De Olhão para Joanesburgo

Antes de me alongar, começar por falar na nossa selecção sub-21, que obteve hoje fundamental vitória em Olhão sobre a congénere selecção Grega, por 2-1 (Rui Pedro, Yazalde; Dimoutsos).

Excelente resultado dos comandados de Oceano Cruz, Paulo Alves, José Laço (para quem envio um cumprimento especial) que bateram os lideres do grupo 9 de qualificação para o Europeu de 2011.

Neste momento o grupo encontra se assim:

1º Grécia 13 pontos/6 jogos

2º Inglaterra 11/5

3º PORTUGAL 7/5

4º Lituânia 5/6

5º Macedónia 2/6

À nossa equipa falta três jogos, a viagem à Lituânia, recepção a Inglaterra e Macedónia (tudo em 2010).

Pessoalmente acredito neste apuramento, assim como acredito no que poderá acontecer amanha na Bósnia.

Desta selecção de realçar o sector defensivo (Carriço, Miguel Vítor, Fábio Faria, Pereirinha) e sector atacante (Ukra, Fábio Coentrão, que neste momento se encontra ao serviço dos AA, e por último Yazalde).

Sem dúvida dois sectores bem apetrechados de 1as opções.

Individualmente, gosto bastante de Yazalde, penso ter ainda muita margem de progressão, e ainda falta Orlando Sá…

Para os lados de Sarajevo (onde foi vergonhoso a recepção a Portugal, digno de países subdesenvolvidos) joga se a 2ª parte (Zenica) do Euromilhões da FP Futebol, e devo dizer que os comentários de postura agressiva e impetuosidade de Blazevic não passam de mind games (virtude reconhecida ao treinador por muitos analistas).

A mim, apenas me transmite o verdadeiro sentimento / pensamento de Blazevic, que é o de estar neste momento com um pé fora do Mundial, e este discurso não passa de manobra de incentivo e confiança para os seus jogadores, mas no entanto, sabendo que as hipóteses são remotas tentará dar a volta aos acontecimentos, para tal irá colocar a carne toda no assador, sendo presumível que não descurará a sua estabilidade e organização defensiva.

Na minha óptica o segredo deste jogo reside em duas variantes, tempo / posse de bola, quanto mais tempo Portugal tiver a posse de bola, mais ansiedade terá o adversário, daí advirá menos concentração, expondo se mais ao erro, sendo que, com o passar do tempo táctica e naturalmente a selecção da Bósnia obriga se a expor se ao erro.

A Portugal cabe saber realizar uma manutenção e rentabilização da posse de bola, sabendo também sair das zonas de Pressing que serão instauradas (e que devem ser zonas de Pressing altas).

No que ao plano de jogo Português diz respeito, apostava num 4-4-2 clássico, jogando em largura e profundidade, para ao mínimo erro adversário carimbar a passagem para África e encher os cofres da FPF.

Como acredito, confio e sou apologista do mister Queiroz (que sempre apoiei), deixo ao critério do mesmo o plano de jogo (para mim o ponto fraco do nosso seleccionador) a executar amanha. Carlos Queiroz ainda vai dar que falar pela positiva…….Força Portugal!

3 comentários:

Jotas disse...

Caro João, espero que tenhas razão e que as nossas equipas se apurem, embora julgue que a missão dos sub21 é bem mais complicada.
Amanhã é dia D e eu, apesar de não estar a gostar muito do nosso nível exibicional, acredito que a equipa se vai transcender.
Força Portugal.

António Pista disse...

Finalmente tive oportunidade de ver um jogo dos nossos sub-21, e tal como um amigo meu diz, esta selecção é das mais fracas dos últimos anos, não fosse a excelente dupla de centrais que tem, e sem Coentrão e Rui Patrício resgatados aos AA, esta selecção é completamente banal, e a classificação apenas reflecte a realidade.

Quanto à equipa de Carlos Queiroz, depois de ter quase hipotecado a qualificação para o Mundial, Portugal tem agora oportunidade de carimbar o passaporte para a África do Sul!
Sou contra muito do que se passou durante a qualificação, contra a esmagadora maioria das convocatórias do mister Queiroz, mas é altura de eliminar fantasmas e nos unirmos rumo ao objectivo de colocar Portugal num patamar onde merece!

Força Portugal!

João Guerra disse...

Caro Jotas(aproveito esta ocasião para agradecer as visitas e comentários assíduos neste blogue), no que respeita a selecção AA, penso que com maior ou menor dificuldade iremos passar. No que toca aos sub -21, tenho consciência que a tarefa é bem mais árdua, e que teremos no jogo com Inglaterra uma final antecipada, onde só a vitória interessa. Não menosprezando Lituânia e Macedónia, mas estão mais que ao alcance dos nossos jovens jogadores, e se realmente merecem estar no Europeu têm de demonstra lo nestas " 3 finais". Acima de tudo gostava de ver o trabalho realizado nas selecções jovens,« de alguma forma reconhecido, mas , mais do que isso, este europeu servia acima de tudo para atenuar futuras desníveis de qualidade nos padrões de qualidade da nossa selecção AA, a quando de futuras "renovações" de equipa, pois é nestas competições que se amadurece e revelam potenciais "reforços", bem como se podem cimentar rotinas nos sub-21 idênticas às dos AA em Alta Competição. Saudações