Descomplicar...


O Benfica complicou mais uma vez aquilo que parecia ser fácil...se contra as equipas mais acessíveis no Estádio da Luz, o maior problema costumar ser o primeiro golo, e se o mesmo foi alcançado bastante cedo, por mais uma vez Nolito, então a restante partida devia ter sido de gestão pura e dura de todo o encontro, com o avolumar do marcador a acontecer naturalmente.

No entanto o Benfica deixou o jogo arrastar-se, o Feirense galvanizar-se e como disse e bem Quim Machado, perder o respeito ao Benfica, e acabou por sofrer um golo e deixar o Feirense ter ocasiões de sobra para incomodar Artur.

Depois veio a raça de Maxi Pereira a oferecer o golo a Cardozo, e já no final a classe de Bruno César a selar o 3-1 final.

Os 3 pontos foram conquistados e agora vem o jogo em casa com o Twente onde o Benfica não pode dar metade das oportunidades de golo que o Feirense teve, caso contrário poderá não ver as portas da Champions abrirem-se e os milhões irem para a Holanda ao invés de virem para os cofres da Luz.

Espero uma exibição sólida e capaz da equipa do Benfica, e claro, mais um golo de Nolito pois claro!

Carrega Benfica!

Palavras para quê....


Fica bem de Encarnado
Finta por todo o lado
Nolito, Nolito!

Espanhol é um tormento
Pé direito um portento
Mais livre que ninguém...

Tanto aprendeu no Barça que era o seu
Na Luz ele dá a vida...
 

Acreditar...

 
Mais uma vez o Benfica entrou a marcar passo no campeonato português, foi a 6ª época seguida em que isso aconteceu, e onde em apenas uma (das 5 restantes) que conseguiu sagrar-se campeão! Não será com certeza um mau pronúncio para um campeonato que se adivinha mais equilibrado e com o Benfica a lugar com certeza pelo título de campeão nacional.

A verdade é que o Benfica, jogando os primeiros 20 minutos da Liga Zon Sagres da forma como o fez, estando a vencer por 2-0, é inadmissível que o Gil Vivente, ou qualquer adversário chegue ao empate! Jorge Jesus aí tinha que baixar as linhas, apontar as setas à baliza do Gil Vicente, dar mais bola ao adversário e desferir contra-golpes mortíferos à baliza adversária. Tão simples quanto isto, e de certeza que o resultado teria sido bem diferente. Certamente os adeptos Benfiquistas preferem uma equipa mais em contenção a vencer por 2-0, do que uma equipa a atacar o jogo todo e a empatar 2-2...


Virando a página o Benfica tem pela frente, no final do dia de hoje, mais um compromisso importantíssimo para a restante época, pois tanto desportiva como financeiramente poderá realizar um encaixa significativo com a entrada na Champions, e também com a injecção de moral que acarretaria a entrada na fase de grupos!

Sem Aimar, mas com Maxi, Cardozo e Luisão, o Benfica tem tendência a apresentar-se cada vez mais forte, e mais sólido defensivamente. Com Cardozo na frente a garantia de golos é bem maior e acredito que será o Paraguaio a arma mais forte para o jogo de logo!

A ver vamos...Carrega Benfica!

Onda Vermelha!

Os títulos do Benfica normalmente começam a ser ganhos com a onda vermelha que é criada em torno da equipa de futebol!

E isto já se vê aqui, em Barcelos, ao dia de hoje:


Esclarecimento


Um ponto prévio: a Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD não tem, nem nunca teve, qualquer problema em prestar todos os esclarecimentos que alguma entidade deste país entenda solicitar. A transparência e a credibilidade são dois dos valores resgatados ao longo dos anos por esta Administração e assim se manterá.
Posto isto, interessa esclarecer que a um regulador exige-se que actue sempre, e não apenas quando o mediatismo obriga. A um regulador deve-se exigir que intervenha quando os contornos de determinado negócio suscitem problemas de legalidade, e não para a avaliar as qualidades ou os méritos de quem o faz, ou questionar a improbabilidade ou a surpresa daquele. Esse não é o domínio da CMVM e, mais importante, não tem sido essa a sua prática.
A um regulador deve-se exigir que actue com uma inquestionável uniformidade de critérios, sendo inaceitável que imponha exigências diferenciadas em função das sociedades que superintende. A um regulador exige-se que actue quando entende actuar e não quando alguns comentadores, muitos deles desconhecendo os trâmites ou mecanismos do mercado, assim o sugerem.
É de tudo isto que falamos, quando avaliamos a forma como a CMVM actuou no caso da transferência do atleta Roberto Jimenez Gago, concretizada e validada em cartório notarial, e celebrada com uma sociedade desportiva e uma sociedade de direito espanhol e não com qualquer offshore das ilhas Cayman ou Bermuda, com as quais podem ser realizados todo o tipo de negócios, uma vez que relativamente a estes a CMVM parece estar desinteressada, pelo menos a sua pratica recente assim o indica.
É, por isso, legítimo reflectir sobre as razões que movem os responsáveis da CMVM em relação à Sport Lisboa e Benfica Futebol, SAD nesta, mas igualmente em outras situações anteriores, e o que não os move ou preocupa em relação a outras sociedades (veja-se, a título de exemplo, comunicados publicitados em www.cmvm.pt a 23.07.2011 [Alex Sandro], 13.05.2011 [Hulk], 17.05.2011 [James], 31.01.2011 [Liedson], 28.07.2010 [Walter], 21.12.2010 [James], 22.06.2008 [Rodríguez]).
Esta transferência, que vinha sendo discutida desde 24 de Junho de 2011, sustenta-se na mais estrita legalidade, desde logo evidenciada pelo facto de ter sido concretizada por via de escritura notarial, com uma sociedade desportiva da primeira Liga espanhola e uma outra sociedade de direito espanhol idónea e em relação de domínio com aquela primeira.
Por ouro lado, importa referir que os valores estabelecidos se encontram garantidos nomeadamente por títulos de crédito e a transferência aqui em causa foi já devidamente ratificada pelos “Administradores Concursales” (i.e Administradores Judiciais) da Real Zaragoza SAD.
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD repudia, desta forma sustentada, toda e qualquer suspeição que pretendam incidir sobre esta transferência, e anuncia que responsabilizará judicialmente todos aqueles que agiram ou venham a agir em sentido inverso.
A surpresa de uns, a insatisfação de outros ou a frustração evidenciada por outros tantos não legitima a suspeição que se tentou criar nas últimas horas e para a qual a CMVM, com a sua actuação também contribuiu.
O detalhe da informação prestada pela Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD relativamente a esta transferência nunca antes foi exigida ou prestada por qualquer outra sociedade desportiva.

Passo a passo...


Amanhã o Benfica dá mais um passo deveras importante nas provas europeias. Com uma vantagem de dois golos (+1 por não ter sofrido golos em casa) o Benfica tem tudo para levar de vencida uma equipa turca, que provavelmente o seu ponto mais forte será mesmo os adeptos e o ambiente que os estádios turcos já nos habituaram.

Com a qualidade evidenciada no Estádio da Luz, e com mais uma semana de treinos, logo maior entendimento entre sectores, mais entrosamento dos atletas e melhor condição física dos mesmos, o Benfica aumenta assim as suas possibilidades de vencer esta eliminatória que de qualquer das formas não se avizinha nada fácil para os comandados de Jorge Jesus.

O importante será o conjunto das duas mãos, mas acredito que o Benfica pode sair da Turquia com uma vitória e dadas as circunstâncias do jogo, Jorge Jesus poderia montar uma estratégia que servisse para os jogos de maior dificuldade e que passasse por:

 Artur
Maxi       Luisão       Garay     Emerson
    Witsel         Javi Garcia
Aimar
Gaitán                              Nolito
Saviola

Euforia vs Depressão


 São dois estados de alma que andam sempre próximos no futebol. A euforia pode ser gerada por vários factores, novas contratações, uma pré-época prometedora, uma contratação sonante, uma sequência de resultados fantástica, ou muitos outros factores que seria difíceis de ser enumeradas dada a quantidade de factores que pode gerar o estado de euforia entre os adeptos do futebol. Por outro lado temos a depressão e essa é causada em 99% por um mau resultado, que pode ser seguido de vários...

E é bastante fácil a passagem de um estado de euforia para um estado depressivo com apenas um resultado negativo, ou 45 minutos desastrosos de uma equipa. O exemplo mais recente desta passagem instantânea foi o Sporting, onde após uma nova direcção, uma nova equipa técnica e uma quase nova equipa de futebol gerou uma grande euforia, como os próprios órgãos internos do clube noticiaram, uma quase enchente do muito poucas vezes cheio Estádio de Alvalade XXI para o jogo de apresentação do clube. Pois bastaram 45 minutos de futebol de uma equipa média/alta europeia, e voilá, assobios e depressões em catadupa...

Ora este exemplo reflecte, que uma equipa para ser construída necessita de tempo...Se bem que há exemplos onde as coisas começam a correr bem e depois será difícil pará-la, vide Benfica 09/10, e o FC Porto 10/11...no entanto há algo que me deixa descansado...o Benfica 11/12 vem sendo construído há 3 anos...e se as contratações podem parecer muitas à partida, a verdade é que a espinha dorsal da equipa se vem mantendo (Maxi, Luisão, Javi Garcia, Aimar, Saviola e Cardozo) ou seja 6 de 11 jogadores...

Este Benfica está diferente, e porquê? Tem muitas e boas soluções para substituir os habituais titulares, algo que não aconteceu quer em 2009/10, mas especialmente na época passada!

E se este Benfica pode estar em construção com a entrada de novos jogadores, que necessitam de tempo para assimilar, especialmente, o que é o Benfica, a verdade é que a qualidade da maioria, colmata quaisquer falhas nessa adaptação.

Os adeptos do Benfica não estão eufóricos, e bem a meu ver, no entanto a confirmação da passagem ao Playoff de acesso à Champions, e consequente ultrapassagem desta eliminatória, bem como um início de vitórias na Liga, pode levantar esse estado de euforia, e porque não levar o Benfica a uma época brilhante!

Creio que os factores se conjugam para que o Benfica, muito descansadamente, passo a passo, prepare a nova época com a tranquilidade necessária e o tempo suficiente para a integração de novas peças-chaves na equipa, e especialmente ensine os adeptos a lidar com a própria equipa.

E se uma das frases com que costumo definir os adeptos do Benfica se aplica na perfeição a esta fase da época, então porque não escrevê-la: "Os adeptos do Benfica são sem dúvida os melhores do Mundo, mas também conseguem ser os piores".

Carrega Benfica!