Anfiel Road II


Após acabar de assistir atentamente a uma excelente partida de futebol, que opôs, Manchester United e Bayern Munique, a contar para 2ª mão dos Quartos de final da Champions League, na qual os alemães saíram vencedores (Van Gaal está entre os melhores), venho agora opinar sobre o importante jogo de amanhã, em que colocárá frente a frente SL Benfica e Liverpool.


No encontro da 1ª mão dos quartos de final da Liga Europa, o SL Benfica venceu por 2-1, ressaltando também o facto de Rafa Benitez sair do encontro da luz com duas baixas certas (e não pode fazer bluff como fez Sir Alex sobre Rooney), o lateral esquerdo Insua, e o Extremo esquerdo/ Avançado Ryan Babel não poderão dar o seu contributo no jogo de amanha.


Da parte dos pupilos de Jorge Jesus, Saviola, Weldon e Mantorras são as únicas certezas (de que não estarão presentes no desafio). A nível anímico e exibicional o SL Benfica está fortíssimo, por sua vez o Liverpool já nem tanto, e tem ainda mais pressão sobre si devido ao facto de esta competição, ser a única em que ainda poderá triunfar.


Rafael Benitez sabe disto, e tenta transformar este aspecto para galvanizar/moralizar/ reerguer a equipa psicologicamente, pois os restantes objectivos já esfumaram (não acredito que apanhem o City).


Em contra partida, os jogadores são seres pensantes, e este jogo de cariz decisivo, poder lhe à retirar lucidez, discernimento, capacidade de decisão e confiança. O SL Benfica, segue o seu trilho, seguro nas competições internas (excepto Taça de Portugal), e começa a cimentar se na Europa do Futebol.


A nível anímico penso que o SL Benfica não irá acusar a pressão de jogar em Anfield, pois os jogadores sabem que um golo pode ditar a passagem à meia final da competição (e o golo pode acontecer a qualquer momento do jogo), basta que para tal os jogadores não entrem retraídos como no Estádio da Luz, mas respeitando sempre o colosso Liverpool.



No que respeita aos planos de jogo das equipas, penso que, o SL Benfica deverá, inicialmente dar a iniciativa do jogo ao Liverpool (jogando o SL Benfica com um pressing em zona intermédia, exceptuando alguns espaços do campo e timings, em que o Sl Benfica irá fazer pressing alto), assim, permite a JJ analisar com mais segurança o plano de jogo do adversário, evita algumas circulações/combinações tácticas que possam estar previamente trabalhadas por Rafa e dá ao SL Benfica a opção de jogar em Profundidade, nas faixas laterais do terreno de jogo.



De referir também que o Liverpool é superior fisicamente ao SL Benfica e isso verificou se na 1ª mão, pelo que JJ poderá fazer uma pequena alteração no sector defensivo e intermédio.



Como na 1ª mão, o segredo deste jogo passa por condicionar ao máximo o jogo de Steven Gerrard e Fernando Torres, isto poderá passar por um tipo de marcação mista e pressing alto (individual) antes destes elementos receberem a posse de bola, para que a estes jogadores lhes seja gorada a linha de passe, ou em caso de recepção do esférico, condicionar a tomada de decisão e velocidade de execução dos mesmos.




Para finalizar esta abordagem aos aspectos mais tácticos, de referir que o SL Benfica deveria repensar a forma de defender em situações de bola parada, pois golos sofridos como o da 1ª mão, poderão surgir amanhã, sendo a melhor forma de defesa nestes casos, no meu ponto de vista, é a defesa zona, como faz o Liverpool.



No que aos onzes diz respeito, aposto, pelo SL Benfica:

Júlio César
Maxi, Luisão, David Luiz e Coentrão

Javi

Ramires, Carlos Martins, Di Maria

Aimar e Cardozo


Da parte Inglesa,

Reina

Johnson, Agger, Skrtel, Carragher

Mascherano, Lucas, Benayoun e Gerrard

Dirk Kuyt e Fernando Torres


Os dados estão lançados, o Liverpool joga em casa e Rafa já assumiu o favoritismo, mas não gostava que o SL Benfica morresse na praia.....


PS: Tenho um feeling que Quique irá estar sentado no banco de suplentes da Luz esta época.


Carrega Benfica !!

3 comentários:

Numero Dez disse...

Grande João, o que me dá muita esperança é saber da capacidade finalizadora do Benfica. Não acredito que o benfica saia de anfiel road sem golos marcados. O que me preocupa é o benfica poder cair na tentação de defender o resultado que leva da luz. O Benfica terá de jogar como sabe, ao ataque e sem medo de ser feliz!
Também tenho uma "fezada" muito grande que assistiremos a um duelo Jesus/Quique.

João Guerra disse...

Espero que, por volta das 21h45 min de amanha, estejamos a festejar de vermelho, pelo SL benfica, e pelos nuestros hermanos madrilenos...oxalá as contas não saiam furadas....
se o prof. Carlos Queiroz teve um
feeling, porque é que eu não poderei ter?

Ser Benfiquista é ter na alma ...
CARREGA BENFICA !!!!
P.S: o Rafa esquece se que jj não sabe o que é mind games.. lool

António Pista disse...

Com raça, querer e emoção chegaremos ao tão ambicionado ceptro após a final de Hamburgo!

Até lá mais 2 finais se avizinham!

Carrega Benfica!