Ramires, Luisão ... e Hulk!

O que têm em comum estes três jogadores?

Até há pouco tempo, pouco mais do que a nacionalidade os unia, neste momento já têm bem mais factores em comum.

Começando pelo mais velho, Luisão (28 anos), desde cedo se percebeu que era um central de nível elevado/superior, na sua formação no Cruzeiro e nas camadas jovens da selecção brasileira, Luisão sempre foi um habitué, e sabia-se que mais cedo ou mais tarde Luisão daria o salto para a Europa. Foi pela mão do Benfica que Luisão, deu o salto para a montra do futebol europeu, em boa hora o fez, em 2003/04 venceu a Taça de Portugal, seguindo-se no ano seguinte o Campeonato Português e a Supertaça! A época de maior visibilidade terá sido a de 2005/06, onde o Benfica e Luisão fizeram um brilharete na Europa! Daí para cá tem-se consolidado como primeira opção à dupla titular da selecção brasileira Lúcio-Juan, e diga-se tem feito a maioria dos jogos a titular (por indisponibilidade de um dos dois acima referidos).

Depois, Ramires (22 anos), o Queniano Azul (alcunha fruto do seu aspecto franzino e de ter crescido como jogador no Cruzeiro), chegou ao Cruzeiro vindo do modesto Joinville, e cedo ganhou espaço na sua equipa do Cruzeiro, sendo considerado em 2008, o 2º melhor (Craque) jogador do Brasileirão, e que se destacou também na Copa dos Libertadores, onde o Cruzeiro atingiu a final. Curiosamente, uma semana depois de ter sido contratado pelo Benfica, Ramires viu pela primeira vez o seu nome na convocatória da Selecção Brasileira. Alcançou o estatuto de titular na Taça das Confederações, onde há 2ª jornada ganhou o lugar a Elano, não o perdendo até hoje. No Benfica tem feito uma época fantástica, e é um dos pilares fundamentais no equilíbrio defensivo, na recuperação da bola e na transposição defesa ataque, destacou-se também pelos 4 golos que já marcou na Liga Sagres.

E depois, temos o até há pouco tempo desconhecido, Givanildo Vieira de Souza, conhecido no mundo do futebol, como Hulk (23 anos), depressa deixou o Vitória do Brasil em 2004, rumando ao Japão, onde representou 3 equipas Japonesas, e em 2008 foi contratado pelo Porto, curiosamente a uma equipa do Uruguai, onde nunca jogou. Hulk depressa se destacou pela sua força e velocidade, aliado a um forte remate. No início a sua veia "individualista" deixou marcas, mas depressa aprendeu a jogar para e com a equipa, tornando-se assim uma das figuras da equipa que se sagrou campeã, o ano passado. Curiosamente ou não, apenas este ano marcou na Liga dos Campeões, e mais uma vez, coincidência ou não, dias depois via o seu nome pela primeira vez na convocatória da Selecção Brasileira. Hulk é neste momento um dos jogadores mais temidos do campeonato português, se bem que peca ainda em muitos aspectos.

Ora bem, depois de desenvolvida uma breve introdução sobre os 3 jogadores, vou agora ao principal do post, pois mais do que ser importante para os jogadores serem chamados ao Escrete (talvez a principal selecção no mundo futebolístico), esta chamada revela o crescimento que o campeonato português tem, e principalmente a visibilidade internacional que a Liga Sagres, muito também devido às prestações das equipas portuguesas na Europa (não só o Porto, mas principalmente).

Neste momento, e vide o resultado do Benfica com uma das principais equipas inglesas, o Everton, as equipas portuguesas (vide exemplo do Braga na edição passada da Taça Uefa) batem-se de igual para igual com qualquer equipa mundial, e tem jogadores de classe mundial, ao nível dos melhores jogadores do Mundo.

No caso, de Maradona, chamar os 3 argentinos do Benfica para a Selecção, é inédito no futebol português, ter 3 jogadores em simultâneo, em duas selecções com mais história no futebol mundial, e que dominam no panorama Sul-Americano.

Como vêm, temos muitos motivos para estarmos orgulhosos (independentemente de clubismos) do crescimento que o Futebol Português, tem tido nos últimos anos!

1 comentários:

Blog do Vascão disse...

Empresta o Luizão para o Vascão disputar o brasileirão 2010? Depois devolvemos em 2011 hehehe...

Abraço
Jeferson