Na ressaca do Derby

SL Benfica e Sporting CP empataram a 0 bolas no Alvalade XXI.

No que toca ao jogo,e, mais especificamente à turma verde e branca, Carvalhal apresentou se num 4-2-3-1 (que é uma variante do sistema 4-3-3), permitindo com maior facilidade a colocação de 5 jogadores na zona intermediária do terreno (quando necessário), reduzindo espaços e ficando em superioridade numérica sobre o adversário em situação defensiva, dificultando as manobras ofensivas do adversário, bloqueando a modo que, a situação de Organização Ofensiva encarnada em boa parte do encontro.

No meu ponto de vista, Carvalhal surpreende me em apostar em Adrien (mas no final do jogo pode considerar se um aposta ganha, bem como, pode ter ganho um jogador para o que resta da Liga).

Como as casas começam se a fazer do solo, acredito que Carvalhal tenha começado a construir o Sporting CP à sua imagem a partir da defesa, pelo que neste jogo ainda não se viu (pelo menos tão aprofundado quanto já demonstra estar a organização defensiva da equipa) uma organização ofensiva devidamente estruturada, tanto ao nível de execução de circulações tácticas, como aplicação do jogo horizontal (largura) ou ao nível do jogo vertical (profundidade), que um 4-3-3 poderá permitir com maior facilidade.

Da parte da turma comandada por JJ, à que registar a entrada de César Peixoto para a lateral esquerda, que relegou para o banco Fábio Coentrão (boa opção de JJ, protegendo assim o atleta, ajudando assim a um crescimento sustentado do jogador).

A nível de plano de jogo, o SL Benfica jogou claramente na expectativa, no erro do adversário, para salvaguardar a própria organização defensiva, tentando expor o menos possível a equipa ao erro.

Defensivamente (o sector defensivo em particular) a equipa reagiu bem, face a alterações introduzidas neste encontro (Luisão e Coentão).

A Nivel Ofensivo, tivemos uma equipa mais monótona do que o habitual, com menor mobilidade, e um pressing em zonas intermédias, ou seja, “jogando para o pontinho”, aproveitando até ao final o deslize adversário que nunca se verificou de parte a parte até ao final da partida (mostrando assim grande dosagem de concentração de ambas as equipas, reflectindo e bem, o encontro num empate, até porque ambas as equipas sem bola, juntavam muito as suas linhas, não permitindo muito espaço de manobra para o adversário explanar o seu jogo)

É compreensível a opção tomada por JJ (controlar o encontro), pois foi jogar fora de casa, o empate serve, deixando neste momento a equipa a 2 pontos do líder, SC Braga (que ontem ganhou 2-0 à U. Leiria).

Quanto ao Sporting CP e Carvalhal a ilação deste jogo pode ser retirada de ópticas diferentes.

Para Carvalhal é um bom resultado, pois chega agora a um balneário instável, joga em casa, contra um SL Benfica em grande forma.

Carvalhal não tem nada a perder, e tem tudo agora para mostrar o que vale, 2 jogos (1 vitória e um bom empate), em minha opinião, saldo positivo até ao momento para o homem de Braga (até porque a equipa tem apresentado alguma qualidade de jogo, a espaços).

Por sua vez para o Sporting CP este empate torna muito difícil chegar ao título, pois assim já se encontra a 13 pontos do líder.

Não é impossível, mas muito difícil…

0 comentários: