Derby nulo!


Jogo grande em Alvalade, o Sporting motivado pela mudança na equipa técnica e na estrutura do futebol do clube, o Benfica pelos 11 pontos de vantagem sobre o seu velho rival!

Carvalhal ainda que não tenha admitido deixou passar a mensagem que o mais importante era anular as pedras chaves do Benfica, Jorge Jesus cauteloso reiterou que a não vitória do Sporting o deixaria arredado da luta pelo título!

Estas duas mensagens subliminares davam a entender que mais importante que os 3 pontos era a não derrota das duas equipas, quase uma declaração de não-agressão que podia vir a resultar num empate, um mal menor para ambas as equipas!

O jogo foi aguerrido com as duas equipas a procurarem o golo, mas com as defesas e os GR a superiorizarem-se invariavelmente aos ataques. Liedson e Cardozo inconsequentes, foram de Veloso, Moutinho, Ramires e Di Maria os remates mais perigosos e os que deixaram a sensação de maior perigo.

Aqui ficam as jogadas de maior perigo do jogo, deixo para o João Guerra uma análise mais detalhada a nível técnico-táctido do derby:








Cheira bem, cheira a derby


Já se sente o cheiro da azáfama na metrópole Lisboa, em plena semana de clássico.

A ansiedade já anda estampada na cara de alguns adeptos (de ambas as cores), ansiosos pelo dia e hora do jogo que colocará frente a frente, os dois eternos rivais do futebol Português, Sporting CP – SL Benfica.

Um clássico é sempre um clássico, um derby é sempre um derby, o resultado(independentemente de plantéis, organização, modelo jogo mais ou menos bem preparado ou estado anímico dos jogadores) será sempre o mesmo, incerto....

Não vamos fazer diminuta a possibilidade de vitória Sportinguista pela recente forma colectiva ou pela recém entrada de equipa técnica (por estar a aplicar uma metodologia diferente, preparando um novo modelo de jogo…)

Não poderemos também, dar favoritismo ao SC Portugal por jogar em casa, porque, na minha óptica, em alta competição é um factor importante, mas não essencial…

Essencial será o comportamento da equipa no momento (Jogo) e durante os momentos do jogo ( Organizações, transições , ocupação de espaços ) bem como a capacidade de interpretação e execução “debaixo” de um grande volume de concentração ( até se pode considerar que neste caso, o volume de concentração seja superior em jogos deste género, exigindo individualmente mais de cada atleta, secundariamente reflectindo se no rendimento final da equipa).

Este volume de concentração é talvez das variantes internas de um jogo de futebol mais importantes e difíceis de controlar, importantes para este jogo, pois irá permitir o desencadear ou anular, mais rápido ou mais lento os vários processos de jogo.

No que diz respeito a sábado às 21h 15 no Alvalade XXI, não acredito em grandes surpresas (por parte de Carlos Carvalhal ou Jorge Jesus), a haver será um jogador ou outro .

Tendo em conta os pontos em disputa aposto nas seguintes equipas:

Sporting CP - (4-3-3):

Rui Patrício

Abel (Caneira) Carriço Polga Grimi


Miguel Veloso João Moutinho


Matías Fernandez


Pereirinha Liédson Vukcevic


Da parte do SL Benfica poderão iniciar no habitual esquema de 4-1-3-2:


Quim

Maxi (Rúben) Sidnei (Luisão) David Luiz Coentrão


Javi Garcia

Ramires Di Maria

Aimar

Saviola
Cardozo


O árbitro será o Sr. Pedro Proença, e peço que deixem o senhor desempenhar a sua função, sem pressões, nem sistemas, com tranquilidade…

Tenho a certeza que, se o SL Benfica for tanto ou quanto objectivo, jogar com um pressing e intensidade alta como o fez na maioria das vezes até aqui, a vitória estará muito perto, independente da forma do opositor SC Portugal, mas, o futebol não é uma ciência exacta…

e tudo pode acontecer…

Haja coração

(by Jorge Perestrelo, uma das pessoas que mais vivia intensamente estes dias “escaldantes”, este sim, um verdadeiro amante do futebol)

Tarde/ Noite Agridoce na Catedral

Após festa no pavilhão da Luz, SL Benfica desilude no Estádio.

Começar então por dar relevo/parabéns pela qualificação do SL Benfica em Futsal para a final four da UEFA Futsal CUP (competição mais importante na Europa ao nível de clubes).

De dizer que, com este plantel, não fiquei surpreendido com a qualificação do SL Benfica, pois tem qualidade suficiente para triunfar na prova.

Neste torneio que decorreu na luz durante a última semana, o único opositor a altura, foi a equipa Russa do Viz – Sinara (base da selecção russa, excepto os brasileiros naturalizados na selecção), com o qual o SL Benfica empatou a 2 bolas este domingo, dando a passagem à equipa da águia por maior diferença de golos.

SL Benfica que quanto a mim, só falta um técnico a altura do plantel (para mim só há três neste momento, Orlando Duarte, Tiago Polido ou Alípio Matos) não tirando mérito a André Lima, mas para mim só seria o adjunto ideal.

Resta agora esperar pela final four, e ver o que nos vai dar.


No que ao futebol diz respeito, o SL Benfica recebeu e foi derrotado pelo bem organizado Vitória de Guimarães, de Paulo Sérgio.

Paulo Sérgio que montou uma equipa em contenção, transitando para o ataque em apoio ou de forma directa.

Da parte do SL Benfica a falta de algumas peças, em conjunto com uma intensidade de jogo um pouco mais baixa (em comparação com outras 1as partes de jogos anteriores) e relevante falta de eficácia de Keirrison , Wéldon entre outros. Registo para a boa entrada em jogo de Menezes.

Vitória que abate o SL Benfica com o próprio veneno, ou seja, bola parada, com Gustavo Lazaretti a finalizar de cabeça da melhor forma entre a defesa zona encarnada.

Para finalizar, refiro que esta derrota volta a vir por bem (apesar da eliminação da taça, que é sempre uma derrota/eliminaçaõ, podendo fazer mossa psicologicamente), pois permite uma maior concentração e consistência nas provas principais, Liga Europa e Campeonato, permitindo um desgaste inferior.

Na próxima jornada há o derby da segunda circular, e, eu em contrário dos muitos que dizem que o Sporting leva vantagem para este clássico (Manuel José diz que está em 60/40), digo que a percentagem de sucesso está em 50/50, mas não creio que dê empate, até porque as necessidades de ambas as equipas assim não o permitem.


Aposto num SC Portugal personalizado, já com alguma imagem de Carlos Carvalhal, ou seja, 4-3-3 (assim como com o Pescadores), mas com o seu modelo de jogo (procurando largura e profundidade) mais aprofundado, mais definido e uma equipa animicamente mais forte.

Apesar de dois modelos distintos, poderá dar num jogo em que os sistemas se irão “encaixar”, sendo interessante de seguir a Organização Defensiva encarnada VS Organização Ofensiva Leonina e vice versa, um clássico é um clássico , e, só por isso , o resultado é sempre imprevisível….

Força Benfica vamos prá frente !

Desilusão!


Não vi o jogo, já ouvi dizer que o Benfica jogou o suficiente para passar, apenas vi um pequeno resumo, pelo que vou esperar que o João Guerra faça o devido post sobre o jogo.

No entanto não posso deixar de tecer alguns comentários em relação à eliminação do Benfica da Taça de Portugal:

- O Benfica continua a jogar muito em relação aos mais directos adversários;

- Não é uma eliminação da Taça que apaga os 4 meses que vêm para trás, no entanto não é compreensível e não se pode ser eliminado de um dos objectivos da época logo no primeiro jogo e diante dos seus adeptos;

- Jesus tem que tirar as devidas ilações da eliminação;

- O campeonato é uma obrigação do Benfica, e agora as meias-finais da Liga Europa passam a sê-lo também;

- Espero ver esta eliminação esquecida já com uma vitória no próximo fim-de-semana em Alvalade;

- Os jogadores e a equipa técnica continuam a ter a confiança a 100% da massa adepta, por isso não pode ser uma derrota que vá desmoralizar a equipa;

- Nos próximos jogos já há Cardozo, mas Janeiro deve ser o momento de preencher uma lacuna para quando houver mais jogos sem Cardozo...

Rumo à Final!


Antes demais quero pedir desculpa por não ter tido muito tempo para o blog, o trabalho e razões pessoais não mo têm permitido, mas espero regularizar a situação e voltar à regularidade que o blog exige já na próxima semana.

Em relação ao jogo de Domingo, entre o Benfica e o Vitória SC nada mais espero do que uma vitória da equipa de Jorge Jesus.
Ainda sem Cardozo a cumprir castigo, Keirrison terá uma oportunidade de ouro para se afirmar como opção válida à dupla Saviola-Cardozo e assim começar a ser uma aposta consistente de Jesus.

Vem aí um jogo importante em Alvalade, onde o Benfica pode definitivamente afastar um dos adversários directos pelo título e assim, discutir com Braga e Porto o restante campeonato! Não acredito que caso hajam 14 pontos de diferença o Sporting consiga ainda lutar pelo título.

A ver vamos...

Força Benfica!

De Olhão para Joanesburgo

Antes de me alongar, começar por falar na nossa selecção sub-21, que obteve hoje fundamental vitória em Olhão sobre a congénere selecção Grega, por 2-1 (Rui Pedro, Yazalde; Dimoutsos).

Excelente resultado dos comandados de Oceano Cruz, Paulo Alves, José Laço (para quem envio um cumprimento especial) que bateram os lideres do grupo 9 de qualificação para o Europeu de 2011.

Neste momento o grupo encontra se assim:

1º Grécia 13 pontos/6 jogos

2º Inglaterra 11/5

3º PORTUGAL 7/5

4º Lituânia 5/6

5º Macedónia 2/6

À nossa equipa falta três jogos, a viagem à Lituânia, recepção a Inglaterra e Macedónia (tudo em 2010).

Pessoalmente acredito neste apuramento, assim como acredito no que poderá acontecer amanha na Bósnia.

Desta selecção de realçar o sector defensivo (Carriço, Miguel Vítor, Fábio Faria, Pereirinha) e sector atacante (Ukra, Fábio Coentrão, que neste momento se encontra ao serviço dos AA, e por último Yazalde).

Sem dúvida dois sectores bem apetrechados de 1as opções.

Individualmente, gosto bastante de Yazalde, penso ter ainda muita margem de progressão, e ainda falta Orlando Sá…

Para os lados de Sarajevo (onde foi vergonhoso a recepção a Portugal, digno de países subdesenvolvidos) joga se a 2ª parte (Zenica) do Euromilhões da FP Futebol, e devo dizer que os comentários de postura agressiva e impetuosidade de Blazevic não passam de mind games (virtude reconhecida ao treinador por muitos analistas).

A mim, apenas me transmite o verdadeiro sentimento / pensamento de Blazevic, que é o de estar neste momento com um pé fora do Mundial, e este discurso não passa de manobra de incentivo e confiança para os seus jogadores, mas no entanto, sabendo que as hipóteses são remotas tentará dar a volta aos acontecimentos, para tal irá colocar a carne toda no assador, sendo presumível que não descurará a sua estabilidade e organização defensiva.

Na minha óptica o segredo deste jogo reside em duas variantes, tempo / posse de bola, quanto mais tempo Portugal tiver a posse de bola, mais ansiedade terá o adversário, daí advirá menos concentração, expondo se mais ao erro, sendo que, com o passar do tempo táctica e naturalmente a selecção da Bósnia obriga se a expor se ao erro.

A Portugal cabe saber realizar uma manutenção e rentabilização da posse de bola, sabendo também sair das zonas de Pressing que serão instauradas (e que devem ser zonas de Pressing altas).

No que ao plano de jogo Português diz respeito, apostava num 4-4-2 clássico, jogando em largura e profundidade, para ao mínimo erro adversário carimbar a passagem para África e encher os cofres da FPF.

Como acredito, confio e sou apologista do mister Queiroz (que sempre apoiei), deixo ao critério do mesmo o plano de jogo (para mim o ponto fraco do nosso seleccionador) a executar amanha. Carlos Queiroz ainda vai dar que falar pela positiva…….Força Portugal!

O Blog!

Desta vez o post, tem como tema: o Blog Águia de Ouro!

Não, desta vez não vou de férias para outro blog!
Muito pelo contrário, vim para ficar, e os resultados da partilha do blog com o João Guerra já estão a surtir frutos!

Depois do interregno de quase 1 ano e meio do blog, perfazendo assim os 3 anos e pouco de vida do Águia de Ouro, foi atingida a meta dos 50000 visitantes!
Não o registei no devido momento, mas registo-o agora num momento também especial!

Pela 2ª vez, que eu saiba o NOSSO blog, foi citado no programa do Pedro Rolo Duarte, A Janela Indiscreta, que passa todos os dias antes das 18h30 na Antena1.

O tema foi a demissão do Paulo Bento do Sporting, e pode fazer o download do programa, em podcast:

http://mp3.rtp.pt/mp3/wavrss/at1/569202_54994-0911100008.mp3

Já em tempos, e hoje é que o soube, fui citado pela Janela Indiscreta, e pode ver aqui o que foi dito na altura.

Não é a minha estreia, e também no blog A Mesa Redonda, do qual fui fundador e participante até há bem pouco tempo, tive duas citações, aqui e aqui.

Nada disto acontecia, sem a motivação e contributo que os nossos visitantes nos transmitem!

Obrigado a todos!

PS: Novo símbolo do Blog Águia de Ouro!

Até Sempre CAMPEÃO..

É com o maior desgosto e vontade que faço este post.

Chegou aos 32 anos, e quando poderia ter colocado final à carreira, ROBERT ENKE, colocou fim à vida (suicídio), aponta a polícia alemã, em primeira instância.

Não há palavras para descrever este GRANDE GUARDIÃO que defendeu o templo ENCARNADO, para mim em conjunto com Preudhomme, os melhores das ultimas duas décadas ao serviço do clube.

Com Passagem por SL Benfica, FC Barcelona e por último no seu Hannover, ROBERT ENKE, estava actualmente a chegar ao auge na selecção germânica, e a comunicação alemã, apontava - o como o titular no mundial 2010.

Assim perde se o HOMEM e o JOGADOR .

UM ATÉ SEMPRE CAMPEÃO, QUE DEUS TE ACOMPANHE!

Onde estiveres olha por NÓS e pelo NOSSO SL Benfica.

EM TODO O CASO JÁ SERIAS SEMPRE UMA LENDA……

GRANDE CAMPEÃO, ATÉ SEMPRE...

3 pontos e venha o Sporting!


O Benfica trocou as goleadas pelo sofrimento, sem deixar de fora um massacre constante tendo em vista o golo, que premiou o desempenho de toda a equipa!

Foi a vitória da raça, do querer e da ambição, talvez pelo jogador que demonstra tudo isso em cada lance que disputa, Javi Garcia (o sr.7 milhões de € - alguém critica?).

O Benfica entrou decidido a marcar cedo, e como ao longo de todo o jogo, partiu para o meio campo adversário, deixando para Marinho (tal como tinha previsto no post anterior) as despesas atacantes e uma seta apontada à baliza de Quim, ainda sem consequências maiores.

Sem Cardozo, coube a Nuno Gomes jogar ao lado de Saviola, embora sem a qualidade do avançado paraguaio, Nuno Gomes pouco fez para esquecer o Tacuara e melhor marcador do campeonato.

Na esquerda, a dupla infernal Di Maria e Coentrão, e na direita tal como previ, a entrada de Maxi fez Rubén Amorim jogar mais à frente, de resto tudo igual, com Aimar a assumir a batuta na maioria dos lances do Benfica, e Di Maria e Saviola a serem os mais desequilibradores.

Na 1ª parte, 3 grandes ocasiões de golo, com Di Maria de livre e Javi Garcia a verem o enorme Peiser negar o golo ao SLB, a Saviola foi o poste que o fez, e assim o nulo chegou com o intervalo.

Na 2ª parte mais do mesmo, uma cadência atacante impressionante da equipa da Jorge Jesus, que cedo trocou Weldon por Nuno Gomes, e deu maior capacidade aérea ao Benfica, e mais velocidade no 1 para 1.

O jogo passava-se totalmente no meio campo defensivo da Naval, e para desplante de todos, um ressalto à entrada da área da Naval, isolou um jogador da equipa de Augusto Inácio, que Aimar resolveu já à entrada da área de Quim.

Di Maria num lance de génio atirou à barra, e parecia que Peiser iria levar a melhor sobre toda a equipa do Benfica, foi um gigante entre os postes o guarda-redes francês da Naval.

Mas aos 89 minutos, num livre marcado pelo esquerdino Di Maria, possibilitou a Javi Garcia num gesto técnico superiormente executado, desfeitear toda a estratégia dos homens da Figueira da Foz, que bravamente lutaram, mas o Benfica tudo fez para ser bem sucedido, como o foi no final!

Um jogo sofrido, que teve a recompensa e a estrelinha de campeão, são jogos assim que decidem campeonatos, e o Benfica tem tudo para ser campeão!

Os 5 pontos de avanço sobre o FC Porto e 11 sobre o Sporting, são margem para errar, mas a vantagem é sempre para alargar, nunca para encurtar!

Com esta garra, este querer e esta ambição, este Benfica pode ir longe!
No jogo de ontem, um golo cedo, e dava origem a nova goleada! Mas jogos como o de ontem, ou como os do Nacional, Leixões ou Setúbal vão acontecer várias vezes, e se no final o resultado forem 3 pontos, só isso interessa ao Benfica!

Agora é pensar já no Vitória de Guimarães e em passar a eliminatória da Taça de Portugal, e depois vem o apetecível derby frente a um Sporting renovado com a frescura de um novo técnico...

Força Benfica!!

Vencer ou golear?

O fim-de-semana foi apetecível em termos de resultados dos principais rivais do Benfica, com a derrota de Braga e Porto, e o empate do cada vez mais longínquo Sporting, o Benfica pode regressar ao topo da classificação ex-aequo com a equipa de Domingos Paciência.

Sem dois dos mais importantes jogadores encarnados, Cardozo e Ramires, Maxi Pereira e Weldon devem ser as opções (avançando Rubén Amorim para o meio campo) para os lugares respectivos.

Prevejo uma Naval defensiva, com Marinho na frente a tentar aproveitar algum contra-ataque para poder desfeitear o guarda-redes Quim, mas apesar de o jogo poder tornar-se complicado se o Benfica não marcar na primeira meia hora, prevejo que não seja difícil o Benfica levar de vencida a Naval 1º de Maio, e tenho algumas dúvidas se não voltaremos a assistir a uma goleada no Estádio da Luz.

Com 3 semanas de paragem do campeonato pela frente, o Benfica pode ir para este interregno com 5 pontos de vantagem sobre o Porto e 11 sobre o Sporting, o que augura algo de bom até ao Natal, até porque ainda vai defrontar estes adversários directos antes do final do ano.

Temos tudo para vencer hoje, e descansar até ao jogo com o Vitória para a Taça de Portugal.

Força Benfica!!

Paulo Bento!


Hoje é um dia triste para o Desporto em Portugal, já estamos habituados a assistir a casos semelhantes, mas não queria deixar de fazer a homenagem do Águia de Ouro, e pessoalmente, a uma pessoa que um dia envergou o número 6 do Manto Sagrado!

Paulo Bento mostrou ser um treinador com carácter, rigor e muita qualidade!
Infelizmente não teve a sorte de começar num clube que lhe desse todas as condições para triunfar, mas apesar disso fez tudo para honrar os compromissos e fez vários brilharetes em várias competições!

Para um Homem que foi treinador, director desportivo, director de informação e presidente ao mesmo tempo, o Sporting só tem que ter para com Paulo Bento uma enorme gratidão!

Para Paulo Bento, que um dia treinará o Benfica, um muito boa sorte no futuro do jovem treinador português!

Goodison Park, 5ª Jornada

Neste momento estamos a menos de 24 h de um jogo importante para a definição do SL Benfica na Liga Europa e com o Benfica já em terras de sua Majestade (Liverpool).

Para o jogo de amanhã podemos esperar tudo de diferente da jornada europeia anterior, porquê?

Porque o Everton adoptará uma estratégia /modelo de jogo (plano de jogo), diferente daquele apresentado na Luz e com mais alguns valores individuais para complementar o sector defensivo, juntando a isso, o facto de JJ também pensar desta forma, alterando assim também alguns pontos da forma de jogar, como, as nuances / variações tácticas, zona da 1ª linha de pressão, defesa em linha (que permite retirar profundidade ao ataque adversário, defesa alta, alterações e variações dos períodos de pressão alta, entre outros aspectos.

Espero que o SL Benfica mantenha a performance normal, que disponha de velocidade de execução, recepção orientada, executando as transições com a intensidade necessária para provocar desacatos na defensiva contrária e não permitir veleidades na nossa defensiva.

Acima de tudo um SL Benfica com atitude e discernimento, o resto aparecerá porque os jogadores sabem o que devem de executar, pois o trabalho de casa está, e bem feito.

Do outro lado da barricada, uma equipa de orgulho ferido, com capacidade para mais e melhor, com vontade de apagar a má imagem da ultima jornada europeia e da Liga Inglesa (o que lhes poderá acarretar mais pressão), uma equipa com capacidade para mais e melhor, o que deve chegar para o SL Benfica estar alerta, até porque o Everton, joga para o 1º lugar no grupo, assim como nós.

Para mim é um jogo de muitas decisões no grupo !

Uma vitória amanhã, dará para planificar ao parte da época com mais margem de manobra, o que iria resguardar peças chave, para jogos chave…vamos torcer para uma vitória, da classe, do suor, do virtuosismo, vamos torcer pelo SL Benfica de JJ e seus pares, que já nos mostraram que serão capazes de nos dar alegrias esta época.

" Pérolas Encarnadas "


Serve o presente, para nós nos elucidar mos do quem sido a Caixa Futebol Campus ao longo deste curto período de tempo.

Infra-estrutura moderna, dotada de tecnologia de ponta, com o objectivo de trabalhar para retirar o máximo resultado da formação (Formação de Jovens Atletas) e treino de alto rendimento (Equipa Sénior SL Benfica).

Uma estrutura na senda da melhor que existe em Portugal (SC Portugal), com o tempo não tenho dúvidas que iremos ser considerados a par do SC Portugal, Ajax Amesterdão, entre outros, uma das potências da formação de jovens atletas a nível mundial.

Temos neste momento um SL Benfica estruturalmente bem definido, no que ao Seixal diz respeito, pois a nata de qualidade, licenciada em treino de jovens atletas, está ao dispor do SL Benfica (expoente máximo para mim neste momento, Mister Bruno Lage).

No que à observação / prospecção (jovens atletas) diz respeito, o SL Benfica já possui uma vasta e boa equipa de trabalho ramificada pelo país de norte a sul, posso garantir que, todos os campeonatos e escalões de futebol de formação em Portugal são semana após semana observados. No que respeita a esta secção encabeçada pelo Sr. Rui Águas, de realçar que teve um baixa de vulto, que foi a saída de Bruno Maruta para o SC Portugal.

Falando mais em resultados concretos, ou seja, jogadores que estão/foram formados com propensa capacidade para singrar na alta competição, podemos apontar alguns nomes (só das equipas do SL Benfica que disputam os nacionais, e só um jogador por sector, para não ser uma enumeração muito ampla).

Iniciados: Tomas Corrêa - Guarda-redes; João Nunes – Defesa; Raphael Guzzo – Médio ex Chaves; João Gome 8 golos / Rui Caniço 12 golos – Avançados.

Juvenis: Éderson Moraes – Guarda-redes; Carlos Dias – Defesa; Diego Lopes – Médio; Sancidino Silva – Avançado.

Juniores: Fábio Reis – Guarda-redes; Roderick Miranda – Defesa; Lassana Camará – médio; Nelson Oliveira – Avançado.

De referir também os emprestados provenientes da formação com possibilidades de almejar o plantel principal, Leandro Pimenta, Yartey e Rúben Pinto, como é óbvio há mais valores a despontar no Seixal, assim como o futebol não é uma ciência exacta que nos possa afirmar que, estes serão as estrelas profissionais do amanha Benfiquista……são apenas nomes a ter em conta……

Cardozo expulso? Porque não...

777 - Aviso à navegação

7- Hugo Viana , Golaço
77- Paulo César , a encostar após transição rápida

Eis que à 9ª jornada surge a 1ª derrota encarnada nesta edição da Liga Sagres.

Perante um SC Braga super organizado, o SL Benfica vacilou num encontro marcado por mais um caso de túnel, e inconstância (quase ausência) exibicional de algumas individualidades encarnadas.

SC Braga que neste campeonato, tem uma vantagem que não têm outros candidatos ao titulo, ou seja, tem concentração absoluta nas provas nacionais, ao contrário dos demais.

Em contrapartida o SC tem um núcleo duro de jogadores menor do que os restantes plantéis, que com o desgaste da época e prolongamento da mesma, poderá não aguentar o ritmo necessário para um campeão.

Mas, em quanto dura , já bateu o pé aos denominados 3 grandes e desta infligiu a 1ª derrota encarnada. Fazendo uma análise não muito aprofundada, pode mos então constatar que ao SL Benfica faltou Aimar , Javi e exagerou Di Maria (isto a nível individual).

Em suma, faltou objectividade na pressão alta, em conjunto com a falta de clarividência na organização ofensiva, sobrando e abusando Angel Di Maria do individualismo.

O colectivo sobrepõe se sempre ao individual. Por seu turno um SC Braga com a lição muito bem estudada, conseguindo retirar espaços ao SL Benfica, retirando a posse ao SL Benfica e assim aniquilando a maioria dos pontos fortes do mesmo.

A nível ofensivo um SC braga capaz de executar as suas circulações tácticas, usando bem a largura e com um bom organizador, chamado Hugo Viana.

Aplicando sempre muita intensidade nas 27 acções ofensivas, o Braga fez chegar a água ao seu moinho, chegando ao intervalo com a vantagem mínima.

Chegaria a hora do túnel que quanto a mim, deveria haver castigo exemplar (quer interno, quer da liga) para os infractores, pois só prejudicaram as equipas, ficando mais prejudicado o SL Benfica com a expulsão de Cardozo, que o SC Braga com a expulsão de Leone.

Na segunda parte com muito mais espaço para se explanar futebol, o Braga inteligentemente baixou a sua linha de pressão, isto para então reduzir espaços ao Benfica, diminuindo a probabilidade de errar defensivamente e precaver alguma transição ataque / defesa mais débil que poderia ocorrer.

Posteriormente, a nível ofensivo o Braga ( aqui como eu esperava ) jogou no erro técnico / táctico do Benfica saindo em transições rápidas e matando a partida aos 77 minutos por Paulo César.

Perante demonstração de tamanha qualidade de jogo, eu à 9ª jornada considero o SC Braga um sério candidato ao título nacional.

No que respeita ao SL Benfica, muita água vai correr e confio plenamente neste plantel, estrutura directiva e equipa técnica, pelo que os adeptos encarnados não devem ficar abalados, pois não há invencíveis e a derrota mais tarde ou mais cedo aconteceria para a liga, agora até será melhor, para esfriar mos um pouco as hostes a nível interno (assim como Atenas, a nível europeu).

Algumas ilações finais ao que se passou na pedreira: Saviola é um pequeno, grande jogador, o lateral esquerdo que deveria ter iniciado o encontro, quanto a mim seria Rúben Amorim, mas no fim é sempre mais fácil decidir..