Força Benfica!


Hoje joga-se muito do futuro do Benfica esta época, quem diria que o primeiro jogo da época podia ser assim tão importante. A verdade é que é mesmo verdadeiramente importante, pois uma entrada na Liga Milionária, dá exactamente os milhões que tanto fazem ao Benfica, e que enquanto não forem acertados os pormenores relativamente ao novo contrato dos direitos de transmissão do SLB, vão sendo uma fatia importante no orçamento do Benfica a cada ano.

É importante jogar-se no Estádio da Luz, pois o Benfica com o apoio dos seus adeptos galvaniza-se e deixa pouca margem de manobra para a 2ª mão em terreno alheio. E é isso que se espera dos adeptos Benfiquistas, o apoio incondicional do primeiro ao último minuto, do primeiro ao décimo primeiro jogador. Está em causa o Benfica e o seu futuro na mais importante prova de clubes e os adeptos têm que saber que a sua função no Estádio é primeiro que tudo, dar todas as condições à equipa para vencer o jogo, ainda mais no nosso Estádio, com uma grande moldura humana como espero.

Eu, estarei in loco, a ver o jogo, e a apoiar a nossa equipa como sempre o faço no nosso Estádio da Luz. Estou curioso para rever a nossa nova águia, e essencialmente ver uma boa exibição do Benfica, com a entrega a 100% de todos os jogadores. O resultado, sendo a conjugação de todos estes factores, só pode ser positivo, e a minha certeza nisso mesmo é inequívoca.

Carrega Benfica!

Lanças à baliza!


Depois de analisados os restantes sectores do Plantel, chegou agora de analisar a zona de decisão, onde o Benfica parece apresentar muitas e boas soluções para fazerem os golos que como esperamos nos conduzam aos títulos!

Começando pelos velhos conhecidos, Óscar Cardozo, tantas vezes mal amado dos adeptos Benfiquistas, a verdade é que desde que chegou ao Benfica, sagrou-se invariavelmente o melhor marcador da equipa.
O histórico de golos fala por si: 28 em 2010/11, 46 em 2009/10, 20 em 2008/09 e 23 em 2007/08. Impressionantes os números de Tacuara Cardozo. A sua eficácia e instinto matador superam algumas características que Óscar Cardozo não possui, e será com certeza uma mais valia para balançar as redes adversárias.

Javier Saviola, El Coñejo, realizou uma época transacta decepcionante tendo em conta aquilo que se pode esperar do avançado argentino. Nesta pré-época, a espaços vem mostrando o verdadeiro Saviola, e aquele que todos os benfiquistas esperam ver na maior parte dos jogos. Tem todas as condições para formar dupla avançada com Óscar Cardozo, no entanto tem muitas soluções à espera que o argentino não demonstre a forma necessária para que Jorge Jesus mantenha a confiança em si.

Franco Jara, outro avançado argentino, demonstra garra, querer e emoção em todos os lances que disputa, e está a crescer a olhos vistos na finalização e entendimento com os restantes companheiros. Jara tem tudo para ganhar cada vez mais espaço na equipa benfiquista, e parece querer aproveitar todas as oportunidades que tem como se da última se tratasse e isso só traz benefícios ao Benfica.

Rodrigo Mora, mais uma incógnita, sobre o qual não tenho opinião formada, pois ainda não vi sequer 5 minutos do "goleador" uruguaio, que ao que parece até será emprestado...

Nélson Oliveira, um ponta-de-lança oriundo da cantera benfiquista, é caso para dizer finalmente! Pelo que mostrou no Paços de Ferreira, está pronto a entrar aos poucos no onze benfiquista, embora ainda com muita margem de progressão, tem condições para ser o avançado do Benfica no futuro. Acredito que pode fazer muitos golos, e no médio-longo prazo substituir por inteiro Óscar Cardozo no onze habitualmente titular.

Rodrigo, outro prodígio ainda muito jovem, este oriundo da cantera do Real Madrid, tem um pé esquerdo fabuloso, e o do pouco que mostrou nos jogos de pré-época, alia ao seu pé esquerdo uma velocidade acima da média no um-contra-um. Tem muito para mostrar e pode ser mais um dos jovens que no futuro renderá milhões aos cofres benfiquistas.

As Asas da Nova Águia

Jorge Jesus referiu e bem, que no ano passado, o Benfica ficou sem asas, dada a perda de Di Maria e Ramires, no entanto este ano, não se pode queixar do mesmo, pois as soluções abundam e trazem qualidade de sobra a JJ.



Na análise do post anterior, podia ter referido dois jogadores, os quais vou começar por referir, antes de me virar para os alas propriamente ditos.

Bruno César, um número dez brasileiro, que tem surpreendido pela versatilidade com que joga tanto no apoio ao ponta-de-lança, como joga no lado esquerdo do meio campo. Nota-se que tem bom toque de bola, necessita agora de se adaptar ao futebol europeu, ganhar confiança e aprender a jogar com Aimar e Saviola ao primeiro toque, aí será exactamente um complemento excelente para o onze benfiquista e depressa lutará certamente pela titularidade.

Nico Gaitán, o jovem argentino que não enganou desde o primeiro momento em que tocou na bola com a camisola do Sport Lisboa e Benfica, tem um potencial enorme e será certamente um dos jogadores que vai encher os cofres da Luz nos próximos anos. Tem tudo para ser titular do Benfica e apresenta características únicas que podem ser apresentadas quer a número 10, onde penso poderá render mais, embora tapado por Pablo Aimar, como em qualquer das alas, onde este ano tem mais concorrentes de peso para o lugar. Penso que a quantidade de jogos que o Benfica tem ao longo da época, serão ricos em oportunidades para Gaitán jogar a número 10.

Enzo Pérez, este ala direito argentino vem com muitas referências positivas, e parece confirmá-las nos jogos de pré-época do Benfica! O Benfica ganha velocidade e criatividade na ala direita, e parece ter garantias de muita qualidade com que este internacional argentino brindará os sócios e adeptos do glorioso!

Urreta, o jovem uruguaio poderá ainda não ter a oportunidade que já merecia com Jorge Jesus, fala-se no empréstimo ao Génova enquadrado no negócio Eduardo. Merecia mais oportunidades para provar o seu valor, dado que já mostrou muito potencial a espaços. Seria uma alternativa real a Enzo Pérez ou Gaitán no lado direito, e em muitos jogos a sua velocidade podia ser uma arma para bater alguns adversários incómodos!

Rubén Pinto, um jovem da cantera Benfiquista, sobre o qual não tenho opinião formada, no entanto tenho grande esperança que os jovens que vêm do júniores comecem a ter oportunidade de mostrar o seu valor no plantel principal.

David Simão, mais um jovens das escolas do Benfica, com experiência de 1ª Liga, no entanto a posição que ocupa no campo está por demais preenchida por grandes valores, no entanto e como o Benfica terá várias competições para vencer, o jovem David Simão pode ser chamado a dar o seu contributo em muitas e importantes partidas!

Nolito, para mim a maior contratação do Benfica para esta época, o espanhol das escolas do Barcelona não engana, tem um toque de bola e uma inteligência acima da média, necessita de se integrar no futebol português e de conhecer e jogar de olhos fechados com os seus companheiros do meio campo e do ataque. Penso que vai ser uma das figuras do Benfica, e uma das apostas do Benfica para tentar vencer novamente o campeonato nacional.

No próximo post, analisarei o ataque!

Carrega Benfica!

Análise Plantel: Parte II

Depois da conquista do torneio do Guadiana, deu para tirar mais algumas ilações do plantel Benfiquista.



Se na análise anterior, a indefinição era a principal nota, aqui já se tem certezas quanto aos jogadores e à qualidade dos mesmos.

Assim, começando pelos médios mais defensivos, temos 3 boas soluções, Javi Garcia, o poço de força e de entrega que pegou de estaca desde que chegou ao Benfica dispensa apresentações, e apresenta-se como o principal candidato à posição nº6, se bem que com mais concorrência de qualidade.

Matic, o médio vindo do Chelsea envolvido no negócio David Luiz, parece ser uma boa alternativa a Javi Garcia, um médio muito possante, e com uma altura digna de registo, parece poder jogar no meio-campo defensivo sozinho, ou fazer companhia a Javi Garcia. É verdadeiramente importante o Benfica ter um sistema alternativo, onde coloque dois médios mais defensivos de qualidade, e não viver de experiências nos jogos chave, como se verificou no ano transacto, onde Airton e Javi apenas jogavam juntos nos jogos com o FCP...resumindo, Matic promete ser uma boa dor de cabeça para Jorge Jesus, e uma alternativa ou complemento real para Javi Garcia.

Witsel, o médio contratado ao Standard Liège não engana, é um jogador excelente, com um grande futuro pela frente, além de poder jogar a 6, a 8 ou a 10, Witsel dá também ele garantias na boa implementação de um sistema alternativo, seja a jogar com dois médios mais defensivos, seja a jogar com dois homens no apoio ao ponta-de-lança! Witsel já mostrou no torneio do Guadiana que tem qualidade de sobra para lutar pela titularidade no meio-campo Benfiquista.

Pablo Aimar, o verdadeiro maestro...não vale a pena descrever a qualidade do astro argentino...o número 10 por excelência.

Carlos Martins, o patrão do meio-campo sempre que joga. Um verdadeiro guerreiro no meio-campo encarnado, onde acrescenta qualidade de passe sempre que está presente. Tem tido dificuldade em afirmar-se como titular, muito por culpa de Ramires e Aimar no primeiro ano, e de Salvio e Aimar no 2º...parece-me que ainda não será este ano que será titular indiscutível, mas é sem dúvida um suplente de luxo e uma opção de 1º plano para Jorge Jesus!

Para amanhã fica a análise aos alas Benfiquistas!

Carrega Benfica!

Regressado...


Com o aproximar do começo da nova época, vou regressar a escrever no blogue com a regularidade que o mesmo exige!

Com a nova época, regressam as esperanças, as crenças, a paixão e a emoção que as vitórias do SL Benfica podem trazer a cada um de nós, adeptos e sócios do Maior Clube do Mundo.

Para já a pré-época começou sem grandes euforias, muito devido às indefinições que ainda se verificam no plantel, e aos jogos de pré-época não trazerem o fulgor de outros tempos.

O Benfica manteve uma boa parte da base que maiores garantias traz ao treinador, e obviamente aos adeptos. Se verificarmos o núcleo duro do Benfica da última época, apenas Fábio Coentrão saiu, no entanto a saída de David Luiz nunca foi colmatada, e Garay poderá ser o novo parceiro da defesa, que terá para já o patrão Luisão.

Na baliza, as coisas parecem ter mudado para melhor, se no ano passado por esta altura, a esperança nos 8,5 M€ gastos em Roberto terem saído completamente frustradas, a compra de Artur Moraes, por uns redondos 0€ parece ser aposta certa para a baliza do Glorioso.

Na defesa, e graças à Copa América (onde temos 3 dos 4 titulares...até ver), Maxi, Luisão e Garay, e onde o defesa esquerdo à altura para substituir Coentrão, tarda em aparecer, o que poderá hipotecar boa parte do planeamento da época.

No entanto, há que fazer fé na estrutura de futebol do Benfica, onde Vieira e Rui Costa, não sei bem quem faz o quê, estarão a tratar do assunto com a maior celeridade...assim espero!

Na baliza e na defesa, as coisas a meu ver poderão ficar assim:

GR: Artur, Roberto, Mika
DD: Maxi e Danilo??
DE: Ansaldi?? e Emerson??
DC: Luisão, Miguel Vitor, Garay e ???

Como se vê, para o plantel apresentar qualidade defensiva, independentemente de quem jogue, ainda faltam 4 jogadores de qualidade presente e rendimento futuro, para 11 vagas, o que é manifestamente muitos jogadores para quem tem o primeiro jogo oficial daqui a exactamente 12 dias.

Tenhamos fé...