Desmistificando a Selecção da Coreia do Norte

Coreia do Norte, selecção do continente asiático (AFC), é actualmente presidida pelo Sr. Kyong Man Rim, e ocupa o 84 º lugar do Ranking da FIFA com 399 pontos.

Esta selecção Coreana conseguiu apuramento para o Mundial 2010, através do 2º lugar obtido na fase de qualificação, onde obteve 12 pontos, atrás do 1º, Republica da Coreia. O seleccionador da selecção da Coreia do Norte dá pelo nome de, Kim Jong-Hun, técnico de 43 anos de idade.

Esta selecção tem se caracterizado ultimamente pelos jogadores, Hong Yong-Jo (Avançado - Fc Rostov), Jong Tae-Se (Médio - Kawasaki Frontale), Mun In-Guk (Médio - April 25 SG) Ri Myong (Guarda redes - Pyongyang CSG).

Têm sido ultimamente estes jogadores o esteio desta selecção, cujo técnico opta por um modelo de jogo defensivo, em que a equipa tenta explorar apenas o ataque rápido.

Tentando transpor uma ideia mais concreta desta selecção asiática, posso dizer que possui grande rigidez táctica.

Tem um bloco defensivo alto, de boa estatura.

Não é uma selecção criativa.

É apenas razoável no passe e na recepção.

Quanto à disposição táctica, esta equipa tem assumido os seus jogos em 4-4 2, dois médios centro e dois médios ala.

Utiliza normalmente uma 1ª linha de pressing média / baixa, ou seja, implicando que 10 jogadores estejam atrás da linha da bola, reduzindo espaço ao adversário e potenciando oportunidades para contra atacar.

Em bolas paradas, defensivamente, costuma executar marcação mista ou então, a rudimentar marcação individual.

Falando agora um pouco a nível de confrontos recentes desta selecção no seu apuramento.

Obteve então duas derrotas, contra o Irão (1-2) e Republica da Coreia (1-0), 3 empates, (a 1ª bola com Rep. Coreia, e a 0 bolas com Irão e Arábia Saudita).

A vitória mais folgada foi de 2-0 frente aos Emirados Árabes Unidos, por isso, e a meu ver, está mais que ao nosso alcance.

Esta é a opinião do mister Carlos Queiroz:

“Tecnicamente não são muito evoluídos e tacticamente também não. Penso que a maior virtude deles é serem uma equipa generosa, com jogadores muito esforçados. Mas creio que é uma equipa extremamente acessível, vi-os jogar algumas vezes e diria até que, à partida, a Coreia é a equipa mais fraca das que estão do Mundial. Agora em termos de generosidade não se lhes pode apontar nada, porque eles entregam-se totalmente. Faz lembrar um pouco aquela equipa de 1966 “, atirou, e bem o nosso manager.

Penso não haver muito mais a dizer e a esperar da selecção Norte Coreana, por isso….

A Próxima selecção que se segue, alvo da minha atençao, é a selecção Africana, Costa Marfinense…..

Força Nobre Povo!!

2 comentários:

Neto disse...

Caros amigos Encarnados!

Estou maravilhado com o Blog!

João Guerra disse...

Caro Neto, é com grande agrado que recebemos os seus comentários e os dos demais leitores. Em meu nome e do António Pista, o nosso Obrigado.
Saudações Desportivas !