A Liga Sagres após 14 jornadas...


Decorridas 14 jornadas, e faltando 1 jogo para dobrar mos a 1ª fase da Liga Sagres, encontramos neste momento um campeonato equilibrado, verificando se no total, 264 golos marcados. Temos assim uma média de 2,36 golos marcados por jogo. 42,9 % de vitórias em casa e 25,9 % de vitórias foram fora de portas. 31, 2 % dos jogos deram empate. De anotar que o resultado típico deste Liga até ao momento é de 1-1. Podemos também adiantar que 46,5% dos jogadores são Portugueses, 26,8 % são jogadores Brasileiros, 3,9 % são argentinos e 3 % são Franceses e os restantes jogadores são inferiores a 2 % por nacionalidade, ou seja, inferior a 8 jogadores, inclusive, como é o caso da Nacionalidade Cabo Verdiana. Melhor ataque desta Liga, SL Benfica com 38 golos, pior Defesa pertence aos homens do Sado com 27 golos encaixados. Melhor goleador, é Oscar Cardozo com 14 golos, o jogador com mais minutos é Fábio Faria ( 1260 minutos), Matheus (SC Braga) é o jogador que mais vez salta do banco (13 vezes). Equipa com mais empates é o Belenenses e a equipa com mais jogos sem perder é o SC Braga, só sucumbindo à 10ª jornada em Guimarães.

Começando a analise individual, SC Braga, 1º classificado com 33 pontos a par do SL Benfica, beneficiando da vitória sobre os encarnados em casa. Tem neste momento 19 golos marcados e 6 golos sofridos. Os comandados de Domingos Paciência, têm demonstrando grande carácter permitindo liderarem a Liga tendo como pontos de referência Eduardo, Moisés, Vandinho, Hugo Viana, Alan e Meyong. Equipa tacticamente disciplinada e eficazmente organizada, fruto de metodologia de treino adequada pelo staff Bracarense para o efeito. Será um SC Braga a lutar pelos 3 primeiros lugares na próxima metade do campeonato, e já com o reforço Miguel Garcia (herói de Alkmar). De dizer que João Pereira já saiu para o Sporting CP, sendo alvo de interesse para reforçar plantéis europeus, Eduardo, Evaldo e Rodriguez.

No 2º lugar da tabela segue o SL Benfica, comandado pelo mestre da táctica JJ. Com uma equipa forte em todos sectores, JJ colocou o SL Benfica a praticar um futebol de elevada qualidade, tendo valorizado, e muito os seus activos. De momento o SL Benfica soma os mesmos 33 pontos que o SC Braga. A nível de Organização e concepção de treino penso que o SL Benfica encontra se ao nível dos melhores da Europa. No plano táctico, apesar de JJ já conhecer os cantos ao campeonato à que dar todo o mérito ao mister, não só pela qualidade, rentabilização de recursos (jogadores como Di Maria, David Luiz, Javi, Cardozo, Aimar, Saviola..) mas também pela liderança no balneário. Para a contenda final da liga, espera se um SL Benfica a lutar pelos 2 primeiros lugares, com o SC Braga, ou com o FC Porto, com mais 3 reforços na bagagem Kardec, Airton e Eder Luis. (Também poderá correr sozinho na luta pelo título, tudo depende das primeiras jornadas em 2010).

No 3 º Posto, segue o FC Porto com 29 pontos, que nesta metade de época não tem mostrado os índices de constância exibicional e de resultados que nas últimas épocas, sentindo, e muito a ausência do comandante Lucho. Nota se a equipa do FC Porto limitada nas transições, em especial na transição Ofensiva na qual se nota uma equipa lenta na tomada de decisão e no processo da transição, reflectindo se a falta do cérebro. Na minha perspectiva à que repensar processos e composição da estrutura intermédia azul e branca. Realçar a época em crescendo de Varela e Falcão. Hulk é um elemento a ter em conta, pois, para mim, tem características extraordinárias.

Na 4ª posição, e posição já habitual, surge o Nacional da Madeira, que até ao momento já amealhou 24 pontos, equipa individualmente forte para a nossa liga, com boa organização colectiva, devido ao bom comando do técnico lesionado, Prof. Manuel Machado. Uma equipa insular, que nos vem habituando à prática de bom futebol, parece ser a par do Sporting CP candidata ao 4º lugar da tabela. De referir a grande temporada de Rúben Micael, bem coadjuvado por Luís Alberto, Salino e pelo goleador Edgar. Rápidas melhoras para o Prof. Machado.

5º lugar, Sporting CP, tem de9 momento 21 pontos conquistados, surge agora um pouco mais estável após saída de Paulo Bento e seus pares. Na minha ótica teremos um Sporting CP a lutar pelo 4º lugar. Uma lástima, esta 1ª volta do Sporting CP, período muito conturbado, onde o problema é do foro interno do clube, reflectindo se no rendimento da equipa profissional de futebol (e não só), toda a situação anormal provocada pelos accionistas da SAD Verde e Branca . Bastante activo no mercado, contratou já João Pereira, Pongolle, e tenta a todo momento adquirir Rúben Micael, Manuel Fernandes e Del Horno (Mourinho diz não ser muito profissional) ao Valência, apesar disso, penso não ser o suficiente para Carlos Carvalhal levar o barco mais além do 4 º posto, se o fizer, será um trabalho extraordinário do treinador Bracarense.

6 º posto, com 20 pontos, U. Leiria, excelente posição dos comandados de Litos Vidigal, este técnico tem mostrado sempre bom trabalho por onde passa, e conta nesta passagem pelo lis, com a ajuda de Carlão, Cássio e Silas. Penso que este equipa deverá oscilar entre o 6º e o 9º lugar da classificativa.

7 º lugar, com 19 pontos, V. Guimarães, mais um jovem técnico Português, a mostrar credenciais, recuperou jogadores abalados, e catapultou a equipa para a parte superior da tabela. Esta equipa denota superior qualidade de jogo e maturidade táctica superior a quando do comando do Prof. Nelo Vingada. Perspectivo um lugar entre o 5º e o 7º lugar para a equipa do berço, que já conta com Valdomiro como reforço para o eixo defensivo.

8 º lugar , Rio Ave com 19 pontos, esta equipa que ao inicio era apontada por muitos, candidata à descida é neste momento, e devido ao bom trabalho do técnico Carlos Brito, uma equipa que luta pela manutenção e secundariamente pela Europa. A conseguir manter o nível é seguramente uma equipa a ter em muita conta na 2ª volta (a lutar pela vitória em qualquer campo), como elementos de relevo, Fábio Faria, Vítor Gomes, Bruno Gama e João Tomás.

9º lugar, 19 pontos, Marítimo, após a dispensa de Carvalhal a equipa do Funchal partiu para uma série de vitórias consecutivas, permitindo neste à equipa treinada por mitchell Van der Gaag ( treinador de nível III, curso tirado este verão em Rio Maior, a par de um amigo, Mister Emanuel Baleizão, actualmente ligado ao Eléctrico FC, comandando soberbamente os juniores na série C da 2ª divisão nacional) estar neste momento a 5 pontos do 4º classificado podendo assim aspirar a lutar por um lugar europeu. Como valores emergentes até ao momento surgem, Alonso, Djalma, Manu, Marcinho e Baba, conta também, já neste momento, com os reforços Yuri e Tchô. Ainda há Pitbull, Paulo Jorge e afins...

10 º lugar, 15 pontos , Naval, equipa que neste momento e no meu entende, irá lutar para não descer. Comadanda pelo último mister campeão pelo Sporting CP , Augusto Inácio, terá tarefa árdua na manutenção pois tem 5 pontos acima da linha de água, faz do colectivo a arma mais forte, sobressaindo individualmente neste conjunto, Peiser, Diego e Marinho.

11 º lugar, 14 pontos, Paços de Ferreira, equipa da capital do móvel ficou órfão do homem do leme, Paulo Sérgio, reflectindo se neste momento essa perda na tabela classificativa. Ulisses Morais terá a missão de tentar segurar os castores no principal escalão, após limpeza de balneário, saídas de Cristiano e Ciel, à agora espaço para equilibrar este plantel.

12º lugar, 13 pontos, Académica de Coimbra, em boa hora José Eduardo Simões contratou o Tactic Master (fanático pelos aspectos tácticos, considerou Mourinho acerca do seu ex- discípulo). Villas Boas não é só inteligente no treino, foi também na gestão da sua curta carreira até ao momento, rejeitando a forca. Tem assim, tudo para provar na Académica o seu real valor como técnico principal. Ao nível de qualidade de jogo e resultados, o céu para os lados de Coi(mbra já está mais azul e branco, e , prevejo um lugar intermédio na tabela, longe da aflição inicial…

13º lugar, V. Setubal, 11 pontos, o treinador Manuel Fernandes (Manel da bola), (que trocou a aparente estabilidade do lis pela tormenta do Sado) tem a missão impossível da liga, um plantel desequilibrado em todos os sectores, a pior defesa da Liga, as únicas coisas positivas deste vitória, é o seu técnico e o facto de estar neste momento um ponto acima da linha de agua. Já contratou o central Português Ricardo Silva de 34 anos ao Shinnik da Rússia por dois anos e meio e Ney por empréstimo do SC Braga. Na calha estão também Luís Filipe, Balboa, Jorge Ribeiro, Orlando Sá, Yazalde, entre outros… Veremos o que o milagreiro da 2ª liga faz no Sado, na pesca da manutenção, que se augura dificil.

14 º lugar, 11 pontos, Leixões, o técnico José Mota já alterou as suas rotinas, já treina à porta fechada, mas as vitórias tardam em reaparecer. Após a excelente época anterior, este Leixões está muito aquém, prevê se um mar de reforços, entre eles Antunes e Didi. As próximas jornadas serão derradeiras para a continuidade de Mota em Matosinhos, à já quem pense em Vítor Oliveira…

15 º lugar, 10 pontos, Olhanense, os comandados de Jorge Costa, mostram qualidade, irreverência mas também demonstram alguma falta de estaleca de Liga. Equipa tacticamente rigorosa, preenche bem os espaços a nível defensivo, forte nas bolas paradas ofensivas e forte sentido colectivo, tem tudo para poder se manter…e tudo para poder descer..

16 º lugar, 10 pontos, Belenenses, a par de Sporting CP e V. Setúbal, equipas com piores classificações e rendimento do que eu esperava, apesar do Vitória de Setúbal se apresentar já à partida limitado. Entra agora para o leme deixado por Joao Carlos Pereira, Toni, o técnico ex Cluj, que terá a missão de fazer acordar o gigante do Restelo, e retirar da zona aflitiva da tabela. Para Os Belenenses e Vitorianos (Setubal) é preponderante para a vitalidade e recuperação dos clubes, a manutenção dos mesmos na principal divisão do futebol portugês. Não aposta descidas nem Campeão, apenas esta é a minha perspectiva, até porque, no futebol à muitas variantes que não se controlam, e, a realçar as diferentes Periodizações tácticas implementadas por cada equipa técnica.

5 comentários:

FutebolStorming disse...

Boa e exaustiva análise!

http://futebolstorming.blogspot.com

Onde o futebol é visto a quatro dimensões! Visitem!

Jotas disse...

Boa análise meu caro.
Para mim a desilusão chama-se Sporting e é espantoso o facto de haver mais de metade de troca de treinadores em relação ao nº de clubes, uma enormidade e sinal que em Portugal, projectos a médio e longo prazo não existem.
Um grande abraço e Bom Ano

Pedro L. disse...

Boas eu sou do blog Desporto 3 e gostava de saber se está interessado em participar comigo nas crónicas do benfica como é um blog de Apoio ao Benfica fazia as crónicas no clube e eu colocava no meu blog juntamente com o link do seu blog.

Caso aceite contacte-me SFF -» livetvshows@gmail.com

www.desporto3.blogspot.com

Lílian Alcântara disse...

Aeae
Adicionei seu blog nas parcerias aqui... você tinha adicionado à um tempão, mas como é muita gente cuidando do blog seu comentário passou vazado.
http://gol-de-letras.blogspot.com

readd a gente ae...
valeeeeuu

Carlos Gregorio Junior disse...

Bela analise parceiro. Para mim o melphor time de Portugal é o Benfica. Contratou recentemente o ALAN KARDEC, ex-vasco.

Joga muito ele, ve mais informações sobre ele:

http://vascaominhapaixao.blogspot.com/2009/02/especial-alan-kardec.html

Visita lá,

Carlos Junior
Blog o Sentimento nao para
http://vascaominhapaixao.blogspot.com/