Um olhar por Atenas..


Antes de ir ao encontro do título do post em questão, os meus valores, conduta e forma de estar, leva me a dar aqui os parabéns ao FC Porto pela vitória na Champions frente ao Atlético de Madrid.

No que à Liga Europa diz respeito, temos então uma deslocação do SL Benfica ao OAKA Spiridon Louis , na mítica cidade de Atenas. No que ao AEK respeita, de referir que este clube é presidido por um ex jogador, Demis Nikolaidis, ex avançado do AEK, Atlético Madrid entre outros….

Foi a partir do inicio da gestão de Nikolaidis que este AEK ressurgiu novamente (à semelhança do SL Benfica, só que, com um período diminuto) e está regularmente presente na Europa do futebol ano após ano. No plano da observação adversária, temos assim uma equipa com uma média de idades de 24,79, média de altura de 182 cm e peso de 75kg, sendo que o seu plantel é composto por cerca de 33 jogadores (14 Gregos, 5 Argentinos, 2 Brasileiros……).

No que ao reforço desta equipa diz respeito, vislumbra se Roger Guerreiro (ex Légia Warsóvia), Németh (empréstimo Liverpool) e Hersi (Twente), sendo que vêm pontificando nesta equipa valores individuais como, Juanfran , Daniel Majstorovic, Kafes , Panagiotos Lagos, Rafik Djebbour (aquele que o SL Benfica supostamente estava interessado), Manduca (ex SL Benfica), Ismael Blanco e Ignacio Scocco (atenção aos argentinos), o técnico responsável é, o contestado sérvio, Dusan Bajevic.

O AEK apresenta se assim no seu estádio vindo de um ciclo de derrotas, para o campeonato por 0-1 frente ao mítico Panathinaikos (não falando no confronto com Olympiacos que deu derrota) e também na 1ª jornada da europe league, onde foi a Goodison Park ser goleada por 4-0.

No plano técnico/táctico (estratégico), penso que o SL Benfica deverá ter como aliado a obsessão resultadística Grega (que poderá retirar organização e coesão aos Atenienses e o facto de o técnico sérvio estar sobre brasas), em contrário terá um ambiente verdadeiramente infernal para enfrentar (Inferno da Luz no seu reverso da medalha).

Tacticamente o AEK devera apresentar se num 4-4-2, com um Pressing em zona intermédia, sendo que poderão criar perigo se congelarem a posse de bola e manterem impermeável o seu sector recuado, com uma linha defensiva alta.

Em contra partida, os Gregos terão de se precaver para a grande capacidade e Organização Ofensiva encarnada, pois o SL Benfica, tanto cria perigo com um futebol directo e em profundidade (procurando os espaços na defesa ateniense, em caso de jogarem com uma linha defensiva alta), como jogando em apoio (como é habitual fazer). Em ambas as opções os Atenienses não poderão permitir veleidades aos encarnados, se não dará …..Cardozo ou Saviola…

Da parte do SL Benfica penso que JJ leva o AEK detalhadamente preparado, sendo que irá apresentar o 11 mais forte, sem dó nem piedade. Peço aos Benfiquistas que peçam a vitória e não a goleada. As goleadas também têm efeitos nefastos, e , não acredito sinceramente em golear em Atenas.

Força SL Benfica!

1 comentários:

António Pista disse...

Não percebo o porquê de não golear! :)

Claro que percebo, e acredito que vai ser um jogo competitivo, onde o ambiente e o adversário vão dificultar ao máximo o jogo do Benfica.

JJ desta vez não irá proceder a poupanças, até porque terá na 2ª feira, algumas poupanças forçadas, a ver Aimar, Di Maria e Maxi.

De qualquer forma o Benfica tem toda as condições para vencer, e porque não, marcando cedo, por um esclarecedor 3-0?

Saudações Benfiquistas!