África do Sul Parte III


Repescando a minha análise ao grupo de Portugal no mundial, falta falar na selecção crónica candidata ao título, Brasil.

Treinada no momento por Dunga, a selecção Brasileira apresentar se à em África certamente com um leque de opções individuais, de fazer inveja as restantes selecções.

No plano táctico considero as selecções europeias mais fortes, tendo por isso, na minha opinião, o Brasil a sua vantagem na grande capacidade técnica individual e também na capacidade de trabalho da resistência aeróbia do seu staff.

Por vezes diz-se que é a variante menos importante dentro da variante táctica, técnica, volume de concentração etc...mas, à que pensar que um campeonato do mundo é disputado pós Ligas, tendo os jogadores centenas de minutos nas pernas.

Carvalhal diz, e bem, que, a recuperação (pós jogo) é tanto ou quanto importante para a vitória (do próximo jogo), como a observação detalhada desse mesmo próximo adversário.

É neste trabalho aeróbio e anaeróbio que os técnicos brasileiros são “doutorados” (não estou com isto a dizer que utilizam metodologia convencional, pois existem formas de periodização aeróbia, ou seja, trabalhar os aspectos tácticos da equipa focando os índices “físicos”).

Correntemente prevalece o contrário, falando em periodização táctica, o trabalho aeróbio é “desenvolvido”, trabalhando os aspectos tácticos e organizativos.

Prevejo por isso uma selecção Brasileira que individualmente será fortíssima, podendo tornar o colectivo fortíssimo, pois a maioria dos futuros seleccionados, serão provenientes dos grandes clubes europeus.

“Vestindo a capa” de Dunga, as minhas escolhas, tendo em conta a actualidade e o momento, seriam os seguintes:

Guarda-redes: Júlio César, Gomes, Fernando Henrique.

Defesas centrais: Lúcio, Luisão, Thiago Silva e Juan;

Laterais: Maicon, Daniel Alves, Roberto Carlos e Felipe Luís.

Médios: Gilberto Silva, Hernanes, Felipe Melo, Diego, (Elano, Michel Bastos, Ramires, 1 dos 3).

Avançados: Pato, Robinho, Káká, Ronaldinho, Luís Fabiano, Nilmar e Hulk.

O meu onze (4-1-3-2): Júlio César, Maicon, Lúcio, Luisão, Daniel Alves, Felipe Melo, Robinho, Ronaldinho e Káká, Luís Fabiano e Pato.

É um onze muito ofensivo ? Com jogadores de características pouco defensivas?

Há quem diga que a melhor defesa é o ataque (não partilho de todo desta opinião)… Pressing alto, a melhor solução para disfarçar lacunas defensivas.....

Vamos ver até que ponto Dunga tem capacidade para orientar a canarinha….no inicio dos anos 90 era certamente mais fácil para ele, pois com Mauro Silva, Djalminha, Cafú, Aldair, Romário, Bebeto, Edmundo, Roberto Carlos, Denilson, Taffarel, Viola, Raí, Zinho, Leonardo, Mazinho, Branco, Ronaldo “Fenómeno” o grande Mário Zagallo (entre outros que não me recordo), tudo fica mais fácil….

Dizer que o Brasil irá ficar instalado no Hotel Fairway em Joanesburgo.


Individualmente realço Káká, jogador que vai ter de lidar com uma lesão para o resto da vida, pois depara-se com uma pubalgia crónica.

Esperemos que mostre todo o seu potencial e perfume os relvados de África do Sul, excepto, contra Portugal.

No computo geral aposto claramente em Brasil e Portugal à passagem do grupo, e, para mim poderá ser a final do Mundial………….I Gotta feeling!

A ver vamos Nobre Povo!

1 comentários:

Gremista Fanático disse...

Eu tambem aposto em Brasil e Portugal pra se classificarem nesse grupo. Só corrigindo duas coisas, o terceiro goleiro da seleção deverá ser Victor do Grêmio, e Roberto Carlos não pega mais seleção, abraço.

Saudações do Gremista Fanático