Cheira bem, cheira a derby


Já se sente o cheiro da azáfama na metrópole Lisboa, em plena semana de clássico.

A ansiedade já anda estampada na cara de alguns adeptos (de ambas as cores), ansiosos pelo dia e hora do jogo que colocará frente a frente, os dois eternos rivais do futebol Português, Sporting CP – SL Benfica.

Um clássico é sempre um clássico, um derby é sempre um derby, o resultado(independentemente de plantéis, organização, modelo jogo mais ou menos bem preparado ou estado anímico dos jogadores) será sempre o mesmo, incerto....

Não vamos fazer diminuta a possibilidade de vitória Sportinguista pela recente forma colectiva ou pela recém entrada de equipa técnica (por estar a aplicar uma metodologia diferente, preparando um novo modelo de jogo…)

Não poderemos também, dar favoritismo ao SC Portugal por jogar em casa, porque, na minha óptica, em alta competição é um factor importante, mas não essencial…

Essencial será o comportamento da equipa no momento (Jogo) e durante os momentos do jogo ( Organizações, transições , ocupação de espaços ) bem como a capacidade de interpretação e execução “debaixo” de um grande volume de concentração ( até se pode considerar que neste caso, o volume de concentração seja superior em jogos deste género, exigindo individualmente mais de cada atleta, secundariamente reflectindo se no rendimento final da equipa).

Este volume de concentração é talvez das variantes internas de um jogo de futebol mais importantes e difíceis de controlar, importantes para este jogo, pois irá permitir o desencadear ou anular, mais rápido ou mais lento os vários processos de jogo.

No que diz respeito a sábado às 21h 15 no Alvalade XXI, não acredito em grandes surpresas (por parte de Carlos Carvalhal ou Jorge Jesus), a haver será um jogador ou outro .

Tendo em conta os pontos em disputa aposto nas seguintes equipas:

Sporting CP - (4-3-3):

Rui Patrício

Abel (Caneira) Carriço Polga Grimi


Miguel Veloso João Moutinho


Matías Fernandez


Pereirinha Liédson Vukcevic


Da parte do SL Benfica poderão iniciar no habitual esquema de 4-1-3-2:


Quim

Maxi (Rúben) Sidnei (Luisão) David Luiz Coentrão


Javi Garcia

Ramires Di Maria

Aimar

Saviola
Cardozo


O árbitro será o Sr. Pedro Proença, e peço que deixem o senhor desempenhar a sua função, sem pressões, nem sistemas, com tranquilidade…

Tenho a certeza que, se o SL Benfica for tanto ou quanto objectivo, jogar com um pressing e intensidade alta como o fez na maioria das vezes até aqui, a vitória estará muito perto, independente da forma do opositor SC Portugal, mas, o futebol não é uma ciência exacta…

e tudo pode acontecer…

Haja coração

(by Jorge Perestrelo, uma das pessoas que mais vivia intensamente estes dias “escaldantes”, este sim, um verdadeiro amante do futebol)

4 comentários:

Jotas disse...

Caro João Guerra, está ao rubro, estas horas decerscentes são de enorme ansiedade, no meu blog a guerra já estalou, li tanto disparate que até me zanguei e lá tive de deixar de ser low profile, para adoptar uma postura tipo Bettencourt.

João Guerra disse...

Caro jotas, imagino =)...passarei atempadamente a visitar e comentar.

Buga disse...

Ola pessoal, não me levem a mal, mas será que posso perguntar qual o blog do sr Jotas?
Se não quiserem meter aqui, enviem-me um mail, se poderem, claro....
O meu mail esta no perfil...... Desde já obrigado pela atenção....
E para o fim de semana
SCP-0 / SLB-0,5 já era suficiente, mas que ganhe o melhor e que não haja casos...
Até......

António Pista disse...

Em relação ao teu onze, aposto apenas no Peixoto a Defesa Esquerdo, e devolvia a titularidade ao Maxi Pereira no eixo direito da defesa.

Quanto ao jogo espero uma vitória do Benfica, e tenho a certeza que se marcarmos nos primeiros 20 minutos então a avalanche ofensiva vai dar frutos...

Carrega Benfica!