Jornal Record - Vieira: 'A historia julgara o meu tempo'


Jornal Record
Vieira: «A história julgará o meu tempo»
LÍDER ENCARNADO DISCURSA NA GALA DE ANIVERSÁRIO

Luís Filipe Vieira, num longo discurso proferido aos presentes na Gala de comemoração do 106.º aniversário do clube, evento que decorre no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, abordou diversos temas, com o presidente do Benfica a começar por dirigir palavras de solidariedade e a prometer ajuda às vítimas da tragédia ocorrida na Ilha da Madeira no último final de semana.

No discurso, o principal dirigente benfiquista também falou sobre a grandeza do clube, o julgamento dos acertos e erros da sua gestão, a defesa da verdade desportiva, o que já foi feito e as iniciativas que ainda pretende implementar, foram outros assuntos referenciados.

Eis o discurso, na íntegra, de Luís Filipe Vieira:

"Permitam-me que comece esta minha intervenção com uma referência às vítimas da Madeira, porque a nossa celebração não pode passar indiferente a trágica situação que vive a Madeira e a sua população. Para eles a nossa palavra de solidariedade e a garantia, uma vez mais, de que iremos apoiar aqueles que mais precisam!

Quero no início desta noite, recordar que no património do Sport Lisboa e Benfica figura a dedicação constante daqueles que sempre foram a razão de ser deste Clube: os seus sócios e adeptos.

O Benfica - nunca o podemos esquecer e eu nunca o esqueço - é um projecto de pessoas. É por isso que a vossa presença aqui hoje dá sentido aos 106 anos que aqui celebramos. É difícil não sentir num momento como este o peso da história.

Celebrar o nosso aniversário só faz sentido se nessa comemoração houver uma forte motivação quanto ao futuro.

O Benfica sempre viveu entre duas realidades: Ter muito futuro e, ao mesmo tempo, ter muito passado.

Durante anos passamos por momentos que puseram à prova o valor das nossas convicções e a força da nossa união. Conseguimos chegar até aqui porque acreditámos que era possível, porque decidimos avançar sem medo, porque conseguimos transformar os problemas em oportunidades.

Não tivemos medo de correr riscos, de assumir as dificuldades, porque aquilo que sempre engrandeceu o Benfica nunca foi a perfeição, mas antes o acreditar que podemos melhorar todos os dias.

Os balanços de actividade têm sempre a vantagem de nos fazer olhar para o caminho percorrido e medir o acerto do rumo adoptado. O que até aqui foi feito mostrou, por um lado, que escolhemos a direcção certa, mas indica também a dimensão dos desafios que temos pela frente!

A minha promessa para com o Clube foi sempre a mesma: uma promessa de trabalho e responsabilidade. Quando assumi estas funções, parti com a ideia de que só poderia ajudar o Benfica se fosse eu, se não mudasse. Foi o que fiz!

Posso ter errado em algumas ocasiões - seguramente que sim - mas tenho a consciência de que só erra quem tem de tomar decisões e de que quando errei o fiz com o propósito único de ajudar o Benfica.

A história julgará o meu tempo, mas o que certamente não poderá julgar é a minha dedicação e o meu esforço!

O Benfica tem uma história longa, única. Sabe por onde ir e como ir, prefere percorrer caminhos originais, sem nunca seguir atrás de outros. Porque a melhor maneira de não ficar para trás é garantir que somos nós que assumimos o nosso destino.

Quando olho para o nosso passado mais recente vejo marcas da nossa capacidade de inovar, de fazer primeiro, de fazer diferente. Vejo as marcas originais dos nossos fundadores!

A nossa estratégia passa por desenvolver o Benfica, e essa estratégia é única, adapta-se aos novos tempos e às novas realidades, mas que é cem por cento própria.

Para uma instituição, existir é renovar-se e compreender o que cada tempo exige dela, é por isso importante celebrar a nossa história em momentos como este, mas ao mesmo tempo compreender que a história não espera por nós e que o que já fizemos já é passado!

Nunca devemos perder o nosso inconformismo, nem o nosso espírito crítico, porque a partir desse momento estaremos a condenar tudo o que conseguimos fazer até aqui!

O Fundo de Jogadores, a Fundação Benfica, a Benfica TV, ou a nova imagem das Casas do Benfica, são apenas quatro das marcas mais recentes da nossa história e que provam que a melhor maneira de honrar a memória e o exemplo dos nossos fundadores passa por continuarmos fieis ao nosso modelo. E o nosso modelo é simples: Sermos nós para sermos melhores!

Acabei de citar quatro ‘marcas' recentes do Benfica, mas quero esta noite destacar uma delas em particular: a Fundação Benfica. Nunca esqueço as minhas origens, o que sou e as dificuldades que passei.

Por isso é que a Fundação Benfica representa tanto para mim, reflecte muito do que imaginei e desejei quando aqui cheguei. O Benfica é muito mais do que um Clube de futebol, por isso deve estar empenhado na construção de uma sociedade mais justa e mais generosa.

O Benfica foi, é e será sempre uma instituição solidária, empenhada e socialmente responsável. Este é o meu compromisso.

O futebol, hoje, tem uma dimensão universal. Os sócios e adeptos do Benfica estão nos quatro cantos do Mundo. E o Benfica tem de responder a esta chamada benfiquista! É ao mesmo tempo uma necessidade e uma obrigação. E a única maneira de o fazer é globalizar o Benfica. Mas quando falo de globalizar o Benfica não falo da sua história ou do seu prestigio. Esse é reconhecido por todos nos cinco continentes.

Quando falo de globalizar, falo de levar as Casas do Benfica e a Benfica TV a todas as comunidades onde existam portugueses, onde existam benfiquistas. Esta é uma decisão estratégica que está tomada e que é coerente com a história e a dimensão do Benfica.

Todos juntos temos sabido percorrer um caminho que foi muito duro no início, que foi difícil de percorrer durante muitos anos, mas na verdade o caminho da mudança nunca é fácil. E se é certo que o pior já passou, devemos ter consciência de que a realidade continua a ser exigente no presente. Nada do que fizemos até agora servirá, se não continuarmos empenhados em relação ao muito que ainda temos por fazer.

Temos de estar conscientes de que para ganhar, o primeiro que temos de fazer é reconhecer a dificuldade que isso representa.

Vão surgir obstáculos que temos de estar preparados para ultrapassar. Alguns estão previstos, outros não, mas temos de estar unidos para superar tudo o que possa vir a acontecer. É em momentos como este que - todos nós - sendo muitos, verdadeiramente devemos ser apenas um!

Enquanto caminhamos temos de saber que seremos sempre mais fortes quanto mais unidos estivermos. Que aquilo que nos deve importar não é o que passa ao lado ou o que dizem de nós. O essencial somos nós, o essencial é estarmos unidos à volta dos nossos objectivos.

Mas estar concentrados no essencial não significa estar menos atentos ou vigilantes em relação a alguns comportamentos que apesar de absurdos não são inocentes!

Algumas pessoas têm de perceber que há uma coisa mais importante do que ganhar: a verdade! Não o perceberam no passado, esperemos que o entendam agora!

A verdade é um valor absoluto, pode ser negada, mas não pode ser mudada. Pode ser branqueada - até por alguma justiça - mas mesmo assim não muda a sua essência, porque uma mentira quando não é reparada não desaparece, torna-se apenas maior!

Podem contestar as leis que eles próprios aprovaram, podem até contestar o sol ou a chuva, o frio ou o calor. Mas a única coisa que deveriam contestar é a hipocrisia e a falsa moral que tanto apregoam mas que, verdadeiramente, nunca tiveram.

Podemos continuar a aceitar aqueles que fazem da divisão, do conflito e do cinismo o seu modo de vida, ou podemos rejeitar tudo isso e exigir comportamentos orientados pela seriedade, pelos princípios, pela ética. É neste caminho que nos devemos manter e batalhar para que outros o façam.

Não há vítimas, nem cortinas de fumo, nem conferências de imprensa colectivas ou manifestações encomendadas que possam branquear certos comportamentos. O único que há é gente que perdeu o pouco que lhe restava de vergonha.

Num tempo atrás - não muito distante - dominado pela "escuridão" não vi os "ofendidos" de hoje levantar a sua voz de indignação. Pelo contrário, o que eu assisti foi ao seu silêncio cúmplice que amarrou o futebol português a uma mentira que durou mais de uma década.

É aliás assustador a naturalidade com que alguns viveram o passado e calaram!

Bem podem falar de centralismo que nós falamos do país, bem podem gritar contra o sul, porque esse é o melhor sinal de que - passados tantos anos - ainda não perceberam a verdadeira dimensão de Portugal.

Ao contrário do que alguns assumem, as instituições desportivas não são boas ou más consoante decidem a nosso favor ou contra nós. As instituições são boas quando decidem com isenção, com independência, com verticalidade. Esse é o sentido das reformas pelas quais o futebol português se deve bater!

E é esta mudança que alguns, habituados a pessoas de outros tempos, de outro carácter e de outros princípios, ainda não se habituaram.

O testemunho que vos deixo aqui hoje é este: vamos continuar como até aqui, seguros das nossas capacidades, optimistas em relação ao futuro, mas exigentes em relação ao presente.

Permitam-me que termine a minha intervenção com duas referências individuais.

A primeira é alguém que completa este ano 50 anos desde que chegou ao Benfica. É uma referência viva do nosso Clube, uma marca do Benfica e de Portugal no Mundo. Alguém para quem o futebol não é um jogo mas uma razão de vida e que ainda esta semana foi muito justamente homenageado pela UEFA: Eusébio da Silva Ferreira.

Quanto à segunda pessoa que quero aqui evocar, podia falar-vos das qualidades pessoais de um homem marcante pela sua simplicidade.

Podia falar-vos da sua competência profissional. Mas prefiro, aqui, falar-vos de um homem bom que vai fazer falta ao Benfica.

Quero, por isso, lembrar aqui a pessoa e o exemplo de Walter Marques.

Viva o Benfica!"

One more time...


E venha o próximo....

Rumo à Final!

Se ontem a crença era na vitória do Benfica na Liga Sagres, hoje é o acreditar na possibilidade do Benfica juntar à conquista do título nacional a conquista da Liga Europa, quem sabe, repetindo o êxito do Porto de José Mourinho em 2003, seguindo-se a conquista da Champions em 2004?
Sonha é possível, mas eu quero manter os pés bem assentes na terra, e manter intactas as esperanças na conquista do segundo ceptro mais importante a nível europeu de clubes, priorizando sempre a conquista da Liga Sagres, em relação a todas as outras possíveis conquistas!

Jorge Jesus sabe bem da prioridade do Benfica e dos seus adeptos, neste momento o título nacional é mais importante que qualquer Champions ou Liga Europa, porque será importante vencer a corrida nacional, e tornar-mo-nos novamente o grande ganhador de títulos internos, com o campeonato à cabeça, mas não descurando Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça, pensando depois em voos mais altos, com uma estabilidade de qualidade do plantel maior, mas que isso Rui Costa saberá como fazê-lo, pois viveu a realidade de um clube habituado à mais alta roda do futebol europeu, pois claro, o AC Milan.

Para logo, o Benfica irá defrontar um Hertha em crescendo, mas que carregará consigo um jogo intenso de há 48 horas atrás, coisa que o Benfica evitou ao antecipar o seu jogo da 20ª jornada.
O Benfica tem a motivação da liderança isolada, mas faltar-lhe-à o apoio maciço da sua massa associativa, pois o jogo é a uma hora proibitiva para a maioria dos adeptos!
Eu próprio teria enorme prazer em ver mais uma passagem do Benfica in-loco, mas para estar no Estádio às 17h, teria que sair do trabalho às 16h, e isto porque estou bastante perto do metro, agora imagino a maior parte dos adeptos, a dificuldade que também não terão para marcar presença.
Contingências da UEFA e de termos um clube da mesma cidade em prova e que também passou o seu grupo no primeiro lugares!

A fé é imensa e o acreditar ainda maior, este Benfica possibilita-nos todos os sonhos!

Força Benfica!

Rumo ao título!

O resultado de ontem do FC Porto contra o Sporting de Braga vem devolver a equipa portista na luta pelo título, e demonstra que o Sporting de Braga muito dificilmente não irá perder o comboio da frente, porque quem leva 5 golos num só jogo não apresenta estofo de campeão!

Assim, e deslocando-se o FC Porto a Alvalade no próximo fim-de-semana, e estando o Sporting na mó de baixo, poderá ser um pau de dois bicos, pois um golo cedo da equipa de Jesualdo Ferreira pode desmoronar por completo a equipa verde e branca, mas o Sporting poderá querer mostrar que o que tem produzido está longe de ser o valor real da equipa de Carlos Carvalhal.

Assim, perspectivo para o Benfica um caminho difícil mas perfeitamente alcançável pela equipa de Jorge Jesus.

Por um lado, o Benfica terá de defrontar o cansaço que os seus jogadores demonstram e vão demonstrar com o caminhar para o final da época; por outro, todos os adversários vão querer derrubar este Benfica, onde estão sistematicamente o foco de todas as atenções do futebol português.

Mas o Benfica, conta com o apoio muito forte dos seus sócios e simpatizantes, que transportam a equipa ao colo quando para isso é necessário; por outro, a mais valia de Cardozo, Saviola e companhia será suficiente para derrubar a maior parte dos obstáculos que surgirem pela frente.

Se ontem torcia pelo SC Braga, no próximo fim-de-semana, estarei de verde e branco, mas nada que me impeça de acreditar que o Benfica dependerá única e exclusivamente de si próprio, se bem que se os adversários derem uma ajuda a mesma não será de enjeitar!

Estou plenamente confiante que com garra, emoção e querer o Benfica será campeão no final da época, e digam o que disserem e tentem minimizar os ganhos do SL Benfica, a verdade será sempre que o Benfica é até ao momento a melhor equipa em Portugal, e sê-lo-à seguramente no final da época!

Assim, tenho todos os motivos possíveis para crer na vitória do Sport Lisboa e Benfica na Liga Sagres da presente época!

Força Benfica!

A equipa da década!

A votação está finalizada e podemos apresentar o onze da década na opinião dos leitores do Águia de Ouro!

Assim, e seguindo uma táctica de 4-4-2 com 7 suplentes, e claro o Mister da Década, os eleitos foram:

Guarda-Redes
Defesa Direito
Defesa Esquerdo
Defesas Centrais
Médio Defensivo
Médio Direito
Médio Esquerdo
Médio Atacante
Avançados

No banco:

Treinador:

De salientar a presença de grande parte do onze base desta época, mas também dos grandes jogadores que passaram pelo Benfica nesta década de recuperação do clube e do regresso aos títulos, ainda que não em número suficiente!

Competições Europeias


Confesso que já sentia a falta destes jogos internacionais, ainda para mais com 3 equipas Portuguesas em competição.


Começando então por “olhar” a prova mãe de clubes europeus, Liga dos Campeões.

Nestes oitavos de final à que registar já os resultados apurados, FC Porto 2 – 1 Arsenal (Varela 11´, Falcão 51´;Campbell 18´);

Bayern Munique 2 – 1 Fiorentina (Robben 45'+3 g.p., Olic 89'; Kroldrup, 51'),

AC Milan 2 – 3 Manchester United (Ronaldinho Gaúcho 3', Seedorf 85'; Scholes 36', Rooney 66', 74');

O.Lyon 1 – 0 Real Madrid (Makoun 47').

As restantes partidas da 1ª mão destes oitavos de final serão dia 23 de Fevereiro (Estugarda – Barcelona e Olympiacos – Bordéus).

No dia 24 de Fevereiro irão se disputar (Inter – Chelsea e CSKA Moscovo – Sevilha).

Iniciando os comentários pelo jogo do Lyon - Real, parece que a malapata de o real não ganhar aos gauleses persiste. A equipa Francesa apresentou se irrepreensível no seu processo defensivo, aproveitando Makoun o seu forte pontapé (e que golo) para dar a vitória aos da casa. No que a Ronaldo e companhia diz respeito, penso, e isto friso, penso, não possuírem ainda capacidade para ganharem a competição, pois ainda não conseguem dominar ou controlar um encontro. Com isto não quero dizer que não possam passar ou golear na 2ª mão, mas acho extremamente difícil (acho normal, pois construir um plantel num ano e ganhar a champions no mesmo é tremendamente difícil). Ronaldo Káká e companhia têm de crescer como equipa e isso terá de ter muita mãozinha do Mister Manuel Pellegrini.

No jogo de Milão, Sir Alex levou de vencido Leonardo. Duas equipas com índices de qualidade e produtividade longe de outros tempos, onde de um lado sente-se a falta de káká – Ancelotti, do outro falta a referência que complemente, Ronaldo, pois há Rooney e pouco mais quem desequilibre tecnicamente, pois tacticamente são dois conjuntos apetrchados, mais o Manchester que o AC Milan. Prevejo vida difícil de Leonardo, pois será complicado virar o resultado em terras de sua majestade. Apostava num Catenaccio (modelo de jogo defensivo adoptado em Itália) à moda Inglesa na 2ª mão, mas como ninguém joga para empatar e o Sir sabe disso espero uma excelente partida.


Na Baviera, o Bayern Munique teve um resultado perigoso, pois a Fiorentina a jogar no Artemio Francchi não costuma vassilar, a vantagem é escassa, pois basta um golo da equipa de Florença em casa e poderá sentenciar Van Gaal, que tem vindo a colocar o Bayern em ascendente quer em qualidade de jogo quer em resultados, internos e externos.


Apesar do Arsenal ter vindo ao Dragão débil, por ausência de alguns jogadores, o FC Porto esteve a meu ver sublime, conseguiu um bom resultado, permitindo lhe discutir a eliminatória nos Emirates. Tacticamente cumpridores, individualmente galvanizados, Varela, Falcão, Rúben Micael e Hulk fizeram a cabeça em água à organização defensiva de Arséne. Parabéns ao FC Porto pela exibição, o resultado de 1-0 seria muito melhor, mas, se o FC Porto se apresentar assim em Londres, é candidato a um lugar nos Quartos, a ver vamos.


Nos jogos que ainda não se realizaram, como é óbvio, só farei o rescaldo depois do termino dos mesmos, aguardo ansiosamente pela vitória do mestre José Mário, e farei “ as minhas apostas para a final”.


Liga Europa

Irei apenas comentar os jogos das equipas portuguesas, como na “Champions”, para a Liga Europa também irei apontar os meus favoritos à conquista do ceptro após os oitavos de final da competição, onde espero, que Portugal se faça representar pelas 2 equipas em prova.

Sporting - A equipa está numa fase paupérrima, sem qualidade e produtividade de jogo. A equipa não consegue criar oportunidades de golo, e a nível defensivo é ineficaz (por debilidades individuais e colectivas). O Mister Carvalhal continua a apostar num modelo de jogo privilegiando demasiado o jogo horizontal, em largura, mas não tem elementos que possam desempenhar a função com qualidade, reflectindo se muito este aspecto nos resultados e desempenhos da equipa.

A equipa Leonina deslocou-se a Goodison Park, onde perdeu por 2-1 com o Everton, onde Miguel Veloso manteve de penalty a esperança Sportinguista. Este resultado, na conjuntura actual onde se encontra o Sporting CP, considero um resultado razoável, pois tem ainda todas as hipóteses de passar a eliminatória, ainda para mais jogando em casa.


No Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus quer fazer história na Europa, mas o objectivo principal é a Liga.

Para mim, o Benfica só tem um resultado positivo possível na Alemanha, a vitória.

É verdade que o Herta de Berlim já foi uma potência do futebol na Alemanha, mas, neste momento é o último classificado do campeonato Alemão, e com um pé já na 2ª divisão.

O SL Benfica é neste momento mais forte em todos os aspectos, só jogando a favor dos Alemães o frio e/ou excesso de confiança que espero que Jorge Jesus não permita aos jogadores encarnados. .. Carrega Benfica !

Soberbo...



By Guilherme Cabral

O fosso...


Está em crescente no futebol português o avolumar de um fosso!
Um fosso existente quer pela qualidade de futebol praticado, quer pela distância pontual para os mais directos adversários, entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Braga, e os restantes competidores na Liga Sagres.

Assim, e aumentando esse fosso, espero a vitória do Braga em pleno estádio do Dragão, qual filho que trai o pai, mas para deixar definitivamente fora da corrida pelo título o clube regional que é o Futebol Clube do Porto.

E aí teríamos uma situação engraçada, que transformaria o que acontece na realidade numa coisa assumida por todos, o país dividia-se em dois: uns a torcer pelo Benfica e outros a torcer pelo não-Benfica, que neste caso seria o Sporting de Braga.

Isso, iria mais uma vez demonstrar a força do Enorme Benfica, e subjugar os outros à sua dimensão, fazendo-os admitir que o seu verdadeiro clube não é o que assumem regularmente, mas sim o anti-Benfica.

Por todas essas razões, no Estádio do Dragão, no próximo Domingo, eu vou torcer para que se houver vencedor, esse vencedor seja o Sporting de Braga, pois caso isso aconteça, ou mesmo o empate, o FCP despede-se irremediavelmente do título e deixa essa discussão para as duas equipas que merecem ser lutar pelo título esta época!

De qualquer das formas, o Benfica é o mais sério candidato ao título, não só pela sua mais valia em termos técnico-tácticos, mas também pela sua grandeza e pelo apoio que tem em todos os estádios que visita, seja como forasteiro seja como visitado!

Jorge Jesus e os seus jogadores têm oportunidade de entrar na galeria de ouro do Sport Lisboa e Benfica!

Força Benfica!!

Grande Braga!


Não tenho palavras para descrever este Braga! É uma equipa construída com muitas raízes dos últimos anos, com um treinador novo e com uma mentalidade muito própria e vincada!

Este Braga pode ir longe, inclusivé ao título nacional, desde já dou o meu apoio à equipa de Domingos Paciência no encontro da próxima jornada frente ao FC Porto!
Prefiro lutar taco a taco com o Braga do que ter que levar com o Porto a morder os calcanhares até ao final da época.

Este Braga tem muito mérito, mas tem um grande defeito, que lhe será fatal na minha óptica, preocupa-se demasiado com o Benfica, fala demais no Benfica!

Apesar de tudo o que joga e de estar colado ao Benfica na liderança, não vê que quem vem atrás pode querer puxá-lo para baixo!

Ainda hoje no jogo com o Marítimo, marca um golo escandalosamente irregular, pois beneficia de uma bola que esteve no mínimo 1 metro fora de campo, e que o árbitro auxiliar fecha os olhos claramente!

Eu só deixo a questão, se isto fosse um lance que beneficiasse o Benfica, não haviam de falar arautos da verdade...

Consolidar a liderança!



O Benfica tem um importante teste pela frente, no que se avizinhava uma bela tarde de futebol, o tempo parece ter vindo tirar parte da beleza, no entanto é expectável que o Estádio da Luz esteja perto da enchente, pois já há algum tempo que não se realizava um jogo às 17h de Sábado para toda a família ir ao futebol!

O primeiro classificado, o ENORME, joga contra um sofrível Belenenses que tarda em descolar da última posição da tabela da Liga Sagres.

Jorge Jesus não irá contar com Di Maria, pelo que a manutenção do onze tipo, com Fábio Coentrão na extrema esquerda, César Peixoto na defensiva e Carlos Martins ou Ramires a disputarem o lado direito alinharão para levar de vencida um Belenenses, que à semelhança dos seus adversários irá lutar como guerreiros para travar a melhor equipa da Liga Sagres.

Espero como todos os adeptos do Benfica e não só, uma vitória categórica de Cardozo e Cia., espero ainda uma excelente exibição para servir de tónico à deslocação a Berlim, onde defrontaremos um Hertha frágil, e que não será "osso duro de roer" para este Benfica na minha opinião.

O segredo do sucesso em ambos os jogos será entrar com a confiança necessária para mostrar que somos melhores e materializar o mais cedo possível a superioridade deste Benfica que tem tudo para ser campeão, se o seremos?Estou confiante que sim!

Força Benfica!!

Golear ou não golear?

O Benfica goleou o Sporting sem espinhas ontem à noite!
Foi uma vitória das antigas, que não merece qualquer contestação!

A expulsão de anjinho que João Pereira foi sujeito apenas trouxe ao de cima a mais valia dos jogadores do Benfica, mesmo rodando meia equipa, foi não só suficiente mas bastante melhor que a titular do Sporting.

Este Benfica tem que chegar longe e se já está na final da Taça da Liga, onde dia 20 de Março irá defrontar Porto ou Académica, o título de campeão e pelo menos as meias-finais da Liga Europa, podem dar uma época de sonho à equipa de Jorge Jesus, e finalmente dar aos seus adeptos as alegrias por que tanto anseiam!

De negativo apenas algumas falhas defensivas e Júlio César, que podia ter feito bem mais no golo do inevitável Liedson!

Para a história fica mais uma goleada do Benfica ao seu arqui-rival Sporting, e mais uma goleada deste Benfica nesta época!

Agora venha o Belenenses e a consolidação da liderança na Liga Sagres!

Vai um balde de água fria...

Pois é, confesso que não estava nada à espera destes dois pontos perdidos, e fiquei deveras chateado no final do jogo, nem tanto pelo penalty falhado, mas por saber que a equipa devia ter feito mais para vencer o jogo.

Todos sabemos que o árbitro teve mal, anulou um golo limpo ao Setúbal, quando antes não tinha assinalado uma grande penalidade a favor do Benfica, e fez ainda vista mais grossa pouco depois a um abalroamento de Collin a Di Maria, no fim redimiu-se mas Cardozo não conseguiu dar os 3 pontos ao Benfica.

Esta foi uma pedra num trilho quase sem mácula até agora, mas que serve de aviso à navegação que o Benfica não pode dormir sobre o seu maior poderio!

Este Benfica pode e deve fazer mais, seja com Maxi, com Rubén, com Cardozo, com Kardec, com Miguel Vitor, com Carlos Martins, com Aimar ou com Saviola! Não importam os artistas, importa a camisola e estes jogadores que compõe o plantel do Benfica podem fazer mais, e amanhã frente ao Sporting devemos dar a resposta adequada, e ganhar categoricamente em Alvalade.

O jogo de Setúbal já é passado, há que aprender com os erros, e olhar em frente para conquistar altos voos, sendo que até ao final de Fevereiro muito da futuro pode estar alinhavado, podemos ter vários pontos de avanço sobre o 2º classificado, podemos ter passado na Liga Europa, podemos estar na final da Carlsberg Cup, mas para isso temos que demonstrar em campo que somos melhores, e eu tenho a certeza que somos!

Força Benfica!

Eu sou Benfiquista, com muito orgulho, com muito amor......

África do Sul Parte III


Repescando a minha análise ao grupo de Portugal no mundial, falta falar na selecção crónica candidata ao título, Brasil.

Treinada no momento por Dunga, a selecção Brasileira apresentar se à em África certamente com um leque de opções individuais, de fazer inveja as restantes selecções.

No plano táctico considero as selecções europeias mais fortes, tendo por isso, na minha opinião, o Brasil a sua vantagem na grande capacidade técnica individual e também na capacidade de trabalho da resistência aeróbia do seu staff.

Por vezes diz-se que é a variante menos importante dentro da variante táctica, técnica, volume de concentração etc...mas, à que pensar que um campeonato do mundo é disputado pós Ligas, tendo os jogadores centenas de minutos nas pernas.

Carvalhal diz, e bem, que, a recuperação (pós jogo) é tanto ou quanto importante para a vitória (do próximo jogo), como a observação detalhada desse mesmo próximo adversário.

É neste trabalho aeróbio e anaeróbio que os técnicos brasileiros são “doutorados” (não estou com isto a dizer que utilizam metodologia convencional, pois existem formas de periodização aeróbia, ou seja, trabalhar os aspectos tácticos da equipa focando os índices “físicos”).

Correntemente prevalece o contrário, falando em periodização táctica, o trabalho aeróbio é “desenvolvido”, trabalhando os aspectos tácticos e organizativos.

Prevejo por isso uma selecção Brasileira que individualmente será fortíssima, podendo tornar o colectivo fortíssimo, pois a maioria dos futuros seleccionados, serão provenientes dos grandes clubes europeus.

“Vestindo a capa” de Dunga, as minhas escolhas, tendo em conta a actualidade e o momento, seriam os seguintes:

Guarda-redes: Júlio César, Gomes, Fernando Henrique.

Defesas centrais: Lúcio, Luisão, Thiago Silva e Juan;

Laterais: Maicon, Daniel Alves, Roberto Carlos e Felipe Luís.

Médios: Gilberto Silva, Hernanes, Felipe Melo, Diego, (Elano, Michel Bastos, Ramires, 1 dos 3).

Avançados: Pato, Robinho, Káká, Ronaldinho, Luís Fabiano, Nilmar e Hulk.

O meu onze (4-1-3-2): Júlio César, Maicon, Lúcio, Luisão, Daniel Alves, Felipe Melo, Robinho, Ronaldinho e Káká, Luís Fabiano e Pato.

É um onze muito ofensivo ? Com jogadores de características pouco defensivas?

Há quem diga que a melhor defesa é o ataque (não partilho de todo desta opinião)… Pressing alto, a melhor solução para disfarçar lacunas defensivas.....

Vamos ver até que ponto Dunga tem capacidade para orientar a canarinha….no inicio dos anos 90 era certamente mais fácil para ele, pois com Mauro Silva, Djalminha, Cafú, Aldair, Romário, Bebeto, Edmundo, Roberto Carlos, Denilson, Taffarel, Viola, Raí, Zinho, Leonardo, Mazinho, Branco, Ronaldo “Fenómeno” o grande Mário Zagallo (entre outros que não me recordo), tudo fica mais fácil….

Dizer que o Brasil irá ficar instalado no Hotel Fairway em Joanesburgo.


Individualmente realço Káká, jogador que vai ter de lidar com uma lesão para o resto da vida, pois depara-se com uma pubalgia crónica.

Esperemos que mostre todo o seu potencial e perfume os relvados de África do Sul, excepto, contra Portugal.

No computo geral aposto claramente em Brasil e Portugal à passagem do grupo, e, para mim poderá ser a final do Mundial………….I Gotta feeling!

A ver vamos Nobre Povo!

«Não antecipamos jornadas para sermos primeiros» – António Salvador


«Não antecipamos jornadas para sermos primeiros» – António Salvador

Mas quem é este António Salvador para falar do Enorme nestes termos.

Fique o sr.sabendo que o Benfica já é primeiro há várias jornadas, os campeonatos não se decidem disputando-se apenas uma volta, ou uma equipa jogando em casa e não se deslocando ao terreno do adversário.

Fique sabendo caro presidente do SC Braga, que o Benfica antecipou o seu jogo porque tem compromissos internacionais, algo a que o Braga se vê privado depois de uma vergonhosa presença na pré-eliminatória da Liga Europa.

Mais ainda, se não tivesse receoso não lhe faria diferença o Benfica antecipar o jogo, pois ao Braga não faz a mínima diferença, ou vão tremer à primeira contrariedade?

Fique sabendo que estou ansioso por receber o seu clube na Luz, e fique sabendo mais, que se puder bater o record estabelecido no jogo com o Vitória FC na primeira volta, não abrandaremos o ritmo.

Se alguém o está a puxar para baixo, é quem vem em baixo, não quem está em cima!

«Benfica pode enxovalhar qualquer adversário» – Manuel Fernandes

«Benfica pode enxovalhar qualquer adversário» – Manuel Fernandes

Manuel Fernandes (foto ASF)

Por Redacção

O treinador do V. Setúbal, Manuel Fernandes, não hesita em eleger o Benfica como «a equipa mais forte» da Liga e reconhece que os encarnados podem «enxovalhar qualquer adversário».

«Analiso as equipas pela sua regularidade e, nesse âmbito, o Benfica é a equipa mais forte do campeonato», disse o técnico sadino, na projecção ao jogo de sábado, no Bonfim, argumentando que os comandados de Jorge Jesus podem «enxovalhar qualquer adversário».

«O Benfica é sempre uma equipa com muitas opções e muito forte colectivamente. Não será de mais registar que a maior parte do mérito vai para o seu treinador», referiu.

Apesar de reconhecer o valor do adversário, Manuel Fernandes esclareceu que o V. Setúbal «não vai esperar que o Benfica ataque permanentemente». «Teremos de ter confiança em nós e acreditar que podermos criar problemas ao reduto defensivo do Benfica. Não vou jogar com 11 jogadores atrás da linha do meio-campo», afiançou, anunciando ainda que não vai promover «a marcação em cima de nenhum jogador do Benfica».

"Apanhado" Geral

Estou de de volta!

Desde já peço desculpa a todos os leitores pela minha ausência, a mesma foi originária por motivos de ordem profissional.

Neste momento, e quando muito se fala de sumaríssimos e suspensões incompreensíveis, o meu ponto de vista sobre o tema, é semelhante ao ponto de vista que tive, e tenho sobre tema da arbitragem, ou seja, deixem trabalhar e avaliar quem é competente para tal. Não vale a pena criar-se um clima hostil à volta do assunto para tentar amenizar os “erros anteriormente explanados” (jogadores, treinadores, staff técnico e túneis).

Punição exemplar para os infractores.

No que respeita a arbitragem, concordo com a posição do supremo Joseph Blatter.

Defendo a profissionalização dos árbitros, e não a introdução de meios tecnológicos para ajudar a decidir, o erro é inerente ao homem, e, ao adoptar ao futebol meios tecnológicos para auxiliar as decisões de arbitragem, acho que vai desvirtuar tudo aquilo que é o fenómeno.

Se tal acontecer, podemos também criar robots para jogar, ou então passamos a “jogar em rede”, ou como diz o mister Jorge Jesus, “.. Só na playstation…”

Não tenho mentalidade retrógrada, mas neste assunto, esta é a minha opinião.

Falando agora do que realmente interessa, futebol, de realçar que, o SC Braga hoje foi eliminado nas grandes penalidades no seu estádio, perante o bem organizado Rio Ave de Carlos Brito.

Devo desde já referir (indo contra a minha previsão, onde escrevi anteriormente que o SC braga só se mantinha líder até à 10ª jornada) que o SC Braga está mais forte desde o início da época, quer individual quer colectivamente, ou seja, apresenta uma organização defensiva esplêndida, sendo a defesa menos batida, fruto do grande trabalho do staff técnico (o seu a seu dono), mas também da qualidade existente entre sectores.

Reforçou-se com bons jogadores que poderão e irão acrescentar qualidade e competitividade ao plantel, Renteria, Luís Aguiar, Olberdam...

Com o passar das jornadas, a ansiedade aumenta, e a pressão também, são factores directamente proporcionais, e que, irão mostrar quem de facto tem estofo para o título.

Não descuro o SC Braga (que está anos luz à frente do Boavista campeão de Pacheco, ainda bem, sinal da evolução do fenómeno) desta corrida, mas também não acho que seja o candidato mais sério ao ceptro.

Quanto ao Sporting CP, penso que deverá preocupar-se em assegurar a melhor prestação possível a curto prazo, quer na taça da liga, quer no campeonato.

A equipa de Carvalhal mostra paupérrima qualidade de jogo, extrema fragilidade defensiva, a coesão e articulação intersectorial e sectorial é débil, a equipa não se define convenientemente a quando do momento da perda de bola (as diferentes linhas de sustentação defensiva da equipa em processo ofensivo são muito “permeáveis”).

Não querendo com isto, retirar mérito ao FC Porto pela vitória por 5-2 no Dragão.

O FC Porto fez, talvez,e por mérito próprio a melhor exibição este ano, mas também há algum demérito adversário.

A nível da casa azul e branca saliento esta franca ascensão (Nacional e Sporting) na qualidade de jogo e resultados, atribuindo o facto devido ao FC Porto já possuir jogadores (e suas características) para executar os processos ofensivos delineados, que outrora tardavam em implementar se, ou seja, Belluschi (Meireles) já têm uma muleta, e que muleta, Rúben Micael que explana (que excelente velocidade de execução, que era o que faltava no sector intermédio na transição ofensiva Azul) os processos do Prof. Jesualdo na perfeição, onde na frente há dois valores em lapidação, Varela e Falcão.

Em suma, a transição ofensiva portista está mais letal, aproximando-se mais dos índices de aproveitamento da era de um tal comandante, com as devidas divergências.

No que toca ao SL Benfica, soma-se e segue-se.

Na recepção esta noite à U.D. Leiria, em antecipação da 20ª jornada, o Benfica venceu, isolando-se neste momento, à condição, na liderança da tabela classificativa da Liga Sagres.

A equipa de Jorge Jesus, continua a demonstrar capacidade de luta, táctica e acima de tudo consistência exibicional.

O técnico “elvense” Litos Vidigal, que até ao momento tem conduzido a equipa do lis a bom porto, apresentou uma equipa com um sistema base em 4 -5 – 1, tentando restringir a ocupação de espaços encarnada e procurando superioridade numérica no sector intermédio.

Como o futebol é feito de dinâmicas, organizações, variações e circulações tácticas etc…nisso o Benfica mostrou estar bem mais “desenvolvido” e trabalhado, acabando por vencer o encontro por 3-0 , sendo os autores, Cardozo, Saviola e Rúben Amorim, sendo este último golo já feito com o guarda redes Djuricic em dificuldades físicas.


P.S: Colega Blogger e amigo António Pista, qual foi o resultado que disse antes de saíres de casa rumo à catedral?

Próximo Post, sairá quanto antes, e abordará a selecção de Dunga.

Carrega Benfica !

Só dá Benfica...

Não sei quem teve a ideia de antecipar o jogo, nem se teve como único aspecto em mente, dar alguma folga à equipa em vésperas da Liga Europa, antecipando o jogo com o União de Leiria.

Ora, a jogada foi de génio, isto porque só consigo imaginar uma vitória do Benfica!

Assim, o Benfica isolar-se-à na liderança, com 3 pontos de vantagem sobre o Sp.Braga e 9 sobre o FC Porto, deixando o Sporting imagine-se a 18!!!

Assim, o Benfica vai preparar tranquilamente a viagem a Setúbal, onde com maior ou menor dificuldade irá vencer o jogo, deslocando-se depois a Alvalade para a Taça da Liga, e recebendo o Belenenses no Estádio da Luz, onde imagino o Benfica some mais uma vitória!

Assim, ficará no pior dos cenários (vitória de Sp.Braga e FC Porto nos seus jogos) com os mesmos 3 e 9 pontos, respectivamente, sobre os mais directos adversários, à entrada da 20º jornada. Ficando nesta o campeonato acertado em mesmo número de jogos de todas as equipas.

Até aqui parece que o Benfica ganhou uma ligeira vantagem sobre os seus mais directos adversários, que até será resposta na 20ª jornada, agora digam lá com quem FC Porto e Braga jogam nessa jornada? Pois é, exactamente um com o outro! Logo o Benfica irá ganhar vantagem sobre um dos dois, ou mesmo sobre os dois!

Jogada de génio, que terá tido em Jorge Jesus ou Rui Costa o expoente máximo!

Inclusivé, na jornada 21 o Porto terá que se deslocar a Alvalade, para defrontar o agora mais complicado, Sporting!

Cada vez estou com mais esperança e motivação para vencer o campeonato, e amanhã lá estarei de camisola vestida a apoiar o glorioso! E talvez me desloque até Alvalade para o jogo da próxima semana com o Sporting, na companhia de dois amigos Sportinguistas...

Off-topic: tendo ainda dois jogos pela frente, porque é que Adrien já está preocupado com o Benfica? Como se pode ver aqui, nota-se que o Sporting nunca terá estofo de campeão com jogadores destes...

E a análise de João Gabriel aos incidentes do túnel:


Indisciplinados...