Sofrida...


A vitória do Benfica foi sofrida, mas bem saborosa tal como todas as 4 anteriores para a Liga Sagres!

Jorge Jesus trocou os avançados que tinham alinhado frente ao BATE Borisov, e apresentou Schaffer no lugar de Peixoto. Quim ao contrário do que os jornais querem contrariar, voltou ao lugar que é seu por direito, e por neste momento ser o melhor guarda-redes português!

Tudo parecia correr com a "normalidade" dos últimos jogos, quando Saviola após livre de Aimar fez o golo aos 4 minutos! Aí acredito que na pensamento de todos Benfiquistas e não só, que o Benfica iria partir para uma goleada! Puro engano, não estivesse do outro lado da barricada, uma "velha raposa" como Manuel Fernandes.

Manuel Fernandes, montou uma equipa que tinha como propósito empatar com o Benfica, tal como ele admitiu na antevisão do jogo de hoje! Para isso usou apenas Carlão na frente, e reforçou o meio campo defensivo.

Depois do golo, o Benfica manteve o controlo da partida, mas com a União de Leiria a anular as incursões ofensivas da equipa de Jorge Jesus.
E foi de forma semelhante ao golo do Benfica, que o Leiria chegou ao golo, um livre marcado pelo maestro Silas, e David Luiz a desviar quando Quim parecia ter o lance controlado, e a fazer um auto-golo.

O Benfica tremeu mas não se desmoronou. Embora não criando grandes situações de perigo.

Veio o intervalo, e no início da segunda-parte, confirmou-se uma tendência da primeira, Keirrison precisa de mais tempo para ser titular no Benfica, o facto de não mostrar qualquer expressão facial em nenhuma altura do jogo, sorriso, zanga ou tristeza, caracteriza a sua forma apática e sem garra de encarar as jogadas.

Jorge Jesus pressentiu que as coisas tinham que ser mudadas e colocou Cardozo e Nuno Gomes em campo, tirando Keirrison e Ramires, dando uma maior acutilância ofensiva do Benfica!

Foi assim que numa jogada de trocas de bolas rápidas que o Benfica chegou ao golo, após uma falta por demais evidente sobre Aimar, que Cardozo materializou em golo, atirando para trás o fantasma dos penalties à Sporting!

Com a entrada de Rubén Amorim para o lado de Javi Garcia, saindo Saviola, o Benfica equilibrou defensivamente a equipa e controlou o resto da partida, podendo ainda por duas vezes ter ampliado o marcador, mas a sorte não o quis. Pouco antes do apito final de Jorge Sousa, Ronny ainda colocou Quim à prova!

Foi uma vitória importante, num estádio repleto, que teve o seu recorde de assistência desde a sua inauguração!
Foi ainda mais importante, pois deu ao Benfica a vantagem de 3 pontos, após 5 jornadas sobre o seu mais directo adversário, numa jornada que antecede um escaldante Porto-Sporting!

Não posso deixar de referir a grande campanha que o Braga de Domingos Paciência tem feito nesta Liga Sagres.

De resto, Força Benfica!!!

4 comentários:

_Vascao_ disse...

Parabéns por mais uma vitória, já esta virando rotina.
Abraço
Jeferson

jpsantarem disse...

Sou SPORTINGUISTA, e cheguei aqui através do blog Leão da Estrela.
E vou dar a minha opinião sobre o jogo do benfica.
Não foi uma vitória merecida, o resultado justo seria um empate. Apesar do benfica ter dominado o jogo, não criou situações de golo, a União de Leiria jogou muito bem e até criou a melhor oportunidade de golo em todo o jogo.
Depois, o benfica beneficiou de um penalti que não deveria ter sido assinalado (no máximo era um livre indirecto, por jogo perigoso).
Não gosto do treinador do benfica (estou a referir-me à pessoa, não ao treinador), e neste jogo, mais uma vez, vem falar como se fosse o melhor do mundo ("não se pode golear sempre"), sem dar mérito aos adversários... pessoas assim não prestam!!!
Um abraço e espero que o Sporting ganhe hoje.

Jotas disse...

Jpsantarém, Confesso que no final da partida, estava convencido que Jorge Sousa, havia cometido um erro grosseiro, com nitída influência no resultado, facto esse motivado, confesso, pela minha ignorância, pois julgava que qualquer acção de jogo perigoso, que foi evidente e consensual nos orgãos de comunicação social, era sempre punível com livre indirecto. Mas hoje de manhã, ao ler o jornal, constatei que estava errado, pelo simples facto de segundo a lei XII (fica aqui a informação para os que anseiam dizer que o Benfica é levado ao colo), diz o seguinte: " O jogo perigoso não implica necessariamente contacto físico entre os jogadores, No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé de livre directo ou com pontapé de grande penalidade", logo, o árbitro obedeceu à lei e assinalou bem a grande penalidade.

Caro Bruno, o que importa destacar é que são vitórias com esta que fazem campeões e esta foi duplamente importante, não só porque o Porto havia perdido, como também pelo facto de na prx semana haver Porto-Sporting, que vai terminar, assim espero, empatado.

António Pista disse...

Exacto Jotas, seria livre indirecto caso o jogador do União não tivesse contacto com Aimar, como pontapeou também o jogador argentino é grande penalidade evidente.