Campeões!Campeões!


Deixem passar o Maior de Portugal!

Quem como eu viveu ontem in loco o conquistar do 32º Campeonato Nacional de Futebol pelo Sport Lisboa e Benfica, quer no Estádio da Luz, quer nas ruas de Lisboa em direcção ao Marquês de Pombal, não pode negar que o Benfica é sem dúvida o maior clube português, e um dos maiores clubes do Mundo!

A vitória do Benfica era expectável por todos, e nem mesmo os adversários mais crentes tinham muita esperança que o campeonato desde há 4 jornadas para cá pudesse fugir ao Benfica!
Ainda mais quando esta equipa do Benfica não vencia apenas os seus jogos, mas demonstrava uma superioridade clara em relação aos seus adversários!
Se essa superioridade no início do campeonato era materializada em goleadas sucessivas, para o final, embora com mais algumas goleadas pelo caminho, a fadiga acumulada era superada pela garra e pelo querer demonstrado por todos os jogadores, mas sem o fulgor para materializar em golos essa mesma superioridade!
Começando de cima, o Presidente Luís Filipe Vieira personificou o coração e a alma de todos os Benfiquistas!Delegando num super-competente Domingos Soares de Oliveira as finanças benfiquistas, e num aclamado prodígio Benfiquista, Rui Costa, a pasta do futebol, Vieira chamou a si, a parte institucional do clube!
Vieira tem corrido o país, motivando adeptos e sócios do Benfica com a sua presença, com a sua ambição, com a sua humildade!Luís Filipe Vieira pode não ser bem visto em todos os quadrantes benfiquistas, mas o mérito tem que lhe ser dado inquestionavelmente!A equipa montada e profissionalizada no Sport Lisboa e Benfica, tem o cunho pessoal do presidente, e esta vitória é sem dúvida inteiramente merecida, pelo Presidente e toda a direcção do Sport Lisboa e Benfica!

Rui Costa, pois claro, o director desportivo, adorado por todos os benfiquistas, é a pessoa ideal para estar à frente do futebol benfiquista!Primeiro, pela sua competência, depois por tudo o que significa ter uma pessoa unânime à frente do futebol, o motor do clube!
As contratações cirúrgicas e de nomes do futebol mundial, como Aimar, Suazo, Reyes ou Saviola, e de promessas que agora são certezas, como Javi Garcia, Ramires ou Airton!
Todas elas têm o cunho de Rui Costa, e a sua reputação no futebol mundial muito contribuem para o chamar destes nomes, e o de mais que financeiramente, desportivamente ser o principal motivo do ingresso dos jogadores no Benfica!


Jorge Jesus, o obreiro do título!
JJ teve a "sorte" de conhecer bem o Benfica, a sua grandeza, os seus adeptos!Sabia que para conquistar títulos seria fundamental ter do seu lado toda a massa adepta do Benfica, e soube desde o momento em que entrou no clube essa seria a principal premissa a constar na sua gestão do plantel Benfiquista!Aliás, Jorge Jesus teve esse condão que faltou a Quique Flores, não tenho dúvidas, que com Jorge Jesus, no ano transacto quando em Fevereiro liderávamos a Liga, não a tínhamos perdido como perdemos, ficando aliás em 3º lugar...
A motivação aos jogadores foi outro ponto fundamental na gestão de toda a época!Vejam-se os casos de Fábio Coentrão, Airton, Weldon ou Alan Kardec!Todos jogadores fundamentais na época Benfiquista em papéis distintos e sem serem figuras de proa da equipa Benfiquista!
Depois temos Luisão, Carlos Martins, David Luiz e Maxi Pereira que são verdadeiros líderes em campo, e demonstram a toda a equipa o caminho para a vitória!
Sem deixar de focar Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo que descobriam o golo ou a magia para o obter e assim materializar a superioridade benfiquista!


Óscar "Tacuara" Cardozo merece uma referência especial!Amado por muitos, odiado por tantos e incompreendido para sempre!Tem um pé esquerdo mortífero e um instinto matador como poucos!Não é um jogador de choque ou de fintas, mas é um finalizador nato e devolveu ao Benfica um troféu que lhe fugia desde 1991!!!! onde Rui Águas se sagrou o principal artilheiro do campeonato!
Cardozo deverá sair do clube após o mundial, e será sempre recordado como o bombardeiro que tantas balizas e guarda-redes desfeiteou!
Cardozo, por tudo, e também por este título em particular, o meu muito Obrigado!

Podia falar de tantos nomes, tantas individualidades, tantos factores, marcos decisivos e pontos fundamentais numa caminhada brilhante para o título, mas a vitória é de todos!Profissionais do Sport Lisboa e Benfica, a adeptos, simpatizantes e sócios do Maior Clube do Mundo!
Somos todos campeões, e já merecíamos uma conquista com este mérito e justiça incontestável!

Dos fracos não reza a história e a todos os que quiseram e vão querer desvalorizar esta conquista, lembrem-se que com esta eficácia pontual, o Sport Lisboa e Benfica, teria sido campeão inequívoco em todas as épocas desde 1994/95, onde um Super Porto de Bobby Robson conquistou maior percentagem pontual nessa época!
Depois disso, só José Mourinho se aproximou em 2003/04, e agora Jorge Jesus pulverizou todos os recordes pontuais desde 1994/95 obtidos!


Não posso deixar de dar uma palavra ao Sporting Clube de Braga, que dentro de campo, foi o único adversário que questionou a superioridade benfiquista, e aí dentro do campo é que se mostram os verdadeiros campeões, e o Braga e todos os seus jogadores, e equipa técnica foram uns verdadeiros campeões!Domingos Paciência tem todo o crédito a partir de agora, e se bem que não acredito que seja este ano, mas será treinador do clube do seu coração, FC Porto, um "dia" destes...

Obrigado Campeões!Esta crónica continuará por muitos dias, e esta vitória ficará para sempre registada nos anuais do futebol!
Somos campeões com todo o mérito e justiça, sem qualquer margem para dúvidas ou contestação!Todos os que tentarem minimizar o título conquistado caíram no ridículo das suas palavras!
Agora é desfrutar desta saborosa conquista, e preparar cuidadosamente a próxima época, para o bi-campeonato ser uma realidade!

2 comentários:

#benficanoSM disse...

PARABÉNS LAMPIÕES.
VIVA O BENFICA - CAMPEÃO.

Unknown disse...

oh sport lisboa e benfica o campeão mostra a tua raça e queremos ambição nós só queremo o benfica campeão...... SOMOS O MAIOR DE PORTUGAL...