Competições Europeias


Confesso que já sentia a falta destes jogos internacionais, ainda para mais com 3 equipas Portuguesas em competição.


Começando então por “olhar” a prova mãe de clubes europeus, Liga dos Campeões.

Nestes oitavos de final à que registar já os resultados apurados, FC Porto 2 – 1 Arsenal (Varela 11´, Falcão 51´;Campbell 18´);

Bayern Munique 2 – 1 Fiorentina (Robben 45'+3 g.p., Olic 89'; Kroldrup, 51'),

AC Milan 2 – 3 Manchester United (Ronaldinho Gaúcho 3', Seedorf 85'; Scholes 36', Rooney 66', 74');

O.Lyon 1 – 0 Real Madrid (Makoun 47').

As restantes partidas da 1ª mão destes oitavos de final serão dia 23 de Fevereiro (Estugarda – Barcelona e Olympiacos – Bordéus).

No dia 24 de Fevereiro irão se disputar (Inter – Chelsea e CSKA Moscovo – Sevilha).

Iniciando os comentários pelo jogo do Lyon - Real, parece que a malapata de o real não ganhar aos gauleses persiste. A equipa Francesa apresentou se irrepreensível no seu processo defensivo, aproveitando Makoun o seu forte pontapé (e que golo) para dar a vitória aos da casa. No que a Ronaldo e companhia diz respeito, penso, e isto friso, penso, não possuírem ainda capacidade para ganharem a competição, pois ainda não conseguem dominar ou controlar um encontro. Com isto não quero dizer que não possam passar ou golear na 2ª mão, mas acho extremamente difícil (acho normal, pois construir um plantel num ano e ganhar a champions no mesmo é tremendamente difícil). Ronaldo Káká e companhia têm de crescer como equipa e isso terá de ter muita mãozinha do Mister Manuel Pellegrini.

No jogo de Milão, Sir Alex levou de vencido Leonardo. Duas equipas com índices de qualidade e produtividade longe de outros tempos, onde de um lado sente-se a falta de káká – Ancelotti, do outro falta a referência que complemente, Ronaldo, pois há Rooney e pouco mais quem desequilibre tecnicamente, pois tacticamente são dois conjuntos apetrchados, mais o Manchester que o AC Milan. Prevejo vida difícil de Leonardo, pois será complicado virar o resultado em terras de sua majestade. Apostava num Catenaccio (modelo de jogo defensivo adoptado em Itália) à moda Inglesa na 2ª mão, mas como ninguém joga para empatar e o Sir sabe disso espero uma excelente partida.


Na Baviera, o Bayern Munique teve um resultado perigoso, pois a Fiorentina a jogar no Artemio Francchi não costuma vassilar, a vantagem é escassa, pois basta um golo da equipa de Florença em casa e poderá sentenciar Van Gaal, que tem vindo a colocar o Bayern em ascendente quer em qualidade de jogo quer em resultados, internos e externos.


Apesar do Arsenal ter vindo ao Dragão débil, por ausência de alguns jogadores, o FC Porto esteve a meu ver sublime, conseguiu um bom resultado, permitindo lhe discutir a eliminatória nos Emirates. Tacticamente cumpridores, individualmente galvanizados, Varela, Falcão, Rúben Micael e Hulk fizeram a cabeça em água à organização defensiva de Arséne. Parabéns ao FC Porto pela exibição, o resultado de 1-0 seria muito melhor, mas, se o FC Porto se apresentar assim em Londres, é candidato a um lugar nos Quartos, a ver vamos.


Nos jogos que ainda não se realizaram, como é óbvio, só farei o rescaldo depois do termino dos mesmos, aguardo ansiosamente pela vitória do mestre José Mário, e farei “ as minhas apostas para a final”.


Liga Europa

Irei apenas comentar os jogos das equipas portuguesas, como na “Champions”, para a Liga Europa também irei apontar os meus favoritos à conquista do ceptro após os oitavos de final da competição, onde espero, que Portugal se faça representar pelas 2 equipas em prova.

Sporting - A equipa está numa fase paupérrima, sem qualidade e produtividade de jogo. A equipa não consegue criar oportunidades de golo, e a nível defensivo é ineficaz (por debilidades individuais e colectivas). O Mister Carvalhal continua a apostar num modelo de jogo privilegiando demasiado o jogo horizontal, em largura, mas não tem elementos que possam desempenhar a função com qualidade, reflectindo se muito este aspecto nos resultados e desempenhos da equipa.

A equipa Leonina deslocou-se a Goodison Park, onde perdeu por 2-1 com o Everton, onde Miguel Veloso manteve de penalty a esperança Sportinguista. Este resultado, na conjuntura actual onde se encontra o Sporting CP, considero um resultado razoável, pois tem ainda todas as hipóteses de passar a eliminatória, ainda para mais jogando em casa.


No Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus quer fazer história na Europa, mas o objectivo principal é a Liga.

Para mim, o Benfica só tem um resultado positivo possível na Alemanha, a vitória.

É verdade que o Herta de Berlim já foi uma potência do futebol na Alemanha, mas, neste momento é o último classificado do campeonato Alemão, e com um pé já na 2ª divisão.

O SL Benfica é neste momento mais forte em todos os aspectos, só jogando a favor dos Alemães o frio e/ou excesso de confiança que espero que Jorge Jesus não permita aos jogadores encarnados. .. Carrega Benfica !

3 comentários:

Claudio Henrique disse...

Não esperava uma derrota do Arsenal no estádio do Dragão. Aquele frango do goleiro no primeiro gol do Varela foi feio. O Bayern não jogou muito bem, mas fez seu papel em casa e venceu.

Abraços para vocês aí de Portugal.

Gremista Fanático disse...

Pois é, aqui no Brasil tambem acompanhamos as ligas européias, e tambem sentiamos falta, enfim ela voltou e desejo sorte ao Benfica na Liga Europa, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Felipe Virolli disse...

As opiniões aqui no Brasil são bem divididas quanto à "paradinha" no pênalti. Há quem seja favorável e também há quem seja contra. Eu, particularmente, sou contra. Porém, como aqui ela está "liberada", não posso reclamar se a lei vale para todos.

E pela Europa, existe a paradinha? Você é a favor ou contra?

Abraços.
Felipe.

http://www.futebolismo.com.br