Um olhar por Atenas..


Antes de ir ao encontro do título do post em questão, os meus valores, conduta e forma de estar, leva me a dar aqui os parabéns ao FC Porto pela vitória na Champions frente ao Atlético de Madrid.

No que à Liga Europa diz respeito, temos então uma deslocação do SL Benfica ao OAKA Spiridon Louis , na mítica cidade de Atenas. No que ao AEK respeita, de referir que este clube é presidido por um ex jogador, Demis Nikolaidis, ex avançado do AEK, Atlético Madrid entre outros….

Foi a partir do inicio da gestão de Nikolaidis que este AEK ressurgiu novamente (à semelhança do SL Benfica, só que, com um período diminuto) e está regularmente presente na Europa do futebol ano após ano. No plano da observação adversária, temos assim uma equipa com uma média de idades de 24,79, média de altura de 182 cm e peso de 75kg, sendo que o seu plantel é composto por cerca de 33 jogadores (14 Gregos, 5 Argentinos, 2 Brasileiros……).

No que ao reforço desta equipa diz respeito, vislumbra se Roger Guerreiro (ex Légia Warsóvia), Németh (empréstimo Liverpool) e Hersi (Twente), sendo que vêm pontificando nesta equipa valores individuais como, Juanfran , Daniel Majstorovic, Kafes , Panagiotos Lagos, Rafik Djebbour (aquele que o SL Benfica supostamente estava interessado), Manduca (ex SL Benfica), Ismael Blanco e Ignacio Scocco (atenção aos argentinos), o técnico responsável é, o contestado sérvio, Dusan Bajevic.

O AEK apresenta se assim no seu estádio vindo de um ciclo de derrotas, para o campeonato por 0-1 frente ao mítico Panathinaikos (não falando no confronto com Olympiacos que deu derrota) e também na 1ª jornada da europe league, onde foi a Goodison Park ser goleada por 4-0.

No plano técnico/táctico (estratégico), penso que o SL Benfica deverá ter como aliado a obsessão resultadística Grega (que poderá retirar organização e coesão aos Atenienses e o facto de o técnico sérvio estar sobre brasas), em contrário terá um ambiente verdadeiramente infernal para enfrentar (Inferno da Luz no seu reverso da medalha).

Tacticamente o AEK devera apresentar se num 4-4-2, com um Pressing em zona intermédia, sendo que poderão criar perigo se congelarem a posse de bola e manterem impermeável o seu sector recuado, com uma linha defensiva alta.

Em contra partida, os Gregos terão de se precaver para a grande capacidade e Organização Ofensiva encarnada, pois o SL Benfica, tanto cria perigo com um futebol directo e em profundidade (procurando os espaços na defesa ateniense, em caso de jogarem com uma linha defensiva alta), como jogando em apoio (como é habitual fazer). Em ambas as opções os Atenienses não poderão permitir veleidades aos encarnados, se não dará …..Cardozo ou Saviola…

Da parte do SL Benfica penso que JJ leva o AEK detalhadamente preparado, sendo que irá apresentar o 11 mais forte, sem dó nem piedade. Peço aos Benfiquistas que peçam a vitória e não a goleada. As goleadas também têm efeitos nefastos, e , não acredito sinceramente em golear em Atenas.

Força SL Benfica!

Amazing!


Demolidor (Parte...) - Benfica 5-0 Leixões!

Parece que cada vez que fizer uma análise ao jogo do Benfica, poderei escrever sempre o mesmo título e ainda bem!

Antes de mais, tenho que me referir à excessiva violência com que os adversários do Benfica praticam nos jogos com o SLB. O jogo com o Leixões foi demasiado bárbaro para ser considerado futebol, quem viu os minutos iniciais da partida constatou que seria demasiado difícil o Leixões terminar com os 11 jogadores em campo.

O Benfica neste jogo nem entrou com a força que lhe é característica, demorando a encontrar os caminhos que o levariam ao golo. Curiosamente logo aos 2 minutos, num lance de bola parada podia ter feito o 1-0, por três vezes, mas foi um lance que não teve o seguimento pretendido nos momentos seguintes do jogo!

Javi Garcia e Ramires jogaram a titulares, e nem parecia que tinham passado a semana condicionados! Javi deu a consistência necessária, nomeadamente às subidas de David Luiz, e as transições rápidas de Ramires fizeram com que a acutilância a todo o campo que o Benfica imprime seja mais evidente.

Mas só aos 45 minutos o Benfica chegou ao golo através de um livre de (quem mais podia ser) Pablo Aimar e David Luiz de cabeça a inaugurar o marcador!
Na Segunda-Parte regressou o Benfica demolidor, pressionante, com fome de bola e de golos!

Vi adeptos de outros clubes a dizerem antes do jogo que o Benfica iria ter mais penalties, mas assim vai ter muito mais! O Benfica joga a fazer bastante pressão na defensiva adversária, e jogadores como Di Maria, Ramires, Aimar e Saviola entram com muita mestria na área adversária, tendo os adversários muita das vezes que os parar em falta! E mais uma vez foi isso que aconteceu!

Cardozo fez o 2-0 de penalty, Ramires o 3-0 (4º golo do Queniano Azul no campeonato, sendo o 3º melhor marcador), Maxi de regresso aos golos faz o 4-0 e claro, Cardozo bisou para o 5-0!

Referência para as duas assistências de César Peixoto, que realizou uma excelente partida!

Jorge Jesus mantém o Benfica a jogar um nível excelente, e este Benfica deve fazer tremer todos os adversários que o enfrentam! Neste momento será difícil alguma equipa em Portugal parar o Benfica!!

Mais uma vez o Benfica teve uma assistência de fazer inveja a qualquer clube Europeu, 43283 espectadores! Espectáculo na Luz!
Agora vamos ao sempre difícil terreno do AEK de Atenas, para a Liga Europa, mas a vitória está perfeitamente ao alcance do SLB!

Força Benfica!!

Perspectivas para 6a jornada da Liga Sagres

V. Guimarães – U. Leiria: No cômputo geral perspectivo um embate equilibrado, pois são duas equipas bem apetrechadas individual e sectorial para os seus objectivos, a vitória poderá recair para qualquer das equipas, sendo que um factor importante num embate equilibrado é a simplicidade e velocidade de execução em ambas as transições. Assim, e pesando o factor D. Afonso Henriques penso que ganhará a simplicidade …

V. Setúbal – P. Ferreira: será um jogo onde o Paços poderá ter mais posse, enquanto o Vitória local deverá aproveitar para em jogadas de transição directa, procurar espaços e criar frisson na baliza de Cássio. A equipa de Paulo Sérgio deverá manter a sua postura organizada, quer defensiva quer ofensivamente, mas não estará livre de percalços, pois este Vitória, agora e por enquanto de Quim, está moralizadíssimo pelo seu último encontro da Liga Sagres frente à Naval de Augusto Inácio.

SL Benfica – Leixões SC: O Leixões de Mota tem a árdua tarefa de tentar contrariar a congénere lisboeta comandada por JJ e seus pares. Este encontro, penso que será de controlo (e não domínio, pois o Leixões tentará aparecer a espaços) absoluto para os encarnados. Teremos um Leixões igual a J. Mota, a apresentar se em 4-3-3, mas que no plano defensivo se irá desdobrar certamente num 4-5-1. Quanto a JJ, deverá fazer regressar R. Amorim à posição 6 (médio defensivo), devendo depois apostar nas individualidades mais fortes à disposição, sendo que o modelo de jogo não será alterado, apenas o rendimento poderá ser afectado pelas modificações. O Benfica tem pela frente mais um encontro com obrigação de contorna-lo com uma vitória.

Olhanense – SC Braga: O líder do campeonato terá uma viajem longa, tanto no plano da deslocação à cidade de Olhão (que será efectuada de avião até Faro e depois autocarro até ao Estádio José Arcanjo), como no plano do jogo (vitória), pois Jorge Costa já demonstrou a época passada e no inicio desta, que é um treinador capaz de enfrentar qualquer equipa com um Olhanense à sua imagem e semelhança. Considero JC portanto um mister do Séc. XXI, no plano geral. Do outro lado da contenda, aparece um Braga líder que conta por vitórias os jogos disputados nesta liga e que já bateu o pé a dois grandes. Para mim, e certamente para Domingos, estes jogos são os que valem campeonatos, e ele terá de saber retirar essa pressão do grupo, pois isto é directamente proporcional, quanto mais avança na competição, maior será a ansiedade e pressão, por outro lado, o factor motivação estará no extremo. É nesta gestão emocional que se vêem os grandes técnicos, e se Domingos passar a 6ª jornada líder, surpreende me a mim, se à 10ª continuar líder, será muito seriamente um verdadeiro candidato à conquista do ceptro.

FC Porto – Sc Portugal: 4-3-3 vs 4-4-2, é um clássico do futebol Português, de resultado imprevisível, em que fracções de segundos poderão mudar tudo, em que a concentração terá de roçar os limites da perfeição, em que uma má basculação defensiva será a “morte do artista”, em que a cedência de posse de bola determinará o desenrolar da partida. Perante estes múltiplos vectores que influenciam e condicionam o jogo, e dadas a equipas em questão, não aponto um resultado, querendo no entanto um empate, o que poderá muito bem acontecer, pois são duas equipas com modelos de jogo distintos, mas com organização, produtividade e estrutura semelhantes, isso revela o equilíbrio pontual existente.

CF Belenenses – Nacional da Madeira: um jogo de reencontros para JC Pereira, pois irá receber um clube por onde passou. O Nacional esta época está a entrar no campeonato com menor fulgor, mas de forma gradual e consistente, e só não se encontra em lugares semelhantes aos de Domingos porque está a correr numa competição internacional (Liga Europa), que lhe retira capacidade, discernimento, concentração e organização exclusiva para a Liga Nacional. Será um duelo muito táctico, podendo valer a supremacia técnica dos da madeira para o resultado final. Quanto ao Belém será mais do mesmo que tem apresentado até ao momento, podendo os índices de aproveitamento serem melhorados, e acredito que serão, não quer dizer que seja já. Um golo cedo, e haverá jogo no Restelo..

Marítimo – Naval: A filosofia de carvalhal, poderá imperar nos Barreiros frente às novas ideias de Inácio. Um Marítimo que terá de demonstrar a sua superioridade e que terá como aliado a necessidade Figueirense em almejar pontos. Por outro lado, estará uma Naval mais próxima do que Inácio pretende, sendo que sem muitos dados de observação e análise para Carvalhal, poderá assim a Naval alcançar uma gracinha no Funchal.

Rio Ave – Académica: Que belo arranque de Liga deste Rio Ave de Carlos Brito, 5º lugar, 9 pontos. Ainda ontem ganhou ao Belém 1-0 em casa. Fiel ao 4-3-3, onde este ano vem pontificando novos valores, jovens promessas portuguesas, como é o caso de Fábio Faria, Vítor Gomes, Sílvio….acima de tudo, Carlos Brito construiu uma equipa homogénea e coesa, mostrando menos fragilidades na sua organização defensiva e apostando fortíssimo no contra ataque, prova disso, é o facto desta equipa não atingir sequer os 50% de posse de bola na maioria dos jogos que realiza. Quanto à Académica penso que poderá ter uma palavra a dizer, mas para tal, terá de modificar muitos aspectos técnico/tácticos, mas também psíquicos, como por exemplo, a atitude. Espero muito deste Rio Ave para este jogo, ainda por cima joga nos Arcos…

Por fim queria deixar uma nota para a comunicação social, o defeso de Inverno para a Liga Portuguesa, inicia se em Janeiro, como tal, não tentem destabilizar Fábio Faria, o Rio Ave e consequentemente o SL Benfica, concentrem se em especular o facto de Ronaldinho Gaúcho poder ir para o Corinthians por exemplo, mas entendo a situação, pois o SL Benfica é um fenómeno de venda a qualquer nível que seja associado.

Saudações futebolísticas!

Trocas e Baldrocas...

O título é sugestivo, mas o post terá mais significado se falar em contradições! Contradições essas cometidas pelos adeptos de Sporting e Porto.

"Quem não tem telhados de vidro, que atire a primeira pedra", este ditado bem popular, resume um pouco do que vou dizer a seguir. O fim-de-semana foi rico em casos polémicos, nomeadamente três penalties nos jogos dos três principais candidatos ao título.

Começando pelo meu Benfica, que estando empatado 1-1, teve um lance de grande penalidade depois de Mamadou Tall ter atingido Pablo Aimar dentro da área:



Há quem entenda que devia ter sido assinalado jogo perigoso (livre indirecto), duvido que haja alguém que diga que não há sequer falta no lance, no entanto e para desmistificar a parte do livre indirecto, a lei é esclarecedora:

«O jogo perigoso não implica necessariamente contacto físico entre os jogadores. No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé-livre directo ou com um pontapé de grande penalidade. No caso de contacto físico, o árbitro deve analisar a possibilidade de ter ou não havido um comportamento antidesportivo.»

No jogo do Sporting de Braga vs FC Porto, há um lance na área do FC Porto, onde Alan tenta passar por Álvaro Pereira e este atinge o jogador do Braga, com 0-0 no marcador, seria penalty evidente para os comandados de Domingos Paciência:



No jogo do Sporting CP vs Olhanense, quando o resultado pendia 1-2 para os de Olhão, o árbitro decide assinalar uma grande penalidade por suposta mão de Anselmo na área dos visitantes, ora como se pode ver no vídeo não há qualquer grande penalidade no lance, pois a bola embate no peito do jogador do Olhanense:



Três lances de grande penalidade, um bem assinalado, um mal marcado e outro mal ajuizado não marcando.

São lances destes que dão ou tiram pontos, e que dada a derrota do Porto acabou por não ter tanta influência no resultado, mas que no jogo do Sporting deram alento para o que depois viria a dar os 3 pontos.

Olhando para o "Tribunal de O Jogo" esse diário desportivo que tem a conotação clubística que todos sabemos, vimos duas opiniões unânimes sobre os lances dos jogos de Porto e Sporting, e uma com maioria para quem efectivamente não sabe ou não quer interpretar a lei, do jogo do Benfica:

Momento mais complicado (Sporting vs Olhanense)

41' Foi bem assinalado o penálti a favor do Sporting, por mão de Anselmo?

Jorge Coroado

-

De modo algum. Anselmo jogou com o peito e não com a mão, pelo que não deveria ter sido sancionado o castigo máximo, menos ainda punido o jogador com o cartão amarelo.

Rosa Santos

-

Não foi penálti. Foi uma invenção do árbitro. Os que deviam ter sido assinalados, não assinalou e depois inventou esse lance. Não é verdade que Anselmo tenha jogado a bola com o braço, porque a jogou com o peito.

António Rola

-

Não. Segundo erro grave do árbitro. Anselmo dominou a bola com o peito, e o árbitro, de uma forma errada, considerou grande penalidade. Para além do erro técnico, o jogador foi penalizado indevidamente com o cartão amarelo.

Momento mais complicado(Sp.Braga vs FC Porto)

17'

Álvaro Pereira comete falta passível de grande penalidade sobre Alan, avançado brasileiro do Braga?

Jorge Coroado

-

Álvaro Pereira, com o pé esquerdo, prendeu o pé direito de Alan, derrubando-o. Grande penalidade inequívoca que o árbitro não lobrigou e o assistente Ricardo Santos por estar atrasado não lhe indicou.

Rosa Santos

-

Trata-se de um lance muito complicado de analisar. Depois de ver o lance por três ou quatro vezes, dá para ver que a falta de Álvaro Pereira sobre Alan é passível de grande penalidade. Pedro Proença esteve mal.

António Rola

-

Sim. Álvaro Pereira, com o braço esquerdo, empurra Alan e, simultaneamente, com o pé esquerdo, derruba o adversário. Falta indiscutível para grande penalidade.

Momento mais complicado(U.Leiria vs Benfica)

77'
Foi bem assinalado o penálti, a favor do Benfica, por falta de Mamadou Tall sobre Pablo Aimar?

Jorge Coroado

-

Não. Não houve qualquer grande penalidade. Existiu, sim, jogo perigoso activo de Mamadou Tall. E o contacto deu-se também pelo movimento frontal do jogador do Benfica.

Rosa Santos

-

Não, não é penálti. O jogador do Leiria joga primeiro a bola. No máximo, seria livre indirecto, nunca penálti. E isto se houver falta.

António Rola

+

Sim. O jogador do Leiria tentou fazer um pontapé de bicicleta, vindo a atingir Aimar, e, perante a lei, o árbitro só teve de considerar penálti.

Sofrida...


A vitória do Benfica foi sofrida, mas bem saborosa tal como todas as 4 anteriores para a Liga Sagres!

Jorge Jesus trocou os avançados que tinham alinhado frente ao BATE Borisov, e apresentou Schaffer no lugar de Peixoto. Quim ao contrário do que os jornais querem contrariar, voltou ao lugar que é seu por direito, e por neste momento ser o melhor guarda-redes português!

Tudo parecia correr com a "normalidade" dos últimos jogos, quando Saviola após livre de Aimar fez o golo aos 4 minutos! Aí acredito que na pensamento de todos Benfiquistas e não só, que o Benfica iria partir para uma goleada! Puro engano, não estivesse do outro lado da barricada, uma "velha raposa" como Manuel Fernandes.

Manuel Fernandes, montou uma equipa que tinha como propósito empatar com o Benfica, tal como ele admitiu na antevisão do jogo de hoje! Para isso usou apenas Carlão na frente, e reforçou o meio campo defensivo.

Depois do golo, o Benfica manteve o controlo da partida, mas com a União de Leiria a anular as incursões ofensivas da equipa de Jorge Jesus.
E foi de forma semelhante ao golo do Benfica, que o Leiria chegou ao golo, um livre marcado pelo maestro Silas, e David Luiz a desviar quando Quim parecia ter o lance controlado, e a fazer um auto-golo.

O Benfica tremeu mas não se desmoronou. Embora não criando grandes situações de perigo.

Veio o intervalo, e no início da segunda-parte, confirmou-se uma tendência da primeira, Keirrison precisa de mais tempo para ser titular no Benfica, o facto de não mostrar qualquer expressão facial em nenhuma altura do jogo, sorriso, zanga ou tristeza, caracteriza a sua forma apática e sem garra de encarar as jogadas.

Jorge Jesus pressentiu que as coisas tinham que ser mudadas e colocou Cardozo e Nuno Gomes em campo, tirando Keirrison e Ramires, dando uma maior acutilância ofensiva do Benfica!

Foi assim que numa jogada de trocas de bolas rápidas que o Benfica chegou ao golo, após uma falta por demais evidente sobre Aimar, que Cardozo materializou em golo, atirando para trás o fantasma dos penalties à Sporting!

Com a entrada de Rubén Amorim para o lado de Javi Garcia, saindo Saviola, o Benfica equilibrou defensivamente a equipa e controlou o resto da partida, podendo ainda por duas vezes ter ampliado o marcador, mas a sorte não o quis. Pouco antes do apito final de Jorge Sousa, Ronny ainda colocou Quim à prova!

Foi uma vitória importante, num estádio repleto, que teve o seu recorde de assistência desde a sua inauguração!
Foi ainda mais importante, pois deu ao Benfica a vantagem de 3 pontos, após 5 jornadas sobre o seu mais directo adversário, numa jornada que antecede um escaldante Porto-Sporting!

Não posso deixar de referir a grande campanha que o Braga de Domingos Paciência tem feito nesta Liga Sagres.

De resto, Força Benfica!!!

Motivador!



Mais uma vez esta época me desloquei até ao Estádio da Luz, e mais uma vez saí bastante satisfeito, não só pelo resultado, mas pela entregue e gestão do resultado ao longo de toda a partida.

Existiram duas estreias absolutas em jogos oficiais, Júlio César na baliza e Filipe Menezes a "10".
Se Júlio César teve pouco trabalho, mas duas excelentes defesas ainda assim, Filipe Menezes começou nervoso mas explodiu ao longo da partida, confesso que tive medo de como o jogador ia reagir ao Estádio da Luz, mas apesar do começo nervoso, Menezes logo se libertou e mostrou o porquê do Benfica o ter contratado. Com o tempo, parece-me uma boa alternativa a Pablito, e bem pode aproveitar para aprender bastante com "El Mago".

O jogo do Benfica em relação aos outros anteriores, teve uma grande diferença, Nuno Gomes no lugar de Saviola, e isso notou-se na pressão que o Benfica fazia na defesa adversária, se Saviola pressiona imediatamente a defensiva adversária, Nuno Gomes é mais expectante, e esta diferença fez com que o Benfica nos momentos iniciais não fosse tão acutilante como é normal na equipa de Jorge Jesus.

Mas as espaços o Benfica demonstrou a sua superioridade, com regresso de Maxi o Benfica consegue ter várias alternativas de ataque, e defensivamente consegue ser bem mais consistente! Luisão e David Luiz mostraram mais uma vez o seu poderio defensivo, e David Luiz continua a demonstrar ser muito evoluído técnicamente para um defesa central!

Na esquerda, parece cada vez mais visível que Peixoto é quem dá mais garantias a JJ. O triângulo do meio campo não mudou, e Javi a dar consistência defensiva, com Di Maria e Ramires a conduzirem muitos dos ataques estava claro que mais cedo ou mais tarde a mais valia do Benfica seria materializada em golos. E assim foi, numa excelente jogada de Maxi, com Nuno Gomes a mostrar que ainda pode dar bastante ao Benfica no campo, não só no balneário e como capitão de equipa.

Logo de seguida, cheirou-me a goleada, com Cardozo após excelente jogada de Maxi (mais uma vez) e brilhante assistência de Nuno Gomes a fazer o 2-0. Logo depois só não fizemos o 3-0, porque Di Maria não tomou a melhor decisão na hora de finalizar.

Na 2ª parte, pareceu-me que as ordens era para acalmar e ir pensando no jogo de Leiria. Fábio Coentrão ainda podia ter marcado por duas vezes, mas sem dúvida a finalização com a Camisola do Benfica não é o melhor de Coentrão.

Nota ainda para Filipe Menezes, que chorou ao sair, tal era a alegria do jovem brasileiro após ter sido ovacionado aquando da sua substituição!

3 pontos, e tem que ser essa a quantia que o Benfica amealha no final de cada jogo.

Força Benfica!



Liga Águia de Ouro
Code to join this league: 11870-2431

Liga Águia de Ouro - 1vs1 (a começar na 2ª jornada apenas)
Code to join this league: 11870-2456

À atenção de JJ


Futbolniy Klub BATE Borisov (Bielorrússia), fundado em 1973 (36 anos) é neste momento presidido por Anatoli Kapski.

O treinador do BATE é Viktor Goncharenko, que conduziu esta equipa à Liga Europa. Como histórico europeu este ano, tem 1 vitória e uma derrota, recebeu o Litex, onde perdeu por 1-0. Na segunda mão cilindrou os búlgaros por 0-4 fora de portas.

Como referências individuais têm, Pavlov, Alumona (Russo) e Krivets. O jogador mais alto tem 1´95 m, e o mais velho 31 anos, tendo uma média de idades de 24 anos e média de altura de 182 cm. Esta época desportiva, o Bate vendeu 2 jogadores (ao Kuban), e comprou dois ( Artem Radkov ex. khimki, e Vitaliy Bulyga ex. Luch Energiya), tendo no momento 22 jogadores no plantel.

No campeonato, ao cabo de 18 jornadas, e com menos um jogo que a concorrência, o BATE Borisov lidera a prova com 41 pontos, mais 10 que o perseguidor directo, o Dínamo de Minsk.

No plano de jogo, é uma equipa razoavelmente estruturada tacticamente, onde deverá apresentar um bloco baixo, com muito pouco espaço entre linhas, tentando tapar espaços para a progressão Benfiquista, ou seja, os sectores defensivo e intermédio do Bate, poderão estar compactos em vários momentos, restringido se aos últimos metros do terreno. Devendo o seu sector atacante realizar uma zona de pressing intermédia, para poder explorar desequilíbrios encarnados na sua organização defensiva.

Creio que o SL Benfica terá a iniciativa de jogo, podendo assim, ter o controlo do jogo. Para conseguir o domínio do mesmo terá de se imprimir uma intensidade e velocidade de execução semelhante às anteriores partidas jogadas.

O SL Benfica poderá entrar com o mesmo onze do Restelo, e, jogando em casa terá de assumir se como favorito, e entrar com o pé direito na Liga Europa. JJ exigiu perante o Vitória, eu exijo perante o BATE, e para não criar mos pressão em jogos futuros.....convém “Salir a ganhar”…….


Liga Águia de Ouro
Code to join this league: 11870-2431

Liga Águia de Ouro - 1vs1
Code to join this league: 11870-2456

Consistência exibicional & consistência de resultados

Na 4ª jornada o SL Benfica deslocou se ao Restelo, onde o CF “Os Belenenses” queria aproveitar o factor casa para tentar surpreender. A equipa da cruz de Cristo, que está bem mais equilibrada, organizada e estruturada do que a última época desportiva, começou a partida com o onze a não ter qualquer surpresa, regendo se a partir do 4-4-2 delineado por João Carlos Pereira desde o inicio desta temporada.

Da parte do SL Benfica, mais do mesmo, grande intensidade, circulações tácticas bem definidas, Pressing alto, grande criatividade e César Peixoto no lugar de Shaffer (poderá ser para mostrar a competitividade pelo lugar, e /ou melhor adaptação).

Após as primeiras 4 jornadas, o Benfica mostra algo bem mais importante que os 8-1 ou 4-0 de ontem. O Benfica apresenta consistência ao nível de resultados e de produtividade. É isto que um candidato tem de possuir para poder almejar o ceptro, é isto que o Benfica tem apresentado, agora o difícil será manter, mas a consegui-lo, não tenho dúvidas que o Benfica será campeão.

O que está por detrás desta mudança só poderá ser 2 factores, a grande capacidade do staff técnico, e o avolumar de qualidade individual esta época, que jj teve o condão de transformar em (qualidade) colectiva (formou uma equipa). Esta meticulosa forma de trabalhar de JJ, vai desde a observação, até às bolas paradas do adversário, estudadas e praticadas no treino do dia do jogo.

De referir que do ano passado para este, o Benfica aumentou a sua qualidade defensiva no que às bolas paradas diz respeito, bem como a nível ofensivo, pois JJ trabalha o pormenor à exaustão, e o golo de Javi não é obra do acaso, isso garanto eu. A obsessão pelo pormenor é tanta que, Júlio César foi convocado pelo simples facto de a sua ex equipa ter sido o adversário de ontem…….a isto se chama GESTÃO.

Voltando ao jogo Os Belenenses – SL Benfica, não há muito a dizer, o Benfica sempre teve o controlo do jogo, isto quando não possuía o seu domínio. Uma equipa que quando imprime velocidade aos seus movimentos, às suas circulações tácticas, criando assim a dinâmica ofensiva que é quase impossível de superar, dado o volume e frequência de acções ofensivas praticadas. Foi assim que aconteceu no Restelo, o Benfica “acelerou” e o marcador “disparou”.

Marcador esse, inaugurado com um rasgo individual pelo homem do jogo, Javier Saviola. No segundo tempo, Cardozo, Javi e Ramires (lembram se do que já falei aqui sobre ele?) fechavam o placar. O Benfica continua assim na corrida ao 1º classificado, SC Braga, que mais ½ jornadas sairá do pelouro convictamente (não estou a referir que será o Benfica a ocupa-lo).

Esta segunda feira começou um novo micro ciclo, em que Jesus até quinta preparará a liga Europa, e, a partir de sexta, dissecará os erros de quinta e trabalhará na conquista dos 3 pontos em jogo na 5a jornada.

Até Quinta!

Antevisão...

Finalmente, que duas semanas longas, estas sem campeonato nacional, ainda mais depois do Benfica ter brindado o clube da cidade do choco com 8 lulas!

É verdade que está criada uma euforia, e uma vitória esclarecedora em Belém viria pôr ainda mais lenha para a fogueira nesta euforia, mas sejamos realistas, o Benfica está muito forte, tem muitas e boas soluções para as várias posições.

Frente ao Belenenses, Jorge Jesus vai poder utilizar Maxi Pereira em competições oficiais. É o regresso de um guerreiro ao flanco direito da defesa. Em princípio, será utilizada a equipa tipo deste Benfica.

Quim, que com confiança é sem dúvida o melhor Guarda Redes Português, e Jorge Jesus já lhe terá transmitido a confiança necessária para ser o GR que o Benfica precisa.

Um quarteto defensivo que tem na esquerda o seu calcanhar de Aquiles, mas que com Schaffer ou Peixoto estará bem servido, e que ao longo da época têm os dois muito tempo para crescerem e dar a solidez defensiva que o Benfica necessita. Com o regresso de Maxi, e com David Luiz e Luisão em excelente forma, nada temos que temer.

Depois, está Javi Garcia, um poço de força, um altruísta puro que dá tudo em prol da equipa, os 7 M€ já ninguém fala deles, e já provou ser reforço (Marcus Senna lesionou-se, terá chegado a sua oportunidade Del Bosque?). Com Ramires e Di Maria em excelente forma, e Pablito renovado e rejuvenescido, temos tudo para continuar a pressionar desde o momento em que o GR adversário tem a bola, até a conquistarmos de volta, depois é pôr estes elementos a jogar e aí só pode vir magia.

Na frente, Cardozo e Saviola, David e Golias, encarregar-se-ão de meter a redondinha no fundo das redes de Nélson e trazer a vitória para o Estádio da Luz!

Força Benfica!



Para se inscrever na Liga Águia-de-Ouro, no Fantasy Football:

Código de acesso à liga: 24708-6472

Uma Réstia de Esperança…

Antes de continuar a minha divagação, que fique assente que eu sou apologista do Prof. Carlos Queiroz e suas metodologias de TREINO. (não concordo com o restante staff técnico).No que ao jogo Hungria 0 – 1 Portugal diz respeito, de referir que, para mim foi um paupérrimo jogo de futebol, a todos os níveis (Técnico/táctico…).

Mostrou o esperado, uma selecção húngara a jogar com um Pressing baixo, à procura de apanhar Portugal desequilibrado defensivamente, para que, em transições rápidas pudesse fazer mossa na equipa das Quinas. Quanto a Portugal, começou com um Pressing em zona média, procurou ter a iniciativa de jogo, mostrando debilidades quanto ao modelo de jogo (face ao pouco tempo de trabalho da selecção para executar o mesmo em plenas condições).

Quanto ao Sistema de jogo, 4-4-2, em minha opinião, não é o melhor dado as características dos jogadores Portugueses (Nani, Simão, Cristiano Ronaldo, Quaresma… extremos de excelência, logo, em meu entender deveria se privilegiar os extremos, 4-3-3 a melhor opção).

Quanto ao posicionamento de Pepe a médio defensivo, é para mim uma aberração, o jogador em questão, é simplesmente defesa central. Antes Antunes que DUDA (para mim não era convocado, para lateral esquerdo apostava no Miguel, por exemplo). Quanto a Liédson penso que está a ser uma mais-valia, patriotismos à parte, a França foi campeã com Magrebinos (e toda a França festejou), no nosso atletismo também há naturalizados medalhados (e houve esperas no aeroporto), se tivermos em África e o levezinho facturar, quero ver a critica….

Por fim uma palavra para Pepe (NATURALIZADO), que mantém PORTUGAL na corrida ao mundial, isto porque, Portugal com a conquista destes 3 pontos, fica em 3º lugar, em igualdade pontual (13 pontos com a Hungria, 2ª Suécia 15, e Dinamarca 18). Se os próximos 2 jogos (em casa) ditarem vitória dos Tugas, e, se a Suécia empatar um encontro, Portugal pode SONHAR…..

Um Capitão à Antiga!


Luisão é o exemplo de um jogador fiel ao seu clube! É também um exemplo de raça, querer, dedicação e amor à camisola que veste.

Desde que chegou ao clube que Luisão mostrou a sua qualidade, tanto de grande defesa central, como excelente finalizador nas bolas paradas, como de um autêntico líder não só na defesa mas em todo o campo! Luisão é a voz do treinador em campo! Há muito que assumiu a braçadeira, pois Nuno Gomes raramente é titular, e fá-lo da melhor maneira possível, é um jogador correcto e muito raramente tem casos de indisciplina ou de má conduta para os adversários.

Quem não se lembra do golo ao Sporting em 2004, ou ao Liverpool em 2006. Agora é também um dos habitués do escrete, se bem e reconhecido pelo próprio, os titulares são Lúcio e Juan, ele é um indiscutível do seleccionador Dunga.

Luisão é um central que teria lugar na maior parte das equipas mundiais, e tem um valor muito acima daquele que as propostas que chegam ao Benfica apresentam, por isso não é de estranhar que todas elas sejam recusadas!

Assim, justifica-se claramente a renovação e aumento das condições salariais do nosso nº4! Luisão terá a oportunidade de sair após o Mundial, e espero que aí seja por uns valores bem condizentes com a sua mais valia.

O Benfica já assegurou a sucessão para Luisão, quer David Luiz, quer Sidnei e Miguel Vitor estão preparados para assumir a batuta da defesa encarnada!

Um verdadeiro líder em campo e fora dele!


Da pré – época à 1ª jornada

Começou a época desportiva 2009 / 2010, registando se as entradas e saídas habituais neste período. Como tem sido apanágio nos últimos anos, o meu Benfica a cotar se com grande número de entradas, em relação aos mais directos opositores, SC Portugal e FC Porto.

Começou pela equipa técnica as mudanças, saindo Quique Flores e consequentemente um dos melhores Adjuntos do mundo, Pako (apesar de muitos contestarem a sua relação com os jogadores, eu, considero o muito bom). Entrou Jorge Fernando Pinheiro de Jesus (JJ) e a sua equipa técnica, recrutada ao SC Braga.

No que respeita a entrada de jogadores, e começando pela baliza, acho que Júlio César ainda é uma incógnita, sendo Quim a opção mais válida entre as outras, até ao momento.

No sector defensivo, Patric (que foi emprestado ao Cruzeiro, mas deveria rodar em Portugal, pois poderá render após uma integração gradual e sustentada). Shaffer, que, apesar de denotar algumas lacunas no capitulo defensivo, penso ser a melhor solução para a lateral esquerda (a jogar é que se corrige muitos dos erros, e não será por ele que o sector ficará frágil). César Peixoto, um jogador de créditos firmados na Liga Portuguesa, mas, só vejo a sua contratação dado à sua polivalência, boa opção secundária.

No Sector Intermédio, entrou no glorioso, Ramires, este “Queniano Azul” é para mim, uma pedra por lapidar (a nível táctico), e quando JJ o terminar, muito retorno financeiro e desportivo daí advirá, continuando ele com este “crescimento”, é claramente a melhor opção para a posição de interior direito. Javi Garcia, este “Murciano” só não está no plantel “blanco” por uma só razão, é da “Cantera” e não é galáctico, e ainda bem para nós que Rui Costa investiu 7M na posição (6). Felipe Menezes, a última contratação do defeso encarnado, tem 20 anos, vem do Goiás, joga a médio ala (7) ou médio ofensivo (10), lá (Brasil) dizem, “se mostrar aí metade do que fez aqui, será uma grande contratação…”. Atenção, tem 20 aninhos e não o vejo com capacidade para “carregar” o piano, deixem crescer o “menino”, Aimar encarregasse da batuta.

No sector Atacante entrou Saviola, e só digo isto, Rui nota 20. Keirrison, vem por empréstimo do Barça, está em plena adaptação ao futebol e ao quotidiano na Europa (isto não é o Coritiba nem o “Brasileirão”, é bom que sócios e simpatizantes percebam), já marcou em Toronto, calma. Weldon é o Sr. tostões, mas ao nível de rentabilidade tem se verificado o melhor.
Quanto ao onze tipo que JJ e seus pares idealizou, para mim está 100% definido, e só não foi utilizado frente ao Marítimo devido a lesões e ADAPTAÇÕES!

Onze titular:

12- Quim
14- Maxi 4- Luisão 23- David Luís 3- Shaffer
6- Javi
8-Ramires 20- Di Maria
10- Aimar
7- Cardozo 30- Saviola

Um Sector defensivo coeso, marcando à zona, quer em bolas paradas quer em bola corrida. A defesa joga em linha e alta, fruto do Pressing que o Benfica realiza no último terço adversário. A dupla central, tem sido imperial (Com Sidnei a poder rodar de vez em quando, sem David na esquerda!)
No Sector Intermédio, o Mister JJ disse uma vez ainda no SC Braga: “Losango?....eu não sou professor de Geometria, sou treinador de futebol…”, como querendo dizer, que este sistema de jogo (não modelo de jogo ), e que implementou no nosso Benfica, é um , 4-1-3-2, jogando com dois jogadores entre linhas e do qual eu sou a favor.

Javi Garcia, é um pêndulo, fisicamente robusto, capacidade de choque, bom no jogo aéreo, destaca se acima de tudo pela recuperação e consequente 1ª transição ofensiva.
Ramires, jogador de altas intensidades, jogador com simplicidade de processos (ofensivos e defensivos).

Di Maria, beneficia da grande capacidade ofensiva deste Benfica, fazendo destacar, e destacando se através da sua técnica apurada. Isto só é possível face ao modelo implementado por Jorge Jesus ao nível de organização Defensiva e Ofensiva bem como das transições. Pois este Benfica de JJ realiza um Pressing alto, e bem delineado, permitindo recuperar a bola ainda na defensiva contrária.

Aimar, acima de tudo está na sua posição, depois tem liberdade e coberturas para as acções ofensivas saírem na perfeição. Joga de trás para a frente (poderá dizer se que é o “transportador de jogo”), em suma, é o que temos visto esta época, o verdadeiro 10, o homem que fez com que El Pibe declarasse, “era o único por quem vale a pena pagar bilhete”.
No Sector atacante, completam se Cardozo e Saviola, de características diferentes mas de qualidade semelhante, dispensam qualquer comentário.

De referir que, a grande diferença deste Benfica para o de outras épocas, é o equilíbrio dentro do seu plantel, isto porque ainda há, Miguel Vítor, César Peixoto, Weldon, Rúben Amorim, Keirrison, Nuno Gomes…….

Depois da 5ª taça conquistada e ver a equipa a praticar um futebol consistente, alegre e ofensivo, perspectivo muito mais para esta época.

E vão 5...

Pode não contar para nada, mas a verdade é que criam uma dinâmica vencedora, e habituação de vencer todos os troféus em que participam.


Torneio do Guadiana


Torneio de Amesterdão



Torneio Cidade de Guimarães


Eusebio Cup


CNE Cup

Demolidor...


Não foram 15-0 mas podiam ter sido. O Benfica foi demolidor! Feliz a hora em que comprei bilhete para me deslocar ao Estádio da Luz, piso 0, bancada Meo, Sector 17, com a linha de meio campo mesmo à minha frente, a escassos metros do relvado. É onde eu gosto de estar, não muito em baixo, para mim é perfeita a posição, quase que também eu jogo quando me sento naquela cadeira.

O voo da águia vitória faz arrepiar qualquer Benfiquista, o Hino de Luis Piçarra entoado pouco depois faz arrepiar novamente, depois a vénia, a vénia reinaugurada por Jorge Jesus reconhece que o público fará parte de todas as conquistas do Benfica, será sempre uma das pedras basilares de todas as conquistas.

Do outro lado um Setúbal, que como normal virá jogar à defesa, confirma-se após o apito inicial de Duarte Gomes, são sistematicamente 11 jogadores atrás da linha da bola, o Benfica faz 15 minutos muito bons mas não consegue marcar, tudo normal, ainda há muito jogo pela frente. Os cantos e livres sucedem-se, a avalanche ofensiva é enorme, com Javi Garcia, Cardozo, Luisão e David Luiz nas bolas paradas, mais tarde ou mais cedo o Benfica vai marcar.

Aimar bate o canto, Javi Garcia lá em cima faz o primeiro! Era espectável, mais tarde ou mais cedo o Benfica iria chegar ao golo, foi o Espanhol que já tinha tentado em Guimarães. Grande reforço este número 6, já fez esquecer todos os euros gastos na sua contratação. E mais, fez esquecer Katsouranis. É um enorme portento físico, é viril a jogar, normalmente recupera a bola, mas também comete as suas faltas, normal para um jogador da sua posição, mas atenção com a bola nos pés também dribla e faz jogar.

Mais um livre, o mago encarrega-se de todas as bolas paradas, milimetricamente na cabeça do capitão, e o internacional Brasileiro faz o 2-0. Isto promete.

Ramires é uma autêntica gazela, fininho com drible curto, combina muito bem no lado direito com Ruben Amorim. Ruben Lima não conta com o apoio de Kazmierzack e vê-se grego para parar estes dois. Após uma combinação da ala direita, Ramires consegue o drible e é derrubado. Saviola olha para Cardozo e pergunta-lhe se este quer marcar, Cardozo diz que sim e os 40000 presentes gritam Cardozo, Cardozo, Cardozo. Eu digo para o meu irmão, vai marcar em geito, mas não, Cardozo defere uma autêntica bala, está feito o 3-0. Isto promete, viro-me para trás e comento com um senhor engravatado que nunca tinha visto na vida: "Hoje vai ser das antigas", acena-me como que concordando.

Aos 3-0 o Benfica jogava como se tivesse 0-0 aos 90 minutos, tal é a vontade, a pressão incutida sobre a defesa sadina. Dá gosto ver jogar este Benfica. E então aparece o momento alto da noite, El Mago, recupera a bola dá 3 toques sem deixar cair e ao 4º toque faz o 4-0, espectáculo, não caio em mim de contente, o Benfica joga imenso, é uma autêntica avalanche ofensiva.

Centro de Di Maria, Cardozo recebe mal, mas aparece Ramires a fazer o 5-0. Ainda não chegámos ao intervalo e já o Benfica vence 5-0. Não acredito, isto não é possível, já são vários os cumprimentos entre desconhecidos em todo o Estádio, o engravatado na fila de trás, dá-me palmadinhas nas costas. Os olhares entre os Benfiquistas são cúmplices e unânimes, já não há palavras para descrever o que acontece. Este Benfica pode ir muito longe...

Intervalo, não é normal o que se passa. Até tenho medo da 2ª parte...

15 minutos sem golos, Di Maria e Saviola já repartiram 2 oportunidades cada. Está para breve, e está mesmo. Canto de Aimar, cabeçada de Javi Garcia e Cardozo desvia para o golo. Está feito o sexto.

Sai Aimar para uma estrondosa ovação, acompanha-o Shaffer, depois de um jogo discreto mas com alguns rasgos de bom jogador. Entram dois portugueses, Coentrão e Peixoto. Peixoto faz um centro que com 0-0 levava assobiadela, mas com 6 está tudo bem. Tem crédito, que o aproveite...

Di Maria a rasgar e Cardozo finaliza, 7-0 na Luz. Ainda só tinha visto isto uma vez ao vivo, foi contra o Paços, nos meus tempos de faculdade, ia sozinho ao Estádio, sentado umas vezes nas escadas do Piso 0, outras nas cadeiras bem menos confortáveis. Lembro-me de golos de Anderson, JMP, Mantorras, Nuno Gomes e já não me recordo dos restantes, mas este é diferente, tem bem mais artistas e potencial...

E entra Nuno Gomes, quando foi o 7-0, tinha dito para colocar o Keirrison e tirar Cardozo, dava confiança a um se marcasse e o outro já tinha feito a sua parte. Coentrão centra e Nuno Gomes faz golaço de cabeça, comentei de seguida com o meu irmão, bem melhor que o do Liedson de ontem...

8-0, podemos ir embora, antes David Luiz e Quim oferecem um golo ao Setúbal.

Fim do jogo, ovação enorme, crime cometeram aqueles que abandonaram o jogo sem dar a devida ovação à equipa!
Queremos igual, não no resultado mas em todos os jogos que o Benfica realizar, a mesma garra, ambição e querer fazer sempre mais. Assim podemos ir longe, assim podemos ser campeões, assim podemos dizer que temos uma super-equipa!

Palavra final para Saviola, para mim o melhor em campo, a par de Aimar, ainda que sem o golo que tanto procurou. Aquela jogada em que dribla 3 elementos é fenomenal...

De volta...


Após ter mudado de casa para A Mesa Redonda, o Águia de Ouro está de volta.

Vou convidar mais alguns Benfiquistas para escreverem comigo, e vou reiniciar este projecto ainda com mais força. Desejo toda a sorte do Mundo ao meu antigo blog, mas não queria estar mais a ser o protagonista, deixando já que o trabalho está lançado, todo o projecto nas mãos dos restantes bloggers.

Sendo assim, recomeço o que comecei no dia 25 de Abril de 2007.

Vou mudar o design, acrescentar conteúdos de web 2.0. Mas manter a filosofia, defender o Benfica, atacar quando necessário, e festejar convosco todas as conquistas que o nosso Benfica tenha a partir de agora, que espero sejam muitas!

Vou tentar actualizar o mais possível, e manter o blog sempre com actividade!

Bem-vindos de volta e voltem sempre!