Euforia vs Depressão


 São dois estados de alma que andam sempre próximos no futebol. A euforia pode ser gerada por vários factores, novas contratações, uma pré-época prometedora, uma contratação sonante, uma sequência de resultados fantástica, ou muitos outros factores que seria difíceis de ser enumeradas dada a quantidade de factores que pode gerar o estado de euforia entre os adeptos do futebol. Por outro lado temos a depressão e essa é causada em 99% por um mau resultado, que pode ser seguido de vários...

E é bastante fácil a passagem de um estado de euforia para um estado depressivo com apenas um resultado negativo, ou 45 minutos desastrosos de uma equipa. O exemplo mais recente desta passagem instantânea foi o Sporting, onde após uma nova direcção, uma nova equipa técnica e uma quase nova equipa de futebol gerou uma grande euforia, como os próprios órgãos internos do clube noticiaram, uma quase enchente do muito poucas vezes cheio Estádio de Alvalade XXI para o jogo de apresentação do clube. Pois bastaram 45 minutos de futebol de uma equipa média/alta europeia, e voilá, assobios e depressões em catadupa...

Ora este exemplo reflecte, que uma equipa para ser construída necessita de tempo...Se bem que há exemplos onde as coisas começam a correr bem e depois será difícil pará-la, vide Benfica 09/10, e o FC Porto 10/11...no entanto há algo que me deixa descansado...o Benfica 11/12 vem sendo construído há 3 anos...e se as contratações podem parecer muitas à partida, a verdade é que a espinha dorsal da equipa se vem mantendo (Maxi, Luisão, Javi Garcia, Aimar, Saviola e Cardozo) ou seja 6 de 11 jogadores...

Este Benfica está diferente, e porquê? Tem muitas e boas soluções para substituir os habituais titulares, algo que não aconteceu quer em 2009/10, mas especialmente na época passada!

E se este Benfica pode estar em construção com a entrada de novos jogadores, que necessitam de tempo para assimilar, especialmente, o que é o Benfica, a verdade é que a qualidade da maioria, colmata quaisquer falhas nessa adaptação.

Os adeptos do Benfica não estão eufóricos, e bem a meu ver, no entanto a confirmação da passagem ao Playoff de acesso à Champions, e consequente ultrapassagem desta eliminatória, bem como um início de vitórias na Liga, pode levantar esse estado de euforia, e porque não levar o Benfica a uma época brilhante!

Creio que os factores se conjugam para que o Benfica, muito descansadamente, passo a passo, prepare a nova época com a tranquilidade necessária e o tempo suficiente para a integração de novas peças-chaves na equipa, e especialmente ensine os adeptos a lidar com a própria equipa.

E se uma das frases com que costumo definir os adeptos do Benfica se aplica na perfeição a esta fase da época, então porque não escrevê-la: "Os adeptos do Benfica são sem dúvida os melhores do Mundo, mas também conseguem ser os piores".

Carrega Benfica!

0 comentários: