
Em primeiro lugar acho vergonhoso o acórdão da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

O Boavista desce de divisão por corrupção a três árbitros na época 2003/04, (um dos jogos envolvidos é o Benfica - Boavista, onde o árbitro foi corrompido para prejudicar o Benfica) - tudo muito bem! João Loureiro é suspenso por 4 anos (fonte: Sapo.pt) ou 2 anos (fonte: ABola.pt). - Para mim é o único castigo justo e de acordo com o que a corrupção activa acarreta, descida de divisão e ponto final!

O União de Leiria não perde qualquer ponto (WTF?), mas o seu presidente João Bartolomeu é suspenso por 1 ano por coacção na forma tentada sobre árbitros de futebol. - Aqui começo a não perceber, quer dizer, o Presidente é suspenso e clube nada sofre (não tá em causa já terem descido, o clube tinha que ser punido). - Aqui começa a tese do crime compensa, o Presidente é suspenso o clube nada sofre com a corrupção!
Augusto Duarte é suspenso por 6 anos, pela prática de indícios de corrupção - certíssimo!

Agora vem a vergonha maior!! FC Porto sofre a perda de 6 pontos, pela prática de corrupção activa e coacção na forma tentada sobre um árbitro de futebol em dois jogos da época 2003/04. - Então o Belenenses por inscrever um jogador que já jogou em dois clubes esta época e utilizá-lo num jogo perde seis pontos, e um clube que compra árbitros para pelo menos dois jogos sofre pena igual? Então mas que justiça é esta? O crime compensa, que raio de justiça desportiva é esta? Então o campeonato 2003/04 terminou com uma vantagem do FC Porto sobre o Benfica de 8 pontos e sobre o Sporting de 9. Ora se a justiça fosse correcta, os seis pontos não seriam seis, seriam 4 pela perda dos pontos conquistados e mais seis correspondendo ao valor dos pontos em jogo nesses dois jogos (aplicando o mesmo critério que foi aplicado ao clube do Restelo). Assim o FC Porto perderia 10 pontos (punição mínima na minha opinião), perdendo o título e ficando no 3º lugar! Isto sim seria justiça desportiva tal e qual se passou em Itália! É uma vergonha e gozar com os portugueses quando se tira 6 pontos a um clube que corrompe árbitros para pelo menos dois jogos numa época, e sofre consequências numa época completamente distinta em que por acaso tem bastante mais pontos de vantagem...

Pinto da Costa condenado com 2 anos de suspensão, por tentativa de corrupção em dois jogos na época 2003/04 - Aceito esta suspensão se ela tivesse efeitos práticos, mas na verdade nada vai ter de efeitos práticos e Pinto da Costa ficará em funções e poderes plenos. Na verdade, para mim uma condenação correcta, até podia ser o prazo que foi, no entanto com inibição total de entrar em qualquer recinto desportivo, incluindo instalações do FC Porto clube e SAD, nestes moldes seria uma verdadeira condenação e não uma condenação farsa como a que aconteceu.
Posso dizer que neste momento gostaria de viver em Itália e estar a ver a justiça Italiana a actuar no caso do Apito Dourado. É uma vergonha existir coacção a árbitros de futebol, condenação de agentes desportivos, árbitros e dirigentes, clubes de futebol, sem qualquer punição exemplar para o clube que nos últimos anos tem corrompido árbitros de futebol de modo a vencer os seus jogos e ainda, prejudicar os seus rivais, nomeadamente o Sport Lisboa e Benfica.
7 comentários:
Para que tirar 6 pontos ao FCP, se os árbitros nesta época lhes deram 15 pontos.
2) Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, presidente do conselho de administração da «Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD» por estar provada a prática da infracção disciplinar muito grave «corrupção da «arbitragem», p. e p. pelo artigo 100°, n.º I e 3, do RI] 2003/04 do RD, na forma tentada, com as penas de 14 (catorze) meses de suspensão para o exercício das funções de dirigente no âmbito das competições desportivas e multa de € 4.000 (quatro mil euros);
De facto este acordão é um elogio para este sinhore, um clube que trafica resultados à 25 anos tem uma penalização inferior ao Boavista FC . só neste País.Penso eu de que.
Castigos decorrentes do Apito Final
FC Porto: 6 pontos; 150 mil euros.
Pinto da Costa: 2 anos suspensão; 10 mil euros.
Boavista: Descida divisão; 180 mil euros.
João Loureiro: 4 anos suspensão; 25 mil euros.
União de Leiria: Menos 3 pontos; 40 mil euros.
João Bartolomeu: 1 ano suspensão; 4 mil euros.
Martins dos Santos (árbitro): 3 anos suspensão.
Augusto Duarte (árbitro): 6 anos suspensão.
Marinho Santos Silva (árbitro assistente): 2 anos e meio suspensão.
Jacinto Paixão (árbitro): 4 anos suspensão.
José Chilrito (árbitro): 2 anos e meio suspensão.
Manuel Quadrado (árbitro): 2 anos e meio suspensão.
Conclusão. O Crime Compensan como eles dizem.
Como é óbvio cada um torce para o seu lado, mas será que com um bocado de imparcialidade não se chega à conclusão que a justiça só funciona para um lado.
Acho que não é preciso dizr mais!!!
Saudações Dragonianas
Como é óbvio cada um torce para o seu lado, mas será que com um bocado de imparcialidade não se chega à conclusão que a justiça só funciona para um lado.
Acho que não é preciso dizr mais!!!
Saudações Dragonianas
Como é óbvio cada um torce para o seu lado, mas será que com um bocado de imparcialidade não se chega à conclusão que a justiça só funciona para um lado.
Acho que não é preciso dizr mais!!!
Saudações Dragonianas
Sou um adepto de ninguém, mas estranho que, como todo o mundo sabe, tanta "sacanisse" se tem feito de nore a sul e só
o F.C.Porto e o Boavista, tenham sido investigados e punidos!
Onde estará a "santidade " dos outros ?
Anónimo "inadeptado"
Enviar um comentário