Ser Benfica...

Com a devida vénia à Memória Gloriosa, aqui fica o "Ser Benfica":

Finalista...


Está encontrado o primeiro finalista da Liga dos Campeões da época 2007/08, e esse finalista é o Manchester United de Sir Alex Ferguson.

Pela primeira vez na história vai haver uma final entre equipas Inglesas, depois de já ter existido uma única espanhola e outra unicamente italiana.

De realçar a primeira final Europeia de Cristiano Ronaldo, a qual pode coroar uma época fantástica do número 7 do United e 17 da Selecção Nacional.

No entanto, o fim de época pode ser dramático para Ronaldo, isto se perder as duas competições que lhe restam e isso é bem possível, pois o Chelsea promete ser um osso duro de roer na Premier League e quem sabe na Champions.

Mais duas figuras bem ligadas ao futebol português atingem a final, Nani e Andersson, duas transferências milionárias no início da época, mas que se revelaram bastante baratas para o United de Sir Alex Ferguson, tendo um futuro brilhante pela frente e muitos muitos títulos aí virão.

Outro nome português que está também na final, e talvez o mais importante da equipa do Man Utd, é Carlos Queiroz, tão falado para treinar o Benfica na próxima época, ainda hoje mostrou a sua importância no comando técnico do Man Utd, enquanto Ferguson esteve sentado durante todo o jogo, era o Português que fazia todas as correcções necessárias, e dava as instruções para dentro do campo.

Grande United nesta época, no entanto ainda nada está ganho...

Favorita...


Não é preciso ir à China, nem sequer à Austrália para saber que a nossa Vanessa Fernandes é a favorita à conquista do Ouro Olímpico no Triatlo!

A campeã olímpica de triatlo em Atenas2004, a austríaca Kate Allen, elegeu hoje Vanessa Fernandes como principal candidata a suceder-lhe ao trono em Pequim2008.

Foi esta a conclusão que Kate Allen chegou depois de Vanessa ter conquistado tudo o que havia para conquistar nos últimos 2 anos e meio!!

Também eu digo que o Ouro será uma provável realidade nos três atletas benfiquistas a representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim: Vanessa Fernandes, Telma Monteiro e
Nélson Évora.

"The Condemned"


Não sei se viram o filme com o título do título (que belo pleonasmo), um bom filme, mas que não é tão bom ao ponto de escrever um post sobre o mesmo.

O condenado a que me refiro, também não é referente ao Apito Dourado, esses ainda estão para vir, no entanto podia ser um dos condenados, e muito do seu sucesso deve também estar ligado a esse sucesso.

Já devem saber a quem me refiro neste momento, refiro-me sim ao primeiro condenado à descida deste campeonato, a União Desportiva de Leiria pagou o preço do seu sucesso passado.

Comecemos pela figura do seu presidente, João Bartolomeu, aliado de sempre de Pinto da Costa, por quem sempre passou a construção do plantel leiriense, seja por vendas ao clube dourado, seja por empréstimos a partir do clube dourado.

O Leiria viu-se refugiado do FC Porto, tal como muitos outros clubes da 1ª liga, que mais tarde ou mais cedo irão seguir o caminho dos leirienses, quando a fonte fechar a partir do FCP, assim irão comer do pão que o Diabo amassou.


O resultado da gestão aliada ao FC Porto tem agora os seus frutos, num clube que podia ser das melhores referências nacionais, dada a sua localização central, no entanto sempre descaíram mais para o Norte e agora tiveram a paga que mereceram.

Que fiquem por lá muitos anos...


Cristiano Ronaldo...

Pela 2ª vez consecutiva foi coroado o rei de Inglaterra, merece-o sim senhor, no entanto Alex Ferguson ao deixá-lo no banco no jogo do título, pode ter feito com que não seja possível que o jogador português vença o prémio três vezes seguidas.

E isto porquê? Porque conhecendo nós o feitio de Cristiano Ronaldo, este pode bem ter pensado melhor na sua ida para Madrid e juntar-se ao melhor clube do Mundo para se estar, o Real pois claro e aí receber o prémio da Bola de Ouro.

A ver vamos...

Rumo ao 2º lugar...


Hoje o Benfica, teve todas as características necessárias, o que facilmente redundou numa vitória e numa exibição agradável e segura nos momentos chaves do jogo.

O Belenenses de Jorge Jesus já mostrou que é um adversário muito forte, seja no seu estádio (principalmente) mas também fora de casa, onde não perdia há 4 meses, o que diz bem da valia da equipa da Cruz de Cristo, e os 5-0 aplicados ao Vitória de Setúbal a semana passada demonstram-no claramente.

Sem o caso Meyong, o Belenenses juntamente com o Setúbal eram as duas equipas que sem dúvida mereciam ir às competições europeias, e acredito mesmo com o decréscimo de 6 pontos devido à burrice do caso Meyong, o Belenenses conseguirá esse objectivo.

Em relação ao jogo, o Benfica mostrou que quando quer, quando acelera, provoca desequilíbrios em qualquer adversário, e com jogadores como Rui Costa, Di Maria, Rodriguez e Cardozo, sujeita-se a ganhar todos os jogos, desde que para isso o queira.

Aí há tempos pus em causa a compra do passe de Rodriguez por 7 milhões de euros, considero ainda um valor muito elevado, no entanto olhando para a regularidade e elevada qualidade do Uruguaio, vejo-me perante o cenário única da contratação do extremo.

Por outro lado, temos sem dúvida o nosso melhor valor no número 7 encarnado, Óscar Cardozo de seu nome, que tem um pé esquerdo e acrescento uma cabeça valiosíssima e capaz de transformar essa valia em golos e mais golos, e então com a bola parada a 2/3 metros da área adversária, um golo quase certo sairá do pé esquerdo do Paraguaio.

Uma vitória justíssima, não clara, mas justíssima dos pupilos de Fernando Chalana sobre os rivais de Belém.

Parabéns equipa, a Liga dos Campeões é para mim uma certeza!


Ficha de jogo

Bwin Liga - 28ª jornada
Estádio da Luz, Lisboa
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)
Assistência: 33 047 espectadores

SL Benfica

Quim; Nélson, Edcarlos, Luisão e Léo; Katsouranis, Nuno Assis (Luís Filipe, 75 min), Rui Costa e Rodríguez (Sepsi, 88 min); Nuno Gomes (cap.) (Di Maria, 63 min) e Cardozo
Suplentes não utilizados: Moreira, Mantorras, Zoro e Makukula
Treinador: Fernando Chalana

CF Os Belenenses

Júlio César; Amaral, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Rúbe Amorim, Gavilán (João Paulo Oliveira, 59 min), Rafael Bastos (Roncatto, 75 min), Zé Pedro e Silas (cap.) (Cândido Costa, 75 min); Wéldon
Suplentes não utilizados: Marco Gonçalves, Devic, Edson e Fernando
Treinador: Jorge Jesus

Disciplina: Cartão amarelo a Rúben Amorim (75 min) e Wéldon (89 min); Katsouranis (81 min) e Nélson (90+4 min); cartão vermelho a Hugo Alcântara (76 min)

Marcador: 1-0 por Luisão (41 min) e 2-0 por Cardozo (64 min)

Melhor em campo: Nélson (SL Benfica)

25 de Abril


Vivemos hoje um dia de feriado nacional, mas não se trata de um feriado qualquer!
Trata-se talvez do feriado mais importante do ano, e que mais significado tem para o nosso país, principalmente em termos recentes!
É claro que temos outros feriados igualmente importantes, como o 5 de Outubro ou o 1º de Dezembro, mas o 25 de Abril marca uma viragem na nossa história, depois de muito anos de um regime repressivo sobre a criatividade total do nosso país.

Foi um tempo que não vivi, apenas nasci 10 anos depois, mas que pela minha família foi vivido com alguma intensidade, dos dois lados da barricada até, e a partilha de experiências fez com que "quase vivenciasse" esse período.

Foi um período realmente negro, com uma censura total de pensamentos, palavras e actos, que ainda tem consequências nos nossos dias, eu pela minha formação económica, estudei toda a evolução económica do tempo da ditadura até ao nosso tempo, e em comparação com outros países, enquanto os outros que se libertaram dos regimes autoritários mais cedo tiveram uma expansão fantástica desde a revolução industrial, nós até 1974 tivemos completamente fechados ao mundo e ao maior avanço económico desde sempre.

Assim, hoje consideramos nós estarmos aquém dos outros países, e estamos por um único motivo: a ditadura que se viveu até 1974. Depois então, começámos o nosso crescimento económico com algumas recessões normais na história económica de todos os países, mas sempre com as feridas a sararem desse tempo caótico para o nosso país.

O 25 de Abril merecia ser estudado com mais afinco nas nossas escolas, enquanto estudei a nossa História normal de ensino básico, nenhuma referência se fez a esse tempo e a como foi importante essa data.

Hoje vimos certas atitudes, porque há alguns que confundem liberdade como libertinagem, e vimos em todos os extractos sociais, sem generalizar nem particularizar, uma degradação cultural e de valores demasiado grande. Mas que nada comparáveis com a repressão vivida por muitos dos nossos pais e avós em tempos de ditadura!

25 de Abril SEMPRE, fascismo NUNCA mais!

Amazing...

Antevisão...

O Benfica recebe o Belenenses, no Estádio da Luz, Sábado às 21h15, com transmissão na TVI.

É um jogo de máxima importância para o Benfica, pois apenas a vitória lhe permite ir à Liga dos Campeões, os 9 pontos têm que ser alcançados para assim estarmos mais uma vez presente na Liga Milionária, há 3 anos consecutivos que o fazemos, sendo de longe o clube português com mais jogos nas competições europeias de há 3 épocas para cá. Alcançando por duas vezes os quartos-de-final, uma na Champions e outra na Uefa.

Como viram em anteriores posts, tinha muita esperança em Chalana, neste momento não tenho nenhuma, aliás não me dá qualquer confiança o antigo "pequeno genial".
Um dos pontos em que pensava que Chalana ia ser vital, seria no lançamento de Freddy Adu, ora enganei-me redondamente, e o incrível americano, tem apenas figurado nos treinos...

Em relação ao jogo em si, o Benfica tem que entrar determinado em vencer e em dar aos adeptos, que acredito vão ser poucos, mas os poucos que vão estar, estarão de alma e coração com o Benfica, logo os jogadores só podem fazer tudo o que está ao seu alcance para trazer os 3 pontos frente à equipa da cruz de Cristo.

Um jogo obrigatoriamente para vencer, o resto da época vai ter que ser preenchido com vitórias, para a nova equipa técnica ter todas as condições, principalmente financeiras para fazer do Benfica uma equipa ganhadora, e com muita sede por vitórias...

Jogo muito táctico...

Cristiano Ronaldo aos 2 minutos parte para a bola na marca de grande penalidade e atira ao poste.

Estava sentenciado o jogo no Nou Camp, se Cristiano Ronaldo não marca de penalty então mais ninguém marca esta noite em Nou Camp e assim se verificou.

Um jogo muito equilibrado em termos de jogo jogado, porque em termos de posse de bola, os 4 médios de combate que o Barcelona colocou em campo, Touré, Iniesta, Xavi e Deco, deram conta do meio campo do Man Utd e ficaram com uma média de posse de bola no final do jogo de 65%, o que diz bem do controlo da bola ao nível desses 4 jogadores, mas claro sem a magia necessária para desfeitear as redes dos Red Devils.

Um jogo em que ambas as equipas nada mais fizeram do que tentar minimizar os erros cometidos, e claro, não se podia verificar outro resultado que não o 0-0.

O jogo do ano...


A 2ª meia-final da 1ª mão da Liga dos Campeões, tem tudo para ser jogo do ano.
Um espectacular Barcelona-Man Utd, juntar Cristiano Ronaldo e Messi, Ronaldinho e Rooney, o que se pode pedir mais para amar um jogo de futebol?

É pena o Barcelona não estar nos eu auge, no entanto acredito que vai ser um espectáculo fabuloso!

Assim o espero!

Perto da final...


Como eu previa o Chelsea deu hoje um grande passo rumo à Final da Champions, e Avram Grant e seus pupilos têm tudo para gerir a vantagem em Stanford Bridge, no entanto atenção ao Liverpool de Rafa Benitez, pois já têm o exemplo do que o Liverpool foi fazer a Milão, onde o Inter atacou durante toda a partida e o Liverpool através do inevitável Fernando Torres, marcou deixando por terra as hipóteses de Ibrahimovic e companhia.

Uma segunda-mão a não perder, num jogo que promete ser muito competitivo.




A pura das verdades...

Este artigo da agência Lusa, espelha perfeitamente o que acontece na realidade, a comunicação social não corresponde à vontade dos leitores e isso leva-os a criar blogues e sites.
No que respeita ao desporto, e mais especificamente ao futebol é a pura das verdades, os jornais estão dominados pelo sistema, não trazendo a verdade desportiva aos leitores.

Aqui fica o artigo na íntegra:

Media: "Descontentamento com comunicação social leva á criação de blogues e sítios na internet" - Alfredo Maia

22 de Abril de 2008, 18:52

Guimarães, 22 Abr (Lusa) - A Internet permite a "democratização" da informação e elaboração de notícias sem intermediários afirmou hoje, em Guimarães, o presidente do Sindicato de Jornalistas (SJ).

"As pessoas não estão satisfeitas com a comunicação social de que dispõem e, por isso, criam os seus próprios meios de comunicação através da Internet", disse à Lusa Alfredo Maia.

O jornalista foi um dos convidados do fórum "Novas Plataformas Tecnológicas: Meios de Comunicação Social e Internet", organizado pelo projecto Vale do Ave Região Digital e pelo Gabinete de Imprensa de Guimarães.

"É como se estivéssemos a assistir à 'revolta dos escravos' onde, quem está insatisfeito, pode criar um blogue ou um sítio na Internet e fazer as suas notícias", sustentou o presidente do SJ.

O fórum, que decorre até quarta-feira no auditório do AvePark, na vila das Taipas, tem como objectivo saber como é que os órgãos de comunicação social se têm preparado para o "amadurecimento da Internet como principal concorrente, produtor e difusor de noticias".

Alfredo Maia apontou a Internet como sinónimo da "democratização do espaço público" e como "um novo paradigma de comunicação de massas".

"As novas tecnologias permitem a comunicação sem mediação, tendo por base uma única fonte e sem a imparcialidade necessária", salientou o jornalista.

O fenómeno dos blogues e dos sítios na Internet possuiu, segundo frisou, uma dimensão "incalculável".

"Há blogues que têm mais visitas que os sítios de muitos jornais considerados de referência", acrescentou.

O jornalismo, tal como agora o conhecemos, está, segundo Alfredo Maia, em vias de extinção.

"Os jornalistas vão produzir noticias em série para depois serem 'espalhadas' pelos vários órgãos de comunicação social de que determinado grupo editorial é proprietário", referiu.

EYM.

Lusa/Fim

Liga dos Campeões...


Começa bem daqui a pouco o primeiro jogo das meias-finais, novamente entre Liverpool e Chelsea, começa a ser aborrecido...

A minha aposta, vai contrarias as anteriores edições, e vai colocar o Chelsea na final da Liga dos Campeões, pela primeira vez na sua longinqua história.

No entanto, o Chelsea para lá chegar, vai ter que ultrapassar uma equipa talhada para os jogos a eliminar e que este ano conta com um magnifico Fernando Torres para levar a equipa de Rafael Benitez rumo ao seu objectivo.

Espero uma meia-final com pouco espectáculo mas muito emotiva...

Análise correcta...

O programa de discussão sobre futebol, que passa na Antena 1, às Segundas-Feiras, "Os Novos Artistas da Bola" é dos poucos que aprecio da especialidade. Nomeadamente, pela presença de José Medeiros Ferreira, uma pessoa sem dúvida bem formada e digna de representar as cores do Benfica.

E foi Medeiros Ferreira que disse uma grande verdade e me alertou para a realidade.

Ruben Amorim e Jorge Ribeiro são sem dúvida dois grandes reforços, ou pelo menos podem vir a ser. Mas o Benfica não pode cair nos erros do passado, e não pode andar a comprar jogadores sem o aval do futuro treinador.

Por isso, manda o bom senso que todos os passos da planificação da próxima época sejam muito cuidadosos e passem sem dúvida pelo crivo de Manuel Rui Costa.

Apito Dourado...

Ao que parece Pinto da Costa vai voltar hoje ao tribunal de Gondomar, quatro anos depois de ter ido prestar declarações, antes ainda tinha fugido para Espanha, para assim preparar melhor as suas declarações...

Aqui está mais um artigo, onde se pode ver bem, o que se passou (e passa?) no futebol português, durante os anos de gestão de Valentim Loureiro e Pinto da Costa.

Aqui...

A Mesa Redonda

Estou, agora e também, noutro projecto da blogosfera, juntamente com 6 amigos meus, dois de cada clube grande, em “A Mesa Redonda”, blog ao qual vos convido a visitar, e que após o fazerem, certamente não ficarão desiludidos.

A discussão promete ser acesa, e o clubismo inerente a cada um, vai fazer com que a defesa acérrima de cada cor, traga ao blog um ingrediente extra para singrar numa blogosfera cada vez mais exigente!

Visitem...


Clássico...

O Benfica hoje no Dragão, mostrou mais uma vez, que pode jogar de igual para igual com o FC Porto, e que este não sendo já campeão, teria possivelmente ter saído do estádio com outro resultado que não a vitória.

O Benfica hoje teve atitude, vontade, humildade e querer para sair do Estádio do Dragão com uma vitória. Não o conseguiu, possivelmente por existir Lisandro. Mas saiu de cabeça levantada, e com moral renovada para encarar o resto do campeonato com a certeza que com três vitórias chegará à Liga dos Campeões, lugar que acredito o Benfica vai ter na próxima época, acento entre as 32 melhores equipas europeias na Champions.

Chalana ficou mais uma vez aquem das possibilidades de uma equipa e de um plantel como o do Benfica. Mais uma vez, Adu nem no banco se sentou, e já começo a ficar um pouco farto disso. Adu é o jogador com maior potencial no campeonato português e tem que ter minutos nas pernas, para na próxima época agarrar um lugar no onze encarnado. Podia estar agora a fazer a pré-época, tal e qual Theo Walcott está a fazer no Arsenal…


Esta semana, o Benfica tem tudo para recuperar fisica, animica e estruturalmente para nos três jogos que faltam, conquistar o restante objectivo da época: a Champions, pois claro.

Ficha do Jogo:

27ª Jornada da Liga BWin

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal)

FC PORTO: Hélton; Bosingwa; Pedro Emanuel, Bruno Alves e Jorge Fucile; Lucho González, Paulo Assunção e Raúl Meireles (Mário Bolatti, 82 m); Tarik Sektioui (Mariano González, 62 m), Lisandro López e Ricardo Quaresma (Ernesto Farías, 88 m).

SL BENFICA: Quim; Nélson, Luisão, Katsouranis e Léo; Maxi Pereira (Óscar Cardozo, 56 m), Binya, Cristián Rodríguez e Rui Costa; Di María (Nuno Assis, 85 m) e Nuno Gomes (Makukula, 78 m).

Disciplina: Amarelos a Lisandro (8 m), Maxi Pereira (12 m), Bynia (17 m e 90+2 m), Katsouranis (27 m), Fucile (68 m) e Cardozo (72 m); Vermelho, por acumulação de amarelos, a Binya (90+2 m).

Golos: 1-0, Lisandro (7 m); 2-0, Lisandro (80 m).

Óbvio...

O vencedor do Estoril Open versão 2008 só podia ser, pois claro:

Clássico...


Numa semana de muitas emoções para todos os Benfiquistas e de muitos nervos à flor da pele, a equipa principal tem amanhã um teste muito importante na luta pelo 2º lugar.

O Porto já campeão promete não facilitar e os jogadores do Benfica devem estar num estado de nervos, que o jogo pode dar para tudo.

Espero sinceramente que os jogadores honram o símbolo que trazem na camisola e consigam trazer os 3 pontos de um estádio onde o Benfica nas últimas quatro épocas foi capaz do melhor!

Um jogo de emoções ao rubro...

Os convocados:

Guarda-redes – Quim, Butt e Moreira;
Defesas - Nélson, Luisão, Edcarlos, Luís Filipe, Zoro, Sepsi e Léo;
Médios - Petit, Katsouranis, Rui Costa, Di María, Binya, Rodriguez, Assis, Adu e Maxi Pereira;
Avançados - Nuno Gomes, Makukula, Mantorras e Cardozo

Reflexão Interna!

Neste momento o clube tem de parar, não pode parar em termos de jogos, mas tem de parar em termos de pensamento, tem que fazer uma reflexão interna!
Essa reflexão tem de começar por cima, tem de ser feita uma tomada de posição, se necessário realizar eleições, nem que seja para unificar o clube em torno da figura do presidente!
O Benfica tem que planear com tempo e muito cuidado a próxima época, esta só é para lembrar, para não se cometerem os mesmos erros desta época.
São 3 anos sem qualquer título, está na hora de nos tornarmos avassaladores no panorama nacional e internacional!

Grande jogo!

Aliás, grande merda de jogo!
O que é isto???
Levar 5 golos de jogadores como Djaló e Derlei??
A ganhar 2-0 perder 5-3!!
Como é possível jogadores profissionais com uma qualidade deveras superior ao adversário deixarem-se derrotar desta forma!
Os jogadores não merecem vestir a camisola com a águia ao peito!

E agora foi o chorrilho de mensagens de adeptos do Porto e do Sporting, essa aliança estratégica de sempre e pra sempre.

Merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!


Está quase...

O nervoso miudinho aumenta, à medida que aumenta também a convicção de uma vitória e conseguinte passagem à final da Taça de Portugal!



Enquanto isso, lá vai o Benfica fazer com que um estádio tenha a maior enchente da época, neste caso o mesmo estádio tem as duas maiores enchentes da época frente ao Benfica: Alvalade XXI de seu nome:

Estudo sobre número de adeptos no Mundo


Não sei quais as fontes do estudo, nem qual o critério usado para medir o número de adeptos, mas o estudo mostra o Benfica claramente em primeiro lugar no número de adeptos das equipas portuguesas, quase com o mesmo número de adeptos que Sporting e Porto juntos!
Não somos grandes, somos enormes!


CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CLUBES E TORCIDAS


1º - Flamengo - 32,6 milhões
2º - Chivas (MEX) - 30,8 milhões
3º - América (MEX) - 26,4 milhões
4º - Corinthians - 23 milhões
5º - Boca Juniors (ARG) - 16,4 milhões
6º - Juventus (ITA) - 16,3 milhões
7º - São Paulo - 15,3 milhões
8º - Milan (ITA) - 13,4 milhões
9º - Cruz Azul (MEX) - 13,2 milhões
10º - River Plate (ARG) - 13,2 milhões
11º - Real Madrid (ESP) - 13,2 milhões
12º - Kashima Antlers (JAP) - 12,3 milhões
13º - Gamba Osaka (JAP) - 11,9 milhões
14º - Jubilo Iwata (JAP) - 11,7 milhões
15º - Bayern de Munique (ALE) - 10,5 milhões
16º - Barcelona (ESP) - 10,4 milhões
17º - Olympique de Marselha (FRA) - 10,2 milhões
18º - Lyon (FRA) - 9,6 milhões
19º - Internazionale (ITA) - 9,3 milhões
20º - Werder Bremen (ALE) - 5,7 milhões
21º - Schalke 04 (ALE) - 4,3 milhões
22º - Ajax (HOL) - 4,3 milhões
23º - Manchester United (ING) - 4,2 milhões
24º - Benfica (POR) - 4,1 milhões
25º - Feyenoord (HOL) - 3,8 milhões
26º - PSG (FRA) - 3,2 milhões
27º - Liverpool (ING) - 3,1 milhões
28º - Arsenal (ING) - 2,6 milhões
29º - Porto (POR) - 2,6 milhões
30º - Independiente (ARG) - 2,2 milhões
31º - PSV Eindhoven (HOL) - 2,1 milhões
32º - Sporting (POR) - 2,1 milhões

What a great player ...

Antevisão...


Em tempos atrás o título deste post seria rumo à final...
No entanto não me sinto tão optimista em relação a isso, no entanto acredito plenamente que é possível, até porque repetindo o jogo com o Boavista, o Benfica trará de Alvalade o bilhete para a final da Taça de Portugal.

Segundo consta os jogadores prometeram ao Presidente que iam fazer o jogo da época em Alvalade e carimbar a passagem à final, eu quero acreditar veemente, não na promessa, mas no jogo em si!

Chalana pode carimbar mais uma vez o seu nome na história com a conquista da Taça de Portugal, e o Benfica pode provar nesse jogo (se amanhã conseguir a vitória) que o Porto não é superior em nada ao Benfica, pelo menos nas questões dentro de campo.


Os convocados:

Guarda-redes - Quim e Butt;
Defesas - Nélson, Luisão, Edcarlos, Luís Filipe, Sepsi e Léo;
Médios - Petit, Katsouranis, Rui Costa, Di María, Binya, Rodriguez e Maxi Pereira;
Avançados - Nuno Gomes, Mantorras e Cardozo.

PS: Alguém me explica onde anda o ADU??????

Ora nem a propósito...

Aqui fica na íntegra um artigo do João Querido Manha no Correio da Manhã.
Eu não diria que são só 7, mas ...

05 Abril 2008 - 00h00

FC Porto

7 Pecados no El Dorado

Lucílio Baptista não se limitou a fechar os olhos à estalada de Quaresma a Rolando no domingo, na enésima infracção disciplinar passada sem julgamento de um jogador do FC Porto ao longo da temporada.

Tal como a agressão de Bruno Alves em Matosinhos e muitas outras nas jornadas anteriores, os árbitros, negligentes perante os excessos dos jogadores portistas, revelam uma insegurança inerente à falta de esclarecimento dos seus líderes perante a necessidade de demonstrarem absoluta independência relativamente a agentes acusados de corrupção, sem de algum modo porem em perigo o futuro, quando tudo acabar com a honrosa e dourada absolvição de toda a grande família do ‘sistema’.

Enquanto tem decorrido a fase instrutória do processo desportivo do ‘Apito Dourado’ assiste-se a um acomodamento progressivo da arbitragem ao domínio psicológico e jogo de influências que marcava o panorama desde meados dos anos 80, quando o FC Porto, através do braço armado da Associação de Futebol do Porto, tomou conta do Conselho de Arbitragem da FPF. O mesmo tipo de decisões normais e ‘lógicas’ em campo, favorecendo sistematicamente a equipa azul e branca, caracteriza este processo de rendição em que a maioria dos árbitros sobreviventes procura dar a saber que nunca hostilizará o clube dominante.

Só assim se explica o número anormalmente elevado de decisões a favorecer o FC Porto ao longo da temporada, raramente suscitando controvérsia e merecendo da Comunicação Social em geral a mesma indiferença cúmplice e a assunção de que tudo está bem quando acaba bem.

Uma percentagem anormalmente alta, de quase 20%, de golos irregulares é o sinal mais evidente desta nova ordem saída do processo ‘Apito Dourado’, que, longe de condenar o tráfico de influências generalizado há muitos anos, promete apenas reforçar o poder público dos ‘padrinhos’ deste sistema, depois de darem mais um ‘chito’ no sistema judicial e no Ministério Público, incapazes de provar a corrupção.

E, ao domínio técnico e futebolístico incontestável, o autêntico El Dorado portista em que se transformou a Liga, associa-se um colaboracionismo militante que redundou em pelo menos sete erros flagrantes que a opinião pública digeriu fleumaticamente, por não lhe parecer que estando sob alçada judicial e disciplinar os dirigentes do FC Porto pudessem continuar a dirigir a seu bel-prazer os meandros do jogo. Pelo contrário, esse poder é a demonstração do domínio absoluto e incontroverso, com um condicionamento psicológico que nenhuma corrupção declarada conseguiria fazer melhor.

Qualquer análise sumária dos números aponta à mesma conclusão. Desde que começaram os processos instrutórios nos tribunais, há cerca de dois anos, a equipa portista deixou de ser julgada com severidade em campo, com jogadores como Quaresma, Pepe, Pedro Emanuel, Cech e Bruno Alves a passarem ao lado de expulsões por faltas e agressões que os árbitros não tiveram coragem de punir disciplinarmente. Nestes dois anos, a equipa portista cometeu mais faltas em campo mas sofreu apenas duas expulsões, contra oito do Benfica e sete do Sporting. E as que acidentalmente ocorreram (Quaresma, Leiria, e Mariano, Académica) parecem ter assinado a ‘sentença de morte’ das carreiras dos árbitros, os imprudentes Elmano Santos e Cosme Machado.

UMA LIÇÃO DE ARBITRAGEM

Pedro Proença protagonizou o primeiro grande escândalo da época ao tomar uma decisão acertada que chocou milhares de adeptos (e não só) menos familiarizados com as regras do futebol no célebre livre indirecto dentro da grande área, no FC Porto-Sporting, de que veio a resultar o triunfo portista. O melhor árbitro português é dos poucos que mantêm uma aparente relação de superioridade com os agentes da bola, dando-se ao respeito dos tubarões e passando ao lado das pressões. Farão tudo para o manterem longe, porque reconhecem a dificuldade de desfrutar de julgamentos tendenciosos, ‘normais’ com a maioria dos árbitros politicamente correctos.

A ARTE DE FECHAR OS OLHOS

No recente Leixões-FC Porto, o árbitro que vem sendo apontado para um lugar de destaque nos próximos anos, Jorge Sousa, mostrou dominar já a capacidade para fazer carreira – a largueza de critérios no julgamento das jogadas intimidatórias e violentas da equipa do FC Porto. A agressão de Bruno Alves a Jorge Gonçalves, um dos lances mais violentos vistos num estádio português nos últimos anos, foi obliterada pelo seguro árbitro portuense, poupando-se a uma grande chatice e mostrando ter aprendido com o ‘fim’ da carreira de Elmano Santos, ditado pela ‘coragem’ de mostrar o cartão vermelho a Ricardo Quaresma há um ano. A impunidade dos jogadores do FC Porto explica o baixo índice de expulsões relativamente aos adversários desde que se iniciou o processo ‘Apito Dourado’.

SUSPENSÃO PECA POR TARDIA

O árbitro que tomava cafezinho em casa do presidente do FC Porto só agora foi suspenso pela Liga de Clubes e vai, finalmente, ficar impedido de continuar a influenciar negativamente a competição. Trata-se de uma decisão importante e lógica, que só peca por tardia, ao repor alguma igualdade de critérios entre todos os concorrentes.

Na realidade, Augusto Duarte já estava inibido de dirigir partidas dos três grandes, por opção unilateral da Comissão de Arbitragem, que constituía uma estranha diferença relativamente aos outros clubes.

O último jogo importante de Augusto Duarte tinha sido a fabricação do triunfo do FC Porto em Penafiel, há dois anos, quando assinalou um penálti inexistente sobre Ibson, e a partir daí foi cirurgicamente afastado das partidas dos três grandes. Mas foi sempre mantido no quadro e acabou por ser nomeado recentemente, pela Federação, para um jogo da Taça de Portugal envolvendo o Benfica, provocando uma reacção violenta do clube vítima das suas alegadas conspirações.

BRUNO PAIXÃO

Apesar da contrição oficialmente assumida perante Pôncio Monteiro, o árbitro detestado pelo FC Porto foi religiosamente mantido afastado dos jogos da equipa de Jesualdo Ferreira depois das queixinhas que se seguiram à derrota frente ao Sporting na Supertaça. Quando parecia ‘reabilitado’, ei-lo outra vez atirado para o índex e virtualmente vetado. A subserviência da Comissão de Arbitragem nota-se mais quando se repara que Paixão já foi nomeado para três jogos do Benfica, todos fora de casa.

PAULO PARATY

O árbitro odiado pelo Sporting e conotado com o rival da 2.ª Circular também já serviu para três partidas do Benfica mas foi religiosamente mantido afastado dos dragões, com quem tem um registo de quase 100% de vitórias. Como a última imagem é que perdura, despede-se como ‘aliado’ dos encarnados, não obstante o saldo de resultados bem menos favorável. Para quem tanto procurou agradar ao poder portista ao longo de 17 anos (14v-3e-1d), esta segregação assume o cariz de mal-agradecimento.

GOLOS IRREGULARES DO FC PORTO

2003/04 0
2004/05 2
2005/06 2
2006/07 1
2007/08 7

SETE PECADOS

JOÃO VILAS-BOAS

3.ª jornada, em Leiria: Bruno Alves fez o passe para Lisandro depois de a bola ter passado a linha de fundo.

O. BENQUERENÇA

5.ª jornada, em Paços de Ferreira: contra-ataque lançado por Leandro Lima, com Lisandro a arrancar deslocado.

RUI COSTA

8.ª jornada, frente a Leixões: Lisandro prepara o remate ajeitando a bola com a mão à entrada da área.

PAULO BAPTISTA

9.ª jornada, frente a Belenenses: Hélder Postiga, lançado por Paulo Assunção, mais de dois metros fora de jogo.

PAULO COSTA

20.ª jornada, frente a Paços de Ferreira: fora-de-jogo de Farías, que faz o passe decisivo para Lisandro.

JORGE SOUSA

23.ª jornada, em Leixões: Lucho Gonzalez lança Tarik Sektioui que arranca em fora-de-jogo.

LUCÍLIO BAPTISTA

24.ª jornada, em Belém: grande penalidade inexistente de Hugo Alcântara sobre Ricardo Quaresma.

João Querido Manha

Descrédito (A confirmação!)

Estava eu a jogar o meu jogo do fim-de-semana, pelo clube da minha terra, inserido na distrital da categoria, e apitado por 3 árbitros com insígnias da Federação Portuguesa de Futebol.

Para quem não sabe, há três categorias de insígnias, da Associação de Futebol do Distrito a que pertencem os árbitros - para os árbitros que apenas apitam jogos da Distrital; da Federação Portuguesa de Futebol - para os árbitros que podem apitar jogos referentes às competições da Federação Portuguesa de Futebol; e da FIFA - para os árbitros internacionais.

Aconteceu que num lance em que um jogador da minha equipa toca a bola com o braço e leva o respectivo cartão amarelo, lance óbvio e correctamente ajuizado, acontece que na confiança que se "gera ou não" com os senhores do apito durante os jogos, pelo menos aqueles que se sabem dar ao respeito, o nosso jogador retorquiu: "Só em alguns jogos é que se pode dar mão, marcar golos e ser tudo legal", ao que o árbitro prontamente respondeu: "Mas isso são coisas do Pinto da Costa", eu junto à situação prontamente rematei "O senhor (ou tu, não me lembro como o tratei na situação, sendo comum o tratamento por tu por ambas as partes) é que sabe, tem aí as insígnias da Federação", tendo ele finalizado a questão com um sorriso largo, como que a deixar no ar a ideia ...

E assim vai o nosso futebol, dominado por uns, participado por todos ...

Descrédito (Parte II)

A notícia do Público não podia ser mais correcta, aqui vai para "Portoguês" ler:

"Portistas" venceram o Vitória de Setúbal para a Liga
Uma vitória regular do FC Porto com dois golos irregulares
13.04.2008 - 08h09 Jorge Miguel Matias
Dois golos irregulares deram a vitória ao FC Porto frente ao Vitória de Setúbal, ontem no Bonfim. Num jogo de poupanças para ambos os lados, as duas equipas mostraram-se mais preocupadas com a meia-final da Taça de Portugal de terça-feira do que com o desafio para o campeonato, onde os portistas já garantiram o título e os sadinos estão satisfeitos com o quinto lugar.

Para o melhor ataque do campeonato, para um clube que venceu em Setúbal nos últimos sete anos e que há 25 não sabe o que é perder no Bonfim, o triunfo de ontem não é mais do que outra prova de regularidade do tricampeão. Mas a forma como ele foi conseguido, com dois golos irregulares, era desnecessária. E até teve um travo de injustiça, pois se o FC Porto dominou na primeira parte, o Vitória de Setúbal mandou no segundo tempo.

A meia-final da Taça de Portugal esteve sempre presente no encontro de ontem. Bastava olhar para as equipas que subiram ao relvado para perceber que os dois treinadores decidiram poupar muitos dos habituais titulares. Carlos Carvalhal assumiu-o logo no início do encontro: "O privilégio é para a prova a eliminar e não para a de regularidade", disse pouco antes do apito inicial. O treinador dos sadinos deixou no banco de suplentes algumas das pedras-chave da equipa ao longo desta época, casos de Pitbull, Ricardo Chaves ou Bruno Gama, enquanto Janício viu o jogo da bancada.

Jesualdo Ferreira seguiu a mesma cartilha e da equipa que venceu o Estrela há uma semana conservou apenas quatro jogadores (Fucile, Lucho, Quaresma e Lisandro).

Foi um FC Porto com apenas dois portugueses que tomou conta do jogo de ontem. O V. Setúbal assumiu uma atitude demasiado passiva nos primeiros 45 minutos, dando a iniciativa do jogo aos "dragões". Com excepção feita ao remate de Elias aos 5 minutos, quase toda a primeira parte foi do FC Porto, que entregou a Quaresma a missão de desestabilizar a defesa adversária.

Com mais tempo de posse de bola, o FC Porto teve também as principais ocasiões de golo e só não marcou ao minuto 20, aproveitando uma falha do guarda-redes Eduardo, porque Robson salvou em cima da linha de baliza.

O golo do FC Porto tornava-se cada vez mais iminente e um cruzamento de Quaresma, desviado ligeiramente por Kazmierczak, foi bem aproveitado por Lisandro, que, em posição irregular, inaugurou o marcador apontando o seu 22.º golo na Liga. O argentino marcou pelo quarto jogo consecutivo e está cada vez mais sozinho na corrida pelo título de goleador do campeonato.

Foi a pior fase do V. Setúbal na partida. Não conseguia acertar nas marcações e acabou por ceder o segundo golo à passagem da meia hora, quando Mariano aproveitou um deslize de Jorginho. Uma jogada em que o sul-americano ajeitou a bola com a mão sem que o lance tivesse sido sancionado pela equipa de arbitragem.

A forma tortuosa como o FC Porto conseguiu uma vantagem tão ampla não tira mérito à equipa de Jesualdo Ferreira, que até esta altura foi a melhor equipa em campo - um remate à barra de Lucho sublinhou isso mesmo, mas também marcou um ponto de viragem no jogo.

A partir do tiro do argentino, o FC Porto passou a acreditar que tinha o jogo ganho, enquanto o V. Setúbal contou com um remate certeiro de Hugo para lhe alimentar a esperança de que o resultado ainda não estava feito.

Na segunda parte, depois de um remate de Quaresma para uma grande defesa de Eduardo, foram os sadinos que passaram a mandar na partida. Carlos Carvalhal, aos poucos, foi colocando em campo alguns dos jogadores que inicialmente tinha decidido poupar. E a qualidade do futebol do Vitória melhorou significativamente.

Mais velozes, mais agressivos, mais crentes, os sadinos roubaram a bola ao FC Porto e tiveram uma série de oportunidades para empatar o jogo. A mais perigosa de todas na ponta final do encontro, quando Stepanov cortou em cima da linha de golo. Um novo duelo ficou marcado para terça-feira. No mesmo local.

Descrédito (Parte I)


Para não dar sempre o título de vergonha aos posts (parecia repetitivo e sem criatividade), a verdade é que por uma razão ou outra, é uma vergonha o que se passa no futebol português.

Depois do pesadelo de Sexta-Feira, onde os únicos culpados foram os jogadores, treinadores e dirigentes do Benfica, o resto do fim-de-semana foi a paródia novamente.

Tudo começou no clássico, Vitória SC-Boavista FC, onde se previa um jogo renhido, e que acabou por se verificar, onde só se decidiu num lance, mais uma vez irregular, fora jogo claro de Alan...
Depois ouvimos Manuel Cajuda a dizer que não se passa nada de estranho, pois claro que não, em duas jornadas consecutivas é claramente beneficiados, ganhando assim 4 pontos, que não lhe pertenciam na íntegra, ora é claro que não se passa nada de estranho para ele...

Depois fomos até Setúbal, passando do canal 2 para o 1 da Sporttv, mas o escândalo repetiu-se...
Primeiro golo do inevitável Lisandro em fora-de-jogo, segundo golo de outro argentino, desta vez Mariano, após ter dominado claramente a bola com a mão, resultado Vitória FC 1-2 FC Porto, árbitro em grande...

O Sporting ganhou e bem, com dois erros imperdoáveis dos "bebés" de Matosinho, que frente a jogadores como Liedson se pagam bem caros.
No entanto, Paulo Bento foi infeliz, ao recordar o árbitro assistente do Estrela da Amadora, Benfica para a Taça da Liga, numa forma de pressionar os árbitros para o jogo de Quarta-Feira, que Deus queira que vá a penalties...

Vergonha...

Estou triste, desiludido e com vontade de desabafar sobre o que se passou hoje na Luz!

Não o vou fazer, porque simplesmente os jogadores não o merecem, o anúncio que ia fazer sobre a minha posição oficial sobre Chalana ficou inevitavelmente adiado e possivelmente jamais voltará a ser pensado.

Estes são os responsáveis pela vergonha que se passou hoje na Luz (obviamente que os que não estão na imagem, não os considero culpados do que aconteceu):



Sem mais palavras...

Obviamente...


Obviamente espero uma vitória, aliás, espero uma goleada frente à Académica, com Cardozo a pontificar no domínio dos goleadores encarnados!

Chalana pôs a equipa a jogar bom futebol, e se isso se mantiver hoje, tenho uma declaração a fazer no final!

A ver vamos...


Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Butt;
Defesas: Nelson, Léo, Edcarlos, Luisão e Maxi Pereira;
Médios: Petit, Katsouranis, Rui Costa, Nuno Assis, Rodriguez, Binya e Di Maria;
Avançados: Nuno Gomes, Mantorras, Makukula e Cardozo

Mérito...

Realmente com jogadores assim, quem não merece ser campeão e ficar impune?


Indecisão...

Não sei por quem torcer ...

Inacreditável...

Ligo o computador e a primeira notícia que vejo é esta:

O Barcelona comunicou ao irmão e empresário de Ronaldinho, Roberto de Assis, que não conta com o brasileiro para a próxima temporada.

Segundo o jornal espanhol Sport, o Barcelona disse a Assis que Ronaldinho já pode procurar outra equipa, «sem problemas». Ao que tudo indica, o brasileiro deverá rumar ao Milan.

09-04-2008 12:13:31

In Diário Digital"



Só posso dizer que se isto é possível, tudo é possível...

Compreensão!

Como eu percebo o presidente do Vitória de Guimarães, quando é o único a vir "criticar" as palavras de Vieira.

Vejam-no aqui, na festa do título do FC Porto, talvez a negociar a chegada ao 2º lugar pelos mesmos meios do FCP.


Pois para o sr.Emílio Macedo e para os tantos da aliança anti-Benfica, aqui fica uma recordação:


Eu eu até gostava do Vitória SC, achava-o um clube simpático, tal como acho o seu treinador uma figura simpática do futebol português.

Vergonha!


Vergonha é a palavra exacta para descrever o que se passou hoje no Bessa, ou melhor falta de vergonha, uma arbitragem destas não se faz por incompetência mas com intenção!
Lucílio Batista de certeza que tinha o trabalho encomendado por alguém.
Quem viu a sucessão de jogos do fim-de-semana, no que à luta pelo 2º lugar diz respeito, viu bem quem querem empurrar para cima e quem querem puxar para baixo.
Um penalty por assinalar ao Paços de Ferreira frente ao Vitória SC, um golo anulado ao Braga em Alvalade sem que ninguém saiba explicar porquê e para culminar em beleza um "roubo de igreja" como se tem visto nos jogos do Benfica!

Se o campeonato tem sido leal, nesta altura o justo campeão sem os benefícios que teve, e são muitos mesmo e o Benfica sem as percas de pontos a que foi sujeito por inúmeras más arbitragens, estavam a discutir taco-a-taco o campeonato. Pois quer queiram quer não, o Benfica tem uma equipa capaz de se igualar ao FC Porto se se jogar limpo, com lealdade e seriedade, coisa que neste campeonato não houve!

É uma vergonha e todos os benfiquistas têm que se indignar com o que se passa, a nossa arbitragem é uma vergonha, repito, não por incompetência mas por premeditação!