A antevisão do derby: análise do Ataque...

E para finalizar a minha antevisão do jogo, tendo em perspectiva um jogo bastante equilibrado, vou analisar o sector onde talvez portistas e benfiquistas entrem em mais desacordo. São dois jogadores de cada lado bastante semelhantes, se bem que o Benfica jogue com dois avançados puros, o Porto apresenta variações de 4-3-3 para 4-4-2, e achei que a melhor análise que poderia fazer era comparar táticas semelhantes.

Saviola é para mim o melhor jogador do campeonato, conduz a bola como ninguém, cada decisão que toma é sempre a correcta, a bola quando sai dos pés do pequeno argentino sai pronta a ser jogada de pronto.
Já fez com Ramires e Aimar uma sucessão de passes curtos de deixar qualquer adversário à beira de um ataque de nervos!

Do lado do FC Porto, mais um sul-americano para a análise, Radamel Falcao, desviado da Luz para o Dragão (só assim Saviola está no Benfica) tem sido um finalizador nato, bem mais fraco que Lisandro na pressão à defensiva contrária, mas com o mesmo faro do golo do ponta-de-lança argentino. Falcao é um rato de área, bem mais um avançado de finalização que Saviola mas sem os skills enormes que o avançado benfiquista apresenta.

Veredicto: Javier Saviola

Óscar Cardozo, o bombardeiro benfiquista, vê em cada bola nos seus pés uma oportunidade de golo, transforma uma jogada sem interesse em mais um golo para a sua conta pessoal. Um ponta-de-lança como há muito não se via nas hostes benfiquistas. Será com toda a certeza, em condições normais, o melhor marcador do campeonato. A qualquer momento pode marcar ao FC Porto e será o maior perigo para as redes de Helton.

Hulk, o gigante verde que despontou no cinema e na banda desenhada foi contratado pelo FC Porto a um clube desconhecido do Japão, depressa Hulk transportou para o campo aquilo que já tinha mostrado na TV, um autêntico portento de força e velocidade, pronto a deixar Rochembacks e outros tantos para trás. Ainda não consegue aliar toda a sua qualidade a boas decisões e julgamentos de jogadas, pelo que na maior parte das vezes torna-se inconsequente, de qualquer forma será sempre um jogador a ter em conta.

Veredicto: Oscar "Tacuara" Cardozo

E por fim aqui fica a equipa final, admitindo que pudessem constar outros nomes, e constariam certamente outros não houvesse tantas baixas na equipa Benfiquista.

Para mim, e apesar das lesões o Benfica é favorito, e tem tudo para vencer, com 2-0 ao intervalo para os comandados de Jorge Jesus, preocupem-se os portistas, com a vantagem inicial a pender para os pupilos de Jesualdo Ferreira, então conta a tradição que o empate será o máximo que o Benfica alcançará.

Um jogo que tem tudo para ser um grande espectáculo, estejam os intervenientes à altura para tal!

2 comentários:

Felipe Virolli disse...

Boa noite!

Muito legal este blog sobre o Benfica. Sou brasileiro, mas admiro alguns clubes de Portugal, entre eles o Benfica.
Por falar em futebol brasileiro e português, como anda o desempenho dos jogadores brasileiros no Benfica? É verdade que o tal Keirrison não marcou nenhum gol pelo Benfica? O que vocês estão achando deste rapaz? Bom ou ruim?

No Brasil, sou torcedor do Palmeiras, último clube do "K9". Aqui ele fez alguns gols, mas sempre contra times fracos. Nos jogos difíceis, não fazia nada.

Abraços,
Felipe Virolli, do www.futebolismo.com.br

António Pista disse...

Boa noite Felipe!

Antes demais, obrigado pelos elogios, e bem-vindo ao blog!

Quanto aos brasileiros, o Benfica tem jogadores muito bons, o Luisão, David Luiz e Ramires são titulares indiscutíveis, e são jogadores acima da média, tendo até lugar no escrete! O David Luiz ainda não teve essa oportunidade, mas terá em breve.

Depois temos o Júlio César que é um guarda-redes de futuro, e o Weldon que é muito útil, rápido e bom cabeceador.

Quanto ao K9, ele realmente não se adaptou, é a 5ª opção para o ataque! Já teve muitas oportunidades na equipa, mas revelou-se sempre pouco agressivo e muito alheio ao jogo. Para mim sai em Janeiro...