Regresso dos 2

Após longo período de ausência, devido à resolução da minha vida profissional (Estudante), estou de volta à escrita, precisamente quando se comemora o centenário da Republica Portuguesa.


À passagem da 7ª jornada observamos que já existe um fosso de 7 pontos, entre o actual 1º classificado (F.C. Porto) e restantes 2ºs, Vitória Guimarães, Olhanense e S.L. Benfica respectivamente.

Registo para a consistência do F.C. Porto esta época, que só perdeu pontos ontem em Guimarães, reflectindo o bom trabalho da equipa liderada por André Villas-Boas tem vindo a desenvolver, do qual sou confesso admirador (já antes deste ingressar no F.C. Porto).

Realce também para a performance individual de Hulk, jogador fortíssimo na transição ofensiva. Se Villas-Boas conseguir elevar os índices de rendimento deste atleta nas fases de organização defensiva e ofensiva, certamente que ficará com um diamante lapidado. Analisando agora o S.L. Benfica, verificamos que se encontra em 2º lugar com 12 pontos, onde iniciou a temporada de forma irregular, que já custaram a perda de 9 pontos.

As saídas de Ramires e Di Maria, na minha perspectiva, em nada contribuem para o facto, pois houve demasiado tempo para a SAD e equipa técnica encontrarem alternativas. Ou contratava-se jogadores posicional e caracteristicamente idênticos (o que é difícil e mais dispendioso), ou então a equipa técnica alteraria o sistema de jogo base (sistema táctico inicial) consoante os jogadores que compunham o plantel.

Eis que nem uma coisa nem outra, contrata-se jogadores para as posições deficitárias, com características diferentes dos jogadores que saíram, sem alterar o sistema de jogo base, originando assim um erro de gestão.

A par desta situação, admito que o Mundial possa ter tido também efeitos na gestão e rendimento do S.L. Benfica no arranque de temporada, pois Coentrão, Amorim, Luisão, Maxi e Cardozo iniciaram os trabalhos mais tarde que a restante equipa (excepção para Amorim, que começou a pré temporada com os restantes apesar de condicionado), ficando assim o S.L. Benfica “privado” de 5 unidades para a preparação inicial da época, tendo afectado consequentemente a preparação individual de cada um destes atletas, que se repercutiu nas primeiras jornadas.


Para mim a culpa não foi do Mundial, pois todas as equipas tiveram lá jogadores influentes, tratando se de um erro de periodização/programação da equipa técnica encarnada.


Actualmente ultrapassada a situação da periodização inicial, vê se já um Benfica mais próximo do da época anterior, camuflado à esquerda e direita. Acredito numa recuperação qualitativa e quantitativa, que permitirá regressar o Benfica Campeão.


Quanto a Champions, teremos de pontuar com o Lyon, e ganhar a “final” na Luz com Schalke 04 na última ronda, para assim aspirar mos aos 1/8 de final. O Sporting Clube de Portugal parece me uma equipa animicamente mais estável, mas continuando muito inconstante, alternando bons resultados na Liga Europa com algumas escorregadelas na Liga, onde soma 9 pontos em 21 possíveis.


Penso que existe matéria para Paulo Sérgio e seus pares fazerem mais e melhor, o tempo o dirá. Para finalizar, Sporting Clube de Braga, que conseguiu uma entrada histórica na fase de grupos da Champions, à custa de duas brilhantes eliminatórias contra o Celtic de Glasgow e Sevilla Fc .


Soma por derrotas os dois jogos já realizados (Arsenal e Shaktar), faltando-lhe defrontar o Partizan de Belgrado ainda na 1ª volta.

Penso que o S.C. Braga ainda tem algo a dizer na luta pelo 2º lugar (será difícil), mas poderá acautelar a continuação nas provas europeias, caso consiga o 3º posto à custa do Partizan.

Na Liga Zon Sagres é 5º classificado a par de União D. Leiria e Académica com 11 pontos, o que comprova o bom rendimento apesar de estar a competir em várias frentes ........

6 comentários:

Jotas disse...

Também eu tive de andar ausente por uns tempos, c'est lá vie.
Um post esclrecedor e que no fundo retrata em certa medida o que eu penso.
Apenas lamento que o treinador portista venha inventar coisas que só ele e apenas ele viu.

João Guerra disse...

Também concordo que estas últimas declarações de Villas-Boas foram pouco abonatórias...
Saudações

Seismilhoesum disse...

Desculpe lá .... trabalho consistente? Já não li mais nada da sua crónica! E então as ajudas arbitrais fazem parte do trabalho consistente? Que m... de comentário é este?

João Guerra disse...

Boa noite! Antes de me alongar, respeito o seu comentário e a sua perspectiva. Não costumo basear me, nem desculpar me com actuação dos árbitros e restante equipa. Sou adepto do trabalho semanal, que é desenvolvido ao fim de semana.Quer queiramos quer não, o FC Porto esta época entrou muito forte e consistente, quer seja nas competições internas, quer na Liga Europa. Saudações Benfiquistas

Ana Filipa Vieira Ramos disse...

Concordo contigo João, quando dizes que houve demasiado tempo para a SAD do S.L.Benfica resolver os problemas que as saídas de Di Maria e Ramires acarretaram.

Mas afinal o que é o Benfica senão uma instituição de gestão de recursos?

Chegou-se a este caso de crise porque se torna cada vez mais difícil lidar com a incongruência dos dirigentes e com a exigência dos adeptos. Estes, que insatisfeitos por natureza, estão habituados a uma equipa que progride e ganha campeonatos a tudo o custo, ou melhor, a custo de grandes e milionárias contratações.

No entanto, desta vez, os jogadores contratados para o lugar de Ramires e de Di Maria, não têm as características necessárias para as posições a ocupar… é lógico que só poderia originar um “erro de gestão”, como tu próprio disses-te.

Atribuir a culpa ao Mundial é realmente “sacudir a água do capote”, e desviar as atenções de mais uma má organização da equipa técnica do S.L.B.


Quanto ao Sporting, a goleada ao Levski, não teve influência no jogo contra o Beira-Mar...

Apesar de ter jogado mais do que o que conseguiu somar, a realidade é que o empate não aproxima muito mais o meu Sporting do título..

Apesar de tudo, quero destacar uma notícia, que para mim, como adepta Leonina, me deixa bastante satisfeita.
Cinco jogadores convocados para a selecção Sub-23, faz do Sporting, o clube mais representado.
- Daniel Carriço;
- Nuno André Coelho;
- André Santos;
- Soleiro;
- Yannick.
Penso que é fundamental dar continuidade e apoio a um projecto que o Sporting se empenha em evoluir e aperfeiçoar cada vez mais, e dar bagagem internacional a estes jogadores é bastante positivo, porque constituem uma alternativa REAL á nossa principal selecção.

PARABENS pelo Blog!
bem actual e contextualizado. Continuem! :)

E Parabéns também à Républica, que nos permite vir aqui livremente expressar a nossa opinião! :)

João Guerra disse...

Cara colega Ana Filipa, seja bem vinda este espaço, espero continuar a ler os seus comentários futuramente.... :)