Esboçando um olhar pelo Mundial 2010

Ditou a sorte que Portugal ficasse no grupo de Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte.

Quanto a mim, respeito todas as selecções de igual modo, mas estava a ir contra o meu ponto de vista (e contra os meus princípios), se não afirmasse que, somos favoritos a par da selecção Brasileira, a passar o grupo G, isto, sem tirar valor às selecções africana e asiática.

Não se trata de patriotismo, muito menos de ego, a selecção nacional Portuguesa é a 5ª no ranking da FIFA com 1181 pontos, temos valia e capacidade suficiente para ultrapassar a fase de grupos.

Na 1ª jornada iremos defrontar a selecção da Costa do Marfim (16ª no Ranking da FIFA, com 927 pontos), na 2ª jornada, a selecção da Coreia do Norte (84ª no Ranking da FIFA, com 399 pontos) e na 3ª e última jornada, a selecção do Brasil (2ª no Ranking da FIFA com 1592 pontos, a 30 pontos da 1ª classificada Espanha).

Penso, e espero que a 3ª Jornada frente ao Brasil, seja o jogo que ditará o 1º e 2 º classificado do grupo G, com os intervenientes já apurados.

Com este meu ponto de vista, é óbvio que coloco mais responsabilidades e dificuldades no jogo da 1 ª jornada frente à Costa do Marfim, pois trata se do 1º jogo, e de uma selecção forte (uma das mais, se não a mais forte do continente Africano).

No que respeita à selecção Norte Coreana, não menosprezando a mesma, mas de referir que é, à partida, a selecção com menos possibilidades e capacidades de passar, se bem que, tem a seu favor um estilo idêntico ao de Otto Rehhagel na selecção Grega (Greco - Germâncico), onde se privilegia, e muito a Organização defensiva, o que pode dificultar,e muito, a vida aos adversários.

Quanto à calendarização do Grupo G :


O Professor Carlos Queiroz já definiu onde irá ser o quartel general da Selecção Nacional Portuguesa em África do Sul.

Gauteng é a mais pequena província da África do Sul, mas também a mais populosa, uma vez que contempla toda a zona da cidade de Joanesburgo.

O número de habitantes desta região é aproximado ao de Portugal (10,5 milhões de pessoas).

A escolha de Gauteng obriga a uma viagem relativamente longa até à Cidade do Cabo.

De Joanesburgo até à cidade que acolhe o jogo com a Coreia do Norte são aproximadamente 1400 quilómetros.

Em todo o caso é uma viagem que demora pouco mais de duas horas, se for feita de avião.

Salientar que a nível de altitude (pressão atmosférica), Portugal estará a treinar num dos locais mais altos, para assim se adaptar a jogos em que se verifique estas condições (perspicácia e inteligência do staff técnico, que demonstra desde já grande capacidade de metodologia de treino, preferindo treinar sempre, em condições o mais semelhante possível, às que contemplarão nos jogos).

Ainda sobre o nosso mister, de referir que será o 7º mais bem pago entre os 32 técnicos que irão estar presentes na contenda, com um salário a rondar os 1.350.000 milhões de euros por ano.

Fábio Capello (Inglaterra; 8, 8 milhões), Marcelo Lippi (Itália; 3 Milhões), Joachim Low (Alemanha; 2,5 Milhões), já asseguraram os 3 primeiros lugares, pelo menos ao nível do assalariado, quanto a Dunga, recebe uns irrisórios 800 mil euros (comparando com Capello, são só, menos 8 Milhões).

Na tabela de salários, aparece em 32º o selecionador Nigeriano, Shaibu Amodu com 125 mil euros por ano, ou seja, inferior a salários mensais de alguns jogadores do nosso campeonato……

Enfim assim vai a caravana rumo a África do Sul ……

No próximo post, desmistificar a selecção da Coreia do Norte…

Vamos lá Heróis do Mar!!!

1 comentários:

World Futebol disse...

Blog muito bom parabens.
Adicionamos o vosso link no nosso blog na secção "blogs pareceiros".

World Futebol
http://world-futebol.blogspot.com/