777 - Aviso à navegação

7- Hugo Viana , Golaço
77- Paulo César , a encostar após transição rápida

Eis que à 9ª jornada surge a 1ª derrota encarnada nesta edição da Liga Sagres.

Perante um SC Braga super organizado, o SL Benfica vacilou num encontro marcado por mais um caso de túnel, e inconstância (quase ausência) exibicional de algumas individualidades encarnadas.

SC Braga que neste campeonato, tem uma vantagem que não têm outros candidatos ao titulo, ou seja, tem concentração absoluta nas provas nacionais, ao contrário dos demais.

Em contrapartida o SC tem um núcleo duro de jogadores menor do que os restantes plantéis, que com o desgaste da época e prolongamento da mesma, poderá não aguentar o ritmo necessário para um campeão.

Mas, em quanto dura , já bateu o pé aos denominados 3 grandes e desta infligiu a 1ª derrota encarnada. Fazendo uma análise não muito aprofundada, pode mos então constatar que ao SL Benfica faltou Aimar , Javi e exagerou Di Maria (isto a nível individual).

Em suma, faltou objectividade na pressão alta, em conjunto com a falta de clarividência na organização ofensiva, sobrando e abusando Angel Di Maria do individualismo.

O colectivo sobrepõe se sempre ao individual. Por seu turno um SC Braga com a lição muito bem estudada, conseguindo retirar espaços ao SL Benfica, retirando a posse ao SL Benfica e assim aniquilando a maioria dos pontos fortes do mesmo.

A nível ofensivo um SC braga capaz de executar as suas circulações tácticas, usando bem a largura e com um bom organizador, chamado Hugo Viana.

Aplicando sempre muita intensidade nas 27 acções ofensivas, o Braga fez chegar a água ao seu moinho, chegando ao intervalo com a vantagem mínima.

Chegaria a hora do túnel que quanto a mim, deveria haver castigo exemplar (quer interno, quer da liga) para os infractores, pois só prejudicaram as equipas, ficando mais prejudicado o SL Benfica com a expulsão de Cardozo, que o SC Braga com a expulsão de Leone.

Na segunda parte com muito mais espaço para se explanar futebol, o Braga inteligentemente baixou a sua linha de pressão, isto para então reduzir espaços ao Benfica, diminuindo a probabilidade de errar defensivamente e precaver alguma transição ataque / defesa mais débil que poderia ocorrer.

Posteriormente, a nível ofensivo o Braga ( aqui como eu esperava ) jogou no erro técnico / táctico do Benfica saindo em transições rápidas e matando a partida aos 77 minutos por Paulo César.

Perante demonstração de tamanha qualidade de jogo, eu à 9ª jornada considero o SC Braga um sério candidato ao título nacional.

No que respeita ao SL Benfica, muita água vai correr e confio plenamente neste plantel, estrutura directiva e equipa técnica, pelo que os adeptos encarnados não devem ficar abalados, pois não há invencíveis e a derrota mais tarde ou mais cedo aconteceria para a liga, agora até será melhor, para esfriar mos um pouco as hostes a nível interno (assim como Atenas, a nível europeu).

Algumas ilações finais ao que se passou na pedreira: Saviola é um pequeno, grande jogador, o lateral esquerdo que deveria ter iniciado o encontro, quanto a mim seria Rúben Amorim, mas no fim é sempre mais fácil decidir..

2 comentários:

Blog do Vascão disse...

A derrota serve de aviso, e alerta para não tropeçar novamente e seguir firme ao titulo.

Abraço
Jeferson

Jotas disse...

No que diz respeito ao futebol jogado, concordo perfeitamente com esta análise, pena, que haja muito mais a dizer para além das 4 linhas e que em nada dignifica o futebol.