Lanças à baliza!


Depois de analisados os restantes sectores do Plantel, chegou agora de analisar a zona de decisão, onde o Benfica parece apresentar muitas e boas soluções para fazerem os golos que como esperamos nos conduzam aos títulos!

Começando pelos velhos conhecidos, Óscar Cardozo, tantas vezes mal amado dos adeptos Benfiquistas, a verdade é que desde que chegou ao Benfica, sagrou-se invariavelmente o melhor marcador da equipa.
O histórico de golos fala por si: 28 em 2010/11, 46 em 2009/10, 20 em 2008/09 e 23 em 2007/08. Impressionantes os números de Tacuara Cardozo. A sua eficácia e instinto matador superam algumas características que Óscar Cardozo não possui, e será com certeza uma mais valia para balançar as redes adversárias.

Javier Saviola, El Coñejo, realizou uma época transacta decepcionante tendo em conta aquilo que se pode esperar do avançado argentino. Nesta pré-época, a espaços vem mostrando o verdadeiro Saviola, e aquele que todos os benfiquistas esperam ver na maior parte dos jogos. Tem todas as condições para formar dupla avançada com Óscar Cardozo, no entanto tem muitas soluções à espera que o argentino não demonstre a forma necessária para que Jorge Jesus mantenha a confiança em si.

Franco Jara, outro avançado argentino, demonstra garra, querer e emoção em todos os lances que disputa, e está a crescer a olhos vistos na finalização e entendimento com os restantes companheiros. Jara tem tudo para ganhar cada vez mais espaço na equipa benfiquista, e parece querer aproveitar todas as oportunidades que tem como se da última se tratasse e isso só traz benefícios ao Benfica.

Rodrigo Mora, mais uma incógnita, sobre o qual não tenho opinião formada, pois ainda não vi sequer 5 minutos do "goleador" uruguaio, que ao que parece até será emprestado...

Nélson Oliveira, um ponta-de-lança oriundo da cantera benfiquista, é caso para dizer finalmente! Pelo que mostrou no Paços de Ferreira, está pronto a entrar aos poucos no onze benfiquista, embora ainda com muita margem de progressão, tem condições para ser o avançado do Benfica no futuro. Acredito que pode fazer muitos golos, e no médio-longo prazo substituir por inteiro Óscar Cardozo no onze habitualmente titular.

Rodrigo, outro prodígio ainda muito jovem, este oriundo da cantera do Real Madrid, tem um pé esquerdo fabuloso, e o do pouco que mostrou nos jogos de pré-época, alia ao seu pé esquerdo uma velocidade acima da média no um-contra-um. Tem muito para mostrar e pode ser mais um dos jovens que no futuro renderá milhões aos cofres benfiquistas.

1 comentários:

Francisco Aragonêz disse...

O problema do Benfica (a haver algum)será a organização defensiva, bem como as transições ataque-defesa. Com uma equipa virada para a frente, onde além de dois avançados (um pouco ou nada defende), tem um médio centro que aparece algumas vezes (demasiadas) na posição de avançado e um extremo (Gaitan) que pouca vocação defensiva tem.

Parece-me um estilo de jogo muito ousado, que muito dependerá da solidez defensiva da equipa e, principalmente dos equilíbrios realizados no meio campo, bem como a capacidade de pressão da equipa benfiquista.
Se tudo isto se conjugar, então temos equipa, senão teremos mais uma época, com uma equipa voltada para a frente com desequilíbrios visíveis no sector intermédio e defensivo.