Perspectivas para 6a jornada da Liga Sagres

V. Guimarães – U. Leiria: No cômputo geral perspectivo um embate equilibrado, pois são duas equipas bem apetrechadas individual e sectorial para os seus objectivos, a vitória poderá recair para qualquer das equipas, sendo que um factor importante num embate equilibrado é a simplicidade e velocidade de execução em ambas as transições. Assim, e pesando o factor D. Afonso Henriques penso que ganhará a simplicidade …

V. Setúbal – P. Ferreira: será um jogo onde o Paços poderá ter mais posse, enquanto o Vitória local deverá aproveitar para em jogadas de transição directa, procurar espaços e criar frisson na baliza de Cássio. A equipa de Paulo Sérgio deverá manter a sua postura organizada, quer defensiva quer ofensivamente, mas não estará livre de percalços, pois este Vitória, agora e por enquanto de Quim, está moralizadíssimo pelo seu último encontro da Liga Sagres frente à Naval de Augusto Inácio.

SL Benfica – Leixões SC: O Leixões de Mota tem a árdua tarefa de tentar contrariar a congénere lisboeta comandada por JJ e seus pares. Este encontro, penso que será de controlo (e não domínio, pois o Leixões tentará aparecer a espaços) absoluto para os encarnados. Teremos um Leixões igual a J. Mota, a apresentar se em 4-3-3, mas que no plano defensivo se irá desdobrar certamente num 4-5-1. Quanto a JJ, deverá fazer regressar R. Amorim à posição 6 (médio defensivo), devendo depois apostar nas individualidades mais fortes à disposição, sendo que o modelo de jogo não será alterado, apenas o rendimento poderá ser afectado pelas modificações. O Benfica tem pela frente mais um encontro com obrigação de contorna-lo com uma vitória.

Olhanense – SC Braga: O líder do campeonato terá uma viajem longa, tanto no plano da deslocação à cidade de Olhão (que será efectuada de avião até Faro e depois autocarro até ao Estádio José Arcanjo), como no plano do jogo (vitória), pois Jorge Costa já demonstrou a época passada e no inicio desta, que é um treinador capaz de enfrentar qualquer equipa com um Olhanense à sua imagem e semelhança. Considero JC portanto um mister do Séc. XXI, no plano geral. Do outro lado da contenda, aparece um Braga líder que conta por vitórias os jogos disputados nesta liga e que já bateu o pé a dois grandes. Para mim, e certamente para Domingos, estes jogos são os que valem campeonatos, e ele terá de saber retirar essa pressão do grupo, pois isto é directamente proporcional, quanto mais avança na competição, maior será a ansiedade e pressão, por outro lado, o factor motivação estará no extremo. É nesta gestão emocional que se vêem os grandes técnicos, e se Domingos passar a 6ª jornada líder, surpreende me a mim, se à 10ª continuar líder, será muito seriamente um verdadeiro candidato à conquista do ceptro.

FC Porto – Sc Portugal: 4-3-3 vs 4-4-2, é um clássico do futebol Português, de resultado imprevisível, em que fracções de segundos poderão mudar tudo, em que a concentração terá de roçar os limites da perfeição, em que uma má basculação defensiva será a “morte do artista”, em que a cedência de posse de bola determinará o desenrolar da partida. Perante estes múltiplos vectores que influenciam e condicionam o jogo, e dadas a equipas em questão, não aponto um resultado, querendo no entanto um empate, o que poderá muito bem acontecer, pois são duas equipas com modelos de jogo distintos, mas com organização, produtividade e estrutura semelhantes, isso revela o equilíbrio pontual existente.

CF Belenenses – Nacional da Madeira: um jogo de reencontros para JC Pereira, pois irá receber um clube por onde passou. O Nacional esta época está a entrar no campeonato com menor fulgor, mas de forma gradual e consistente, e só não se encontra em lugares semelhantes aos de Domingos porque está a correr numa competição internacional (Liga Europa), que lhe retira capacidade, discernimento, concentração e organização exclusiva para a Liga Nacional. Será um duelo muito táctico, podendo valer a supremacia técnica dos da madeira para o resultado final. Quanto ao Belém será mais do mesmo que tem apresentado até ao momento, podendo os índices de aproveitamento serem melhorados, e acredito que serão, não quer dizer que seja já. Um golo cedo, e haverá jogo no Restelo..

Marítimo – Naval: A filosofia de carvalhal, poderá imperar nos Barreiros frente às novas ideias de Inácio. Um Marítimo que terá de demonstrar a sua superioridade e que terá como aliado a necessidade Figueirense em almejar pontos. Por outro lado, estará uma Naval mais próxima do que Inácio pretende, sendo que sem muitos dados de observação e análise para Carvalhal, poderá assim a Naval alcançar uma gracinha no Funchal.

Rio Ave – Académica: Que belo arranque de Liga deste Rio Ave de Carlos Brito, 5º lugar, 9 pontos. Ainda ontem ganhou ao Belém 1-0 em casa. Fiel ao 4-3-3, onde este ano vem pontificando novos valores, jovens promessas portuguesas, como é o caso de Fábio Faria, Vítor Gomes, Sílvio….acima de tudo, Carlos Brito construiu uma equipa homogénea e coesa, mostrando menos fragilidades na sua organização defensiva e apostando fortíssimo no contra ataque, prova disso, é o facto desta equipa não atingir sequer os 50% de posse de bola na maioria dos jogos que realiza. Quanto à Académica penso que poderá ter uma palavra a dizer, mas para tal, terá de modificar muitos aspectos técnico/tácticos, mas também psíquicos, como por exemplo, a atitude. Espero muito deste Rio Ave para este jogo, ainda por cima joga nos Arcos…

Por fim queria deixar uma nota para a comunicação social, o defeso de Inverno para a Liga Portuguesa, inicia se em Janeiro, como tal, não tentem destabilizar Fábio Faria, o Rio Ave e consequentemente o SL Benfica, concentrem se em especular o facto de Ronaldinho Gaúcho poder ir para o Corinthians por exemplo, mas entendo a situação, pois o SL Benfica é um fenómeno de venda a qualquer nível que seja associado.

Saudações futebolísticas!

4 comentários:

António Pista disse...

Mais uma vez um excelente post do meu co-blogger!
A análise está no geral bem feita, foste um pouco modesto na antevisão do jogo do Benfica, onde é esperado mais um jogo tranquilo do SLB de JJ, mas a ver vamos.

Vou deixar aqui o meu protognóstico para a jornada, e convido-vos a fazer o mesmo:

V. Guimarães – U. Leiria 1
V. Setúbal – P. Ferreira X
SL Benfica – Leixões SC 1
Olhanense – SC Braga X
FC Porto – Sporting X
CF Belenenses – Nacional da Madeira 1
Marítimo – Naval 1
Rio Ave – Académica 1

João Guerra disse...

mais uma vez obrigado Tó.
Não direi modéstia, mas sim temperamento e um pouco de racionalidade na abordagem à questão, quanto à tua previsão....dava cá um jeitão lá para os lados da catedral....saudações

_Vascao_ disse...

Outra vitória com certeza.
Abraço
Jeferson

Jotas disse...

No geral concordo contigo, numa jornada de jogos que se prevêm de grande equilíbrio, em que o que mais desejo é a vitória do Benfica, se possível, acompanhada de uma derrota do Braga e de um empate no clássico.