Deitando um olhar pla Costa do Marfim ....

Cabe o seguinte post, para dissecar sobre a selecção que irá defrontar a selecção portuguesa na 1ª Jornada do Campeonato Do Mundo em África do Sul.

Costa do Marfim, representante uma das representantes da CAF (Confederação Africana de Futebol) no Mundial, fundada em 1960, é neste momento presidida pelo Sr. Jacques Amouna.

Neste momento, e como treinador encontra se à frente dos destinos da selecção africana, Vahid Halilhodžic. No presente momento ocupa o 16 º lugar no Ranking da FIFA com 927 pontos.

Em minha opinião é das selecções mais fortes do continente Africano.

Juntando ao poderio individual, o facto de maioria dos seus jogadores alinharem em campeonatos tacticamente muito evoluídos, como em Espanha, Alemanha, Inglaterra, entre outros….

À que, também referir algo quem muitos se têm esquecido de dizer sobre esta selecção, que é, a existência de CAN no inicio de 2010, possibilitando assim ao novo treinador preparar a sua equipa para o novo desafio em todas as vertentes, (Técnicas, Tácticas, cargas de concentração, níveis de intensidade, “experiência em fases finais”).

Descodificando um pouco tacticamente esta selecção Costa Marfinense agora comandada pelo selecionador Bósnio, pode mos avançar que poderá apresentar uma equipa com um dispositivo táctico em 4 – 3 (1 + 2) – 3 , ou seja, na baliza poderá pontificar Barry , lateral direito : Eboué , centrais : Kolo Touré e Méité (Zoro), lateral esquerdo: Boka ; médio defensivo: Zokora; Médios centro: Romaric , Yaya Touré (Seydou Keita), Extremos: Kalou (Kader Keita), Aruna Koné (Bacary Koné) e Avançado : Didier Drogba, considerado por muitos amantes do desporto rei, o melhor avançado do na actualidade.

Dizer também que, pelo que conheço das equipas orientadas pelo mister Halilhodžic (Paris Saint Germain, Trabzonspor da Turquia, Velez Mostar da Bósnia, Raja Casablanca de Marrocos, Lille e Rennes de França) são equipas tacticamente suficientemente capazes de fazer frente a qualquer equipa, não sendo no entanto equipas soberbamente disciplinadas tacticamente, atribuindo por isso em primeira análise, um nível táctico razoável a esta selecção.

Somando a qualidade Individual à capacidade do seu treinador devo dizer que temos a aqui uma mistura difícil de beber na 1ª jornada, pelo que reforço assim a importância no 1º jogo Português na competição.
Destaco – o não por ser o primeiro, mas sim por ser a Costa do Marfim.

Considero que, uma Boa Organização Táctica supera qualquer valor individual, pelo que, declaro a meu ver, Portugal favorito para este encontro.

Também não descuro o empate, o que poderia colocar em risco a passagem da Selecção Canarinha…..ou da nossa selecção à fase seguinte …

Apresento a estatística desta selecção Marfinense: Fases finais de Mundiais: 1 (2006);

Primeiro Jogo: Costa do Marfim 3 x 2 Benin (Madagascar, 13.04.1960);

Maior vitória: Costa do Marfim 6 x 0 Madagascar (Abidjan, Costa do Marfim - 01.07.2001);

Maior derrota: Costa do Marfim 2 x 6 Gana (Costa do Marfim, 02.05.1971);

Fora das quatro linhas :

Nome: République de Côte d'Ivoire;

Origem do nome: os colonizadores franceses batizaram a região de acordo com o comércio de marfim local.;

Continente: África;

Língua oficial: Francês e idiomas locais;

Capital: Yamoussoukro;

Área: 322.460 km²; População: 17.298.040;

Densidade demográfica: 54/km;

Independência: 07.08.1960 da França;

Moeda: Franco CFA;
IDH da Costa do Marfim: 0,420 - Baixo desenvolvimento humano (163º lugar);

PIB: US$ 17.084 milhões (82º lugar);

PIB per capita: US$ 886 (125º lugar);

Fuso horário: UTC +0;

Código Internet: .ci; Código telefônico: 225;

Para terminar a minha dissertação, fica o hino destas gentes africanas: Tradução do Hino nacional da Costa do Marfim:

Saudações ó terra da esperança; | País da hospitalidade; | Tuas legiões repletas de valentia | Aumentam sua dignidade. | Teus filhos, querida Costa de Ivoire, | Orgulhosos artesões de tua grandeza, | Todos reunidos por tua glória | Construir-te-ão com alegria. | Orgulhosos habitantes de Ivoire, o país vos chama. | Se nós temos a paz derivada da liberdade, | Nosso dever é de ser um modelo | Da esperança prometida à humanidade, | Forjando, unidos no novo credo, | A pátria da verdadeira fraternidade.

Vamos Lá Nação Valente e Imortal !

0 comentários: