Como prometi, venho aqui fazer a minha análise quanto a vencedores e derrotados das eleições intercalares à Câmara Municipal de Lisboa.
Antes de mais, estas foram umas eleições atípicas, logo pelo facto de serem intercalares, depois pelo número exagerado de candidatos e por último pela percentagem enorme de abstenção.
Vou começar primeiro por aqueles que na minha opinião nem foram derrotados nem saíram vencedores:
José Sá Fernandes e o Bloco de Esquerda, apesar da sua campanha de justiceiro, não conseguiu aumentar a votação do "seu" Bloco de Esquerda, elegendo da sua lista apenas um vereador.
Rubén de Carvalho e a CDU, tal e qual como o seu colega de vereação, Ruben de Carvalho manteve a sua posição e a CDU confirma-se como a 3ª força partidária de Lisboa (e vou dizê-lo do país).
Fernando Negrão, na minha opinião fez uma campanha leal sempre com o fantasma da gestão desastrosa do PSD no mandato que findou e não sendo uma figura de proa do partido apenas tinha que perder o menos possível, fez o melhor que pôde e quando assim é, a mais não se é obrigado.
Agora os derrotados:
Marques Mendes e o PSD, o 2º maior partido do País, conseguiu ficar atrás de um independente numa votação para a maior câmara municipal do País. O seu líder, Marques Mendes, insistiu no cartão vermelho ao governo e agora tinha que assumir que o governo (segundo ele) teve um voto de confiança.
Telmo Correia, Paulo Portas e o CDS-PP, as demissões de Telmo Correia de todos os lugares partidários que ocupava e a marcação de um Conselho Nacional Extraordinário mostram que ambos reconhecem o desastre que foi esta votação para o partido. Paulo Portas pode tirar como ilação principal que já não é o político bem visto de há uns anos atrás e que agora nada mais pode dar ao partido.
Jerónimo de Sousa, e coloco apenas o líder e não o partido que dirige, porque Jerónimo de Sousa ainda não conseguiu distinguir eleições autárquicas de legislativas e que não era o governo que estava a ser julgado, mas sim a Câmara de Lisboa que tinha o seu destino a ser decidido. A cassete do PCP já está gasta e uma renovação exigia-se.
"The last, but not the least", os vencedores:
Carmona Rodrigues e Helena Roseta, os dois candidatos independentes fizeram um trabalho notável e os resultados obtidos por ambos vêm premiar uma campanha com muito trabalho. Carmona conseguiu ficar à frente do seu partido, e Helena Roseta consegue eleger dois deputados o que foi muito bom para ambos.
António Costa e o PS: à partida era certa a vitória de António Costa nestas eleições e os resultados só vieram confirmar o que se esperava, a maioria absoluta era impensável perante o número de candidatos existentes, agora António Costa tem que saber gerir sem alianças os destinos da Câmara Municipal e aproveitar cada um dos eleitos à câmara, para todos juntos por um objectivo, que é Lisboa, fazerem uma gestão correcta e eficaz dos destinos municipais.
Extras:
Uma palavra para a abstenção, os políticos devem pensar que a enorme abstenção que se verificou é apenas e só devido à sua acção enquanto políticos. A imagem dos políticos em geral é negativa e apenas uma mudança de atitude da classe poderia mudar a opinião pública sobre eles.
Não ponho o Governo nem José Sócrates na minha análise, porque as eleições nada têm a ver com legislativas e quem pensava que podia fazer a sua campanha por aí teve a resposta.
Janela Indiscreta - Antena1
Águia de Ouro Blog's Fan Box
Águia de Ouro Blog on Facebook
Seguidores
Visitantes
Tags:
Câmara Municipal de Lisboa: Eleições
Publicada por
António Pista
on segunda-feira, 16 de julho de 2007
Etiquetas:
António Costa,
Candidatos,
CML,
Extra-Futebol,
Helena Roseta,
Partido Socialista
Quem Somos
António Pista
Benfiquista, Socialista, Economista. Não necessariamente sempre por esta ordem. Aqui falarei apenas de futebol, do Benfica em particular, mas nunca esquecendo particularidades interessantes que vão acontecendo.
João Guerra
Benfiquista dos sete costados. Acima de tudo racional nas declarações proferidas. Venho falar do quotidiano do meu Benfica e de tudo o que de relevante se relacione com o Desporto Rei. Benfiquista ao nascer, Benfiquista até morrer!!
Benfiquista, Socialista, Economista. Não necessariamente sempre por esta ordem. Aqui falarei apenas de futebol, do Benfica em particular, mas nunca esquecendo particularidades interessantes que vão acontecendo.
João Guerra
Benfiquista dos sete costados. Acima de tudo racional nas declarações proferidas. Venho falar do quotidiano do meu Benfica e de tudo o que de relevante se relacione com o Desporto Rei. Benfiquista ao nascer, Benfiquista até morrer!!
Pesquisar no Águia de Ouro
As visitas assíduas...
Blog Archive
-
▼
2007
(283)
-
▼
julho
(40)
- Como prometido ...
- Oh my god!
- Freddy Adu ...
- Modalidades ...
- Madeira ...
- Volta a França...
- Al-Ahly - Benfica
- Golaço ...
- Dois adeus...
- Ángel Di María
- Será?
- Cluj - Benfica ...
- Adeus Simão ...
- Post nº 100
- Assim não se faz?
- Cardozo ...
- Casos...
- Debate da Nação ...
- Sub-19
- Em grande...
- Novidades ...
- Câmara Municipal de Lisboa: Eleições
- Copa América...
- Minha sondagem ...
- Portugueses ...
- Hans-Jörg Butt
- Fomos ...
- Água no Bico ...
- Copa América...
- Jornalistas ...
- Câmara de Lisboa ...
- Vendas...
- Aviso à navegação ...
- José Couceiro ...
- Futsal ...
- Chineses ...
- Actualizar ...
- Água na Boca ...
- Ano novo, vida nova ...
- Robinho ...
-
▼
julho
(40)
Conteúdos Oficiais
» NOTÍCIAS
» AGENDA
>
» PLANTEL DO BENFICA
» CALENDÁRIO LIGA
» CLASSIFICAÇÃO LIGA
» RESULTADOS LIGA
» PRÓXIMA JORNADA LIGA
FBF
Blogues Federados
- A Bola é Redonda
- A Taberna do Pirata
- A Tasca do Lagarto
- Académica Sempre
- Alvaláxia
- Astrocosmo
- BnR B
- Bola na Trave
- Bola Portuguesa
- Briosa
- Burmelhão
- Canal SCP
- Cepos dos Anos 90
- Claques de Portugal
- "Controvérsias do Futebol
- CRC 22 de Junho/Amor
- Cromos da Bola
- Des Portugal
- Dianabol
- Doente da Bola
- Encarnados
- Facciosos
- Fanáticos por Copa
- FC Mangalhões
- Finta e Remata
- Foot Bicancas
- Fêcêpê: Orgulho e Glória
- Finta e Remata
- Fórum Futebol
- Futebol de Ataque
- Futebol Pensado
- Futebolez
- Futebolisses Errantes
- Gamanços e Roubos de Igreja
- Grito da Águia
- Guerreiros da Invicta
- Império Vermelho
- King Lizards
- Leonino
- Levado ao Colo
- Livre Indirecto
- Mágico SLB
- Mais Bola
- Mar Vermelho
- Marítimo Sempre
- Megafone
- Mundo do Futebol
- Mundo Sporting
- Ndrangheta
- Nothing and All
- O Zé Bitaite
- Papoilas Saltitantes
- Pardalitos do Choupal
- Parolo q.b.
- Portogal
- Processo Sumaríssimo
- Quatro Quatro Dois
- Queridos Jornalistas
- Quero a Verdade
- Revisão da Jornada
- Rola Blog
- Sector B32
- Se7e Camadas e Meia
- Sporting 06
- Sporting 100
- Tribunal do Futebol
- Ultras Covilhã
- Ultras, Cervejas e Viagens
- Vedeta da Bola
- Xoné da Tola
- X Tema
- Zé do Boné
7 comentários:
Interessante a análise que faz aos resultados das eleições em Lisboa.
Resultados sem surpresas? Ou talvez ninguém queira valorizar as surpresas, a primeira e mais importante foi que o candidato vencedor teve menos 6% do que as sondagens lhe davam! Ninguém explorou este desaire. É que 6% é muita coisa e das duas uma: ou temos de deixar de acreditar nas sondagens com a chancela da UC ou o candidato teve mesmo um desaire.
No resto foi o que se esperava e mais uma vez se viu que a política não gratifica gente séria e honesta como é o caso de Fernando Negrão que, afinal, por ter estado na judiciária ainda mete medo a muita gente! Será?
Não tenho a certeza, em política as certezas são sinónimo de seguidismo, mas se eu vivesse em Lisboa teria votado sem hesitar no Fernando Negrão.
Quanto aos independentes têm o seu mérito, mas no fundo não são nada independentes caminharam nos partidos e foi através dos partidos que alcançaram notoriedade e passram a ser figuras "elegíveis". Verdadeiros independentes não apareceram e receio que esta democracia ainda não esteja madura ao ponto de permitir independentes na política.
Um abraço do
JT
chlodwig.blogspot.com
www.jornalsodesporto.pt.vu
Uma análise coerente e com, alguma, justiça; mas, desculpa que te diga, não estou tão certa assim, se o (des)Governo não pode chamar a si uma fatia da vitória.
Isto é só uma humilde opinião.
Bjt
Excelente leitura miudo....tens futuro..mesmo muito bom,gostei da analise e sou de Viseu mas aprecio o que é bom um abraço amigo de cafjuniores.
Luis Simões
O Costa não teve a maioria absoluta que pediu.
Se isso não é meia derrota (pelo menos) é o quê?
Concordo com o que jatavares disse.
Mas acrescento que os resultádos destas eleição foi mais para chamar a atenção dos PARTIDOS que andam dormindo.
Quem sabe bem são os velhinhos POLITICOS escudádos na sua sabedoria que só aparecem quando são precisos, o resto é só fachada.
Mas vão levando a água ao seu moinho.
Que não tomem tino que um dia as eleições serão feitas sim mas com os ABORTOS dos POLITICOS que terão que lá colocar o seu VOTOZINHO para o TACHO.
Façam um juizo e um acto de contrição desta eleição e vão-se confessar e digam lá na sua quem ganhou esta eleição.
Tomem tino POLITICOS o POVO fartou-se e bem dos vossos desvaneios.
touaqui42
Roseta e Carmona não são independentes, Carmona foi candidato do PSD, fez uma presidência miserável,tem uma serie de processos ás costas,apesar dos muitos meios ( BragaParques?) de que dispõs, ficou bem aquem do resultado que ele queria ( disse que ia vencer, que ia conseguir pelo menos metade do que tinha conseguido 21%, ficou-se nos 16%)e com 2 vereadores arguidos, não lhe advejo grande futuro.
Roseta é a ala alegrista do PS, foi buscar votos ao partido, mas tal como Alegre depois da euforia, a falta de um programa e de uma real base de apoio , pode rapidamente fazer em fumo, esta votação de hoje.
Costa fica muito aquem do que pretendia, do apoio massivo da comunicação social, e mesmo do peso de apoios como Judice ou Nogueira Pinto.
Podendo conquistar eleitorado ao PSD e ao CDS , consegue a proeza de ter menos votos que o Carrilho....
Quanto ao Sá Fernandes á palavra justiceiro, só pode ser usada por alguem que ignora totalmente ,o que realmente se passou nestes dois anos, na Camara de Lisboa.
Enviar um comentário