V. Guimarães – U. Leiria: No cômputo geral perspectivo um embate equilibrado, pois são duas equipas bem apetrechadas individual e sectorial para os seus objectivos, a vitória poderá recair para qualquer das equipas, sendo que um factor importante num embate equilibrado é a simplicidade e velocidade de execução em ambas as transições. Assim, e pesando o factor D. Afonso Henriques penso que ganhará a simplicidade …
V. Setúbal – P. Ferreira: será um jogo onde o Paços poderá ter mais posse, enquanto o Vitória local deverá aproveitar para em jogadas de transição directa, procurar espaços e criar frisson na baliza de Cássio. A equipa de Paulo Sérgio deverá manter a sua postura organizada, quer defensiva quer ofensivamente, mas não estará livre de percalços, pois este Vitória, agora e por enquanto de Quim, está moralizadíssimo pelo seu último encontro da Liga Sagres frente à Naval de Augusto Inácio.
SL Benfica – Leixões SC: O Leixões de Mota tem a árdua tarefa de tentar contrariar a congénere lisboeta comandada por JJ e seus pares. Este encontro, penso que será de controlo (e não domínio, pois o Leixões tentará aparecer a espaços) absoluto para os encarnados. Teremos um Leixões igual a J. Mota, a apresentar se em 4-3-3, mas que no plano defensivo se irá desdobrar certamente num 4-5-1. Quanto a JJ, deverá fazer regressar R. Amorim à posição 6 (médio defensivo), devendo depois apostar nas individualidades mais fortes à disposição, sendo que o modelo de jogo não será alterado, apenas o rendimento poderá ser afectado pelas modificações. O Benfica tem pela frente mais um encontro com obrigação de contorna-lo com uma vitória.
Olhanense – SC Braga: O líder do campeonato terá uma viajem longa, tanto no plano da deslocação à cidade de Olhão (que será efectuada de avião até Faro e depois autocarro até ao Estádio José Arcanjo), como no plano do jogo (vitória), pois Jorge Costa já demonstrou a época passada e no inicio desta, que é um treinador capaz de enfrentar qualquer equipa com um Olhanense à sua imagem e semelhança. Considero JC portanto um mister do Séc. XXI, no plano geral. Do outro lado da contenda, aparece um Braga líder que conta por vitórias os jogos disputados nesta liga e que já bateu o pé a dois grandes. Para mim, e certamente para Domingos, estes jogos são os que valem campeonatos, e ele terá de saber retirar essa pressão do grupo, pois isto é directamente proporcional, quanto mais avança na competição, maior será a ansiedade e pressão, por outro lado, o factor motivação estará no extremo. É nesta gestão emocional que se vêem os grandes técnicos, e se Domingos passar a 6ª jornada líder, surpreende me a mim, se à 10ª continuar líder, será muito seriamente um verdadeiro candidato à conquista do ceptro.
FC Porto – Sc Portugal: 4-3-3 vs 4-4-2, é um clássico do futebol Português, de resultado imprevisível, em que fracções de segundos poderão mudar tudo, em que a concentração terá de roçar os limites da perfeição, em que uma má basculação defensiva será a “morte do artista”, em que a cedência de posse de bola determinará o desenrolar da partida. Perante estes múltiplos vectores que influenciam e condicionam o jogo, e dadas a equipas em questão, não aponto um resultado, querendo no entanto um empate, o que poderá muito bem acontecer, pois são duas equipas com modelos de jogo distintos, mas com organização, produtividade e estrutura semelhantes, isso revela o equilíbrio pontual existente.
CF Belenenses – Nacional da Madeira: um jogo de reencontros para JC Pereira, pois irá receber um clube por onde passou. O Nacional esta época está a entrar no campeonato com menor fulgor, mas de forma gradual e consistente, e só não se encontra em lugares semelhantes aos de Domingos porque está a correr numa competição internacional (Liga Europa), que lhe retira capacidade, discernimento, concentração e organização exclusiva para a Liga Nacional. Será um duelo muito táctico, podendo valer a supremacia técnica dos da madeira para o resultado final. Quanto ao Belém será mais do mesmo que tem apresentado até ao momento, podendo os índices de aproveitamento serem melhorados, e acredito que serão, não quer dizer que seja já. Um golo cedo, e haverá jogo no Restelo..
Marítimo – Naval: A filosofia de carvalhal, poderá imperar nos Barreiros frente às novas ideias de Inácio. Um Marítimo que terá de demonstrar a sua superioridade e que terá como aliado a necessidade Figueirense em almejar pontos. Por outro lado, estará uma Naval mais próxima do que Inácio pretende, sendo que sem muitos dados de observação e análise para Carvalhal, poderá assim a Naval alcançar uma gracinha no Funchal.
Rio Ave – Académica: Que belo arranque de Liga deste Rio Ave de Carlos Brito, 5º lugar, 9 pontos. Ainda ontem ganhou ao Belém 1-0 em casa. Fiel ao 4-3-3, onde este ano vem pontificando novos valores, jovens promessas portuguesas, como é o caso de Fábio Faria, Vítor Gomes, Sílvio….acima de tudo, Carlos Brito construiu uma equipa homogénea e coesa, mostrando menos fragilidades na sua organização defensiva e apostando fortíssimo no contra ataque, prova disso, é o facto desta equipa não atingir sequer os 50% de posse de bola na maioria dos jogos que realiza. Quanto à Académica penso que poderá ter uma palavra a dizer, mas para tal, terá de modificar muitos aspectos técnico/tácticos, mas também psíquicos, como por exemplo, a atitude. Espero muito deste Rio Ave para este jogo, ainda por cima joga nos Arcos…
Por fim queria deixar uma nota para a comunicação social, o defeso de Inverno para a Liga Portuguesa, inicia se em Janeiro, como tal, não tentem destabilizar Fábio Faria, o Rio Ave e consequentemente o SL Benfica, concentrem se em especular o facto de Ronaldinho Gaúcho poder ir para o Corinthians por exemplo, mas entendo a situação, pois o SL Benfica é um fenómeno de venda a qualquer nível que seja associado.
Saudações futebolísticas!
Janela Indiscreta - Antena1
Águia de Ouro Blog's Fan Box
Águia de Ouro Blog on Facebook
Seguidores
Visitantes
Tags:
Perspectivas para 6a jornada da Liga Sagres
Publicada por
João Guerra
on quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Etiquetas:
Belenenses,
Benfica,
Domingos Paciência,
FC Porto,
Liga Europa,
Liga Sagres,
Manuel Machado,
Sporting
Quem Somos
António Pista
Benfiquista, Socialista, Economista. Não necessariamente sempre por esta ordem. Aqui falarei apenas de futebol, do Benfica em particular, mas nunca esquecendo particularidades interessantes que vão acontecendo.
João Guerra
Benfiquista dos sete costados. Acima de tudo racional nas declarações proferidas. Venho falar do quotidiano do meu Benfica e de tudo o que de relevante se relacione com o Desporto Rei. Benfiquista ao nascer, Benfiquista até morrer!!
Benfiquista, Socialista, Economista. Não necessariamente sempre por esta ordem. Aqui falarei apenas de futebol, do Benfica em particular, mas nunca esquecendo particularidades interessantes que vão acontecendo.
João Guerra
Benfiquista dos sete costados. Acima de tudo racional nas declarações proferidas. Venho falar do quotidiano do meu Benfica e de tudo o que de relevante se relacione com o Desporto Rei. Benfiquista ao nascer, Benfiquista até morrer!!
Pesquisar no Águia de Ouro
As visitas assíduas...
Blog Archive
-
▼
2009
(59)
-
▼
setembro
(16)
- Um olhar por Atenas..
- Amazing!
- Demolidor (Parte...) - Benfica 5-0 Leixões!
- Perspectivas para 6a jornada da Liga Sagres
- Trocas e Baldrocas...
- Sofrida...
- Motivador!
- À atenção de JJ
- Consistência exibicional & consistência de resultados
- Antevisão...
- Uma Réstia de Esperança…
- Um Capitão à Antiga!
- Da pré – época à 1ª jornada
- E vão 5...
- Demolidor...
- De volta...
-
▼
setembro
(16)
Conteúdos Oficiais
» NOTÍCIAS
» AGENDA
>
» PLANTEL DO BENFICA
» CALENDÁRIO LIGA
» CLASSIFICAÇÃO LIGA
» RESULTADOS LIGA
» PRÓXIMA JORNADA LIGA
FBF
Blogues Federados
- A Bola é Redonda
- A Taberna do Pirata
- A Tasca do Lagarto
- Académica Sempre
- Alvaláxia
- Astrocosmo
- BnR B
- Bola na Trave
- Bola Portuguesa
- Briosa
- Burmelhão
- Canal SCP
- Cepos dos Anos 90
- Claques de Portugal
- "Controvérsias do Futebol
- CRC 22 de Junho/Amor
- Cromos da Bola
- Des Portugal
- Dianabol
- Doente da Bola
- Encarnados
- Facciosos
- Fanáticos por Copa
- FC Mangalhões
- Finta e Remata
- Foot Bicancas
- Fêcêpê: Orgulho e Glória
- Finta e Remata
- Fórum Futebol
- Futebol de Ataque
- Futebol Pensado
- Futebolez
- Futebolisses Errantes
- Gamanços e Roubos de Igreja
- Grito da Águia
- Guerreiros da Invicta
- Império Vermelho
- King Lizards
- Leonino
- Levado ao Colo
- Livre Indirecto
- Mágico SLB
- Mais Bola
- Mar Vermelho
- Marítimo Sempre
- Megafone
- Mundo do Futebol
- Mundo Sporting
- Ndrangheta
- Nothing and All
- O Zé Bitaite
- Papoilas Saltitantes
- Pardalitos do Choupal
- Parolo q.b.
- Portogal
- Processo Sumaríssimo
- Quatro Quatro Dois
- Queridos Jornalistas
- Quero a Verdade
- Revisão da Jornada
- Rola Blog
- Sector B32
- Se7e Camadas e Meia
- Sporting 06
- Sporting 100
- Tribunal do Futebol
- Ultras Covilhã
- Ultras, Cervejas e Viagens
- Vedeta da Bola
- Xoné da Tola
- X Tema
- Zé do Boné
4 comentários:
Mais uma vez um excelente post do meu co-blogger!
A análise está no geral bem feita, foste um pouco modesto na antevisão do jogo do Benfica, onde é esperado mais um jogo tranquilo do SLB de JJ, mas a ver vamos.
Vou deixar aqui o meu protognóstico para a jornada, e convido-vos a fazer o mesmo:
V. Guimarães – U. Leiria 1
V. Setúbal – P. Ferreira X
SL Benfica – Leixões SC 1
Olhanense – SC Braga X
FC Porto – Sporting X
CF Belenenses – Nacional da Madeira 1
Marítimo – Naval 1
Rio Ave – Académica 1
mais uma vez obrigado Tó.
Não direi modéstia, mas sim temperamento e um pouco de racionalidade na abordagem à questão, quanto à tua previsão....dava cá um jeitão lá para os lados da catedral....saudações
Outra vitória com certeza.
Abraço
Jeferson
No geral concordo contigo, numa jornada de jogos que se prevêm de grande equilíbrio, em que o que mais desejo é a vitória do Benfica, se possível, acompanhada de uma derrota do Braga e de um empate no clássico.
Enviar um comentário