Da pré – época à 1ª jornada

Começou a época desportiva 2009 / 2010, registando se as entradas e saídas habituais neste período. Como tem sido apanágio nos últimos anos, o meu Benfica a cotar se com grande número de entradas, em relação aos mais directos opositores, SC Portugal e FC Porto.

Começou pela equipa técnica as mudanças, saindo Quique Flores e consequentemente um dos melhores Adjuntos do mundo, Pako (apesar de muitos contestarem a sua relação com os jogadores, eu, considero o muito bom). Entrou Jorge Fernando Pinheiro de Jesus (JJ) e a sua equipa técnica, recrutada ao SC Braga.

No que respeita a entrada de jogadores, e começando pela baliza, acho que Júlio César ainda é uma incógnita, sendo Quim a opção mais válida entre as outras, até ao momento.

No sector defensivo, Patric (que foi emprestado ao Cruzeiro, mas deveria rodar em Portugal, pois poderá render após uma integração gradual e sustentada). Shaffer, que, apesar de denotar algumas lacunas no capitulo defensivo, penso ser a melhor solução para a lateral esquerda (a jogar é que se corrige muitos dos erros, e não será por ele que o sector ficará frágil). César Peixoto, um jogador de créditos firmados na Liga Portuguesa, mas, só vejo a sua contratação dado à sua polivalência, boa opção secundária.

No Sector Intermédio, entrou no glorioso, Ramires, este “Queniano Azul” é para mim, uma pedra por lapidar (a nível táctico), e quando JJ o terminar, muito retorno financeiro e desportivo daí advirá, continuando ele com este “crescimento”, é claramente a melhor opção para a posição de interior direito. Javi Garcia, este “Murciano” só não está no plantel “blanco” por uma só razão, é da “Cantera” e não é galáctico, e ainda bem para nós que Rui Costa investiu 7M na posição (6). Felipe Menezes, a última contratação do defeso encarnado, tem 20 anos, vem do Goiás, joga a médio ala (7) ou médio ofensivo (10), lá (Brasil) dizem, “se mostrar aí metade do que fez aqui, será uma grande contratação…”. Atenção, tem 20 aninhos e não o vejo com capacidade para “carregar” o piano, deixem crescer o “menino”, Aimar encarregasse da batuta.

No sector Atacante entrou Saviola, e só digo isto, Rui nota 20. Keirrison, vem por empréstimo do Barça, está em plena adaptação ao futebol e ao quotidiano na Europa (isto não é o Coritiba nem o “Brasileirão”, é bom que sócios e simpatizantes percebam), já marcou em Toronto, calma. Weldon é o Sr. tostões, mas ao nível de rentabilidade tem se verificado o melhor.
Quanto ao onze tipo que JJ e seus pares idealizou, para mim está 100% definido, e só não foi utilizado frente ao Marítimo devido a lesões e ADAPTAÇÕES!

Onze titular:

12- Quim
14- Maxi 4- Luisão 23- David Luís 3- Shaffer
6- Javi
8-Ramires 20- Di Maria
10- Aimar
7- Cardozo 30- Saviola

Um Sector defensivo coeso, marcando à zona, quer em bolas paradas quer em bola corrida. A defesa joga em linha e alta, fruto do Pressing que o Benfica realiza no último terço adversário. A dupla central, tem sido imperial (Com Sidnei a poder rodar de vez em quando, sem David na esquerda!)
No Sector Intermédio, o Mister JJ disse uma vez ainda no SC Braga: “Losango?....eu não sou professor de Geometria, sou treinador de futebol…”, como querendo dizer, que este sistema de jogo (não modelo de jogo ), e que implementou no nosso Benfica, é um , 4-1-3-2, jogando com dois jogadores entre linhas e do qual eu sou a favor.

Javi Garcia, é um pêndulo, fisicamente robusto, capacidade de choque, bom no jogo aéreo, destaca se acima de tudo pela recuperação e consequente 1ª transição ofensiva.
Ramires, jogador de altas intensidades, jogador com simplicidade de processos (ofensivos e defensivos).

Di Maria, beneficia da grande capacidade ofensiva deste Benfica, fazendo destacar, e destacando se através da sua técnica apurada. Isto só é possível face ao modelo implementado por Jorge Jesus ao nível de organização Defensiva e Ofensiva bem como das transições. Pois este Benfica de JJ realiza um Pressing alto, e bem delineado, permitindo recuperar a bola ainda na defensiva contrária.

Aimar, acima de tudo está na sua posição, depois tem liberdade e coberturas para as acções ofensivas saírem na perfeição. Joga de trás para a frente (poderá dizer se que é o “transportador de jogo”), em suma, é o que temos visto esta época, o verdadeiro 10, o homem que fez com que El Pibe declarasse, “era o único por quem vale a pena pagar bilhete”.
No Sector atacante, completam se Cardozo e Saviola, de características diferentes mas de qualidade semelhante, dispensam qualquer comentário.

De referir que, a grande diferença deste Benfica para o de outras épocas, é o equilíbrio dentro do seu plantel, isto porque ainda há, Miguel Vítor, César Peixoto, Weldon, Rúben Amorim, Keirrison, Nuno Gomes…….

Depois da 5ª taça conquistada e ver a equipa a praticar um futebol consistente, alegre e ofensivo, perspectivo muito mais para esta época.

15 comentários:

Numero Dez disse...

Exelente análise caro joão! Bem-vindo a blogosfera! Temos de combinar uma ida a luz! Um abraço

_Vascao_ disse...

Confeço que não acompanhava muito o futebol Português, mas de agora em diante acompanharei.
Abraço
Jeferson

Gremista Fanático disse...

o Benfica montou um boa time para a temporada 2009/2010 e tem tudo pra ser o campeão, boa sorte, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

João Guerra disse...

Obrigado pela saudação Número dez ;), concerteza teremos oportunidades para nos regozijar com JJ e seus pupilos em plena catedral....do FUTEBOL...Abraço e Saudações para o Settore offensivo

Sudamerica Futbol disse...

mis antepasados portugueses y el color rojo de la camiseta (como la de Independiente de Argentina) me llevan a torcer por Benfica!!

http://sudamerica-futbol.blogspot.com/

pasen a opinar sobre Argentina - Brasil... y voten en la encuesta.

Saludos!

http://sudamerica-futbol.blogspot.com/

saludos!

http://www.sobreofutebolcarioca.blogspot.com/ disse...

esta afim de trocar de LINKS?

o lado do futebol disse...

Meu caro amigo eu gostava que os nossos blog´s tivessem hiperligações um do outro.

deixo aqui o link:

http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/

responda-me lá se faz favor.

Futebol disse...

Boas pessoal,

Têm algum endereço de email para poder falar convosco?

Abraço

António Pista disse...

Antes de mais, agradeço a visita de todos ao blog!

Para o João, bem vindo a estas lides blogosféricas! Para começo entraste com o pé direito!

Excelente post, onde analisas o nosso Benfica com exactidão.

Neste momento o equilíbrio ofensivo/defensivo da equipa depende fundamentalmente de Javi Garcia e Ramires.

O Benfica está no bom caminho e poderá crescer bem mais do que produz neste momento.

Adivinham-se tempos gloriosos!

Pedro Silvares disse...

Boa Tarde, vi agora o vosso blog e achei bastante interessante. Eu possuo também, em conjunto com mais três colaboradores um blog sobre futebol em geral. E estaríamos interessados em poder contar com um artigo de opinião semanal sobre cada um dos maiores clubes nacionais. Logo, e depois de analisar o vosso blog, gostaríamos de convidar um de vocês, se tiverem disponibilidade, a colaborar connosco, ao escreverem uma crónica semanal sobre o Sport Lisboa e Benfica.

Respondam para o mail negociosdofutebol@gmail.com

Anónimo disse...

Acompanhe os jogos do S.L. Benfica na net em http://futebolive.blogspot.com/.

RDS disse...

SC Portugal é muito bom! :)

SL

http://sportingseculoxxi.blogspot.com

Clítia Milagres disse...

Obrigada pela visita ao meu blog...
estarei sempre por aqui

http://abelaeabola.blogspot.com

carlos pena disse...

abraços irmãos portugueses.
ao Antonio,obrigado pela visita em meu blog e retorno ao seu,por sinal,belo blog,com relação ao ramires,pena que o mesmo não foi para F.C.PORTO,um guerreiro,como diz o joão, precisa ser lapidadoábraços queridos e sucesso.

carlos

Anónimo disse...

http://tm-toquemagico.blogspot.com/