ir ver o Futsal na próxima semana em segurança?

Micaela disse...

a holanda esta muito bem no europeu, mas espero que portugal esteja ainda melhor