Três lances de grande penalidade, um bem assinalado, um mal marcado e outro mal ajuizado não marcando.
São lances destes que dão ou tiram pontos, e que dada a derrota do Porto acabou por não ter tanta influência no resultado, mas que no jogo do Sporting deram alento para o que depois viria a dar os 3 pontos.
Olhando para o "Tribunal de O Jogo" esse diário desportivo que tem a conotação clubística que todos sabemos, vimos duas opiniões unânimes sobre os lances dos jogos de Porto e Sporting, e uma com maioria para quem efectivamente não sabe ou não quer interpretar a lei, do jogo do Benfica:
Momento mais complicado (Sporting vs Olhanense)
41' Foi bem assinalado o penálti a favor do Sporting, por mão de Anselmo? Jorge Coroado
-
De modo algum. Anselmo jogou com o peito e não com a mão, pelo que não deveria ter sido sancionado o castigo máximo, menos ainda punido o jogador com o cartão amarelo.
Rosa Santos
-
Não foi penálti. Foi uma invenção do árbitro. Os que deviam ter sido assinalados, não assinalou e depois inventou esse lance. Não é verdade que Anselmo tenha jogado a bola com o braço, porque a jogou com o peito.
António Rola
-
Não. Segundo erro grave do árbitro. Anselmo dominou a bola com o peito, e o árbitro, de uma forma errada, considerou grande penalidade. Para além do erro técnico, o jogador foi penalizado indevidamente com o cartão amarelo.
Momento mais complicado(Sp.Braga vs FC Porto)
17'
Álvaro Pereira comete falta passível de grande penalidade sobre Alan, avançado brasileiro do Braga?
Jorge Coroado
-
Álvaro Pereira, com o pé esquerdo, prendeu o pé direito de Alan, derrubando-o. Grande penalidade inequívoca que o árbitro não lobrigou e o assistente Ricardo Santos por estar atrasado não lhe indicou.
Rosa Santos
-
Trata-se de um lance muito complicado de analisar. Depois de ver o lance por três ou quatro vezes, dá para ver que a falta de Álvaro Pereira sobre Alan é passível de grande penalidade. Pedro Proença esteve mal.
António Rola
-
Sim. Álvaro Pereira, com o braço esquerdo, empurra Alan e, simultaneamente, com o pé esquerdo, derruba o adversário. Falta indiscutível para grande penalidade.
Momento mais complicado(U.Leiria vs Benfica)77'Foi bem assinalado o penálti, a favor do Benfica, por falta de Mamadou Tall sobre Pablo Aimar?
Jorge Coroado
-
Não. Não houve qualquer grande penalidade. Existiu, sim, jogo perigoso activo de Mamadou Tall. E o contacto deu-se também pelo movimento frontal do jogador do Benfica.
Rosa Santos
-
Não, não é penálti. O jogador do Leiria joga primeiro a bola. No máximo, seria livre indirecto, nunca penálti. E isto se houver falta.
António Rola
+
Sim. O jogador do Leiria tentou fazer um pontapé de bicicleta, vindo a atingir Aimar, e, perante a lei, o árbitro só teve de considerar penálti.
4 comentários:
Apesar de ser portista, não tenho qualquer pejo em concordar com o geral do teor do post.
Apenas refiro que é engraçado vermos 3 antigos árbitros a ter opiniões diferentes em lances televisionados.
Assim vai ser impossível recorrer às imagens para "ajudar" a dignificar o futebol.
Juizes ruins temos em todo o mundo, agora vocês é que são felizes pois no Brasil tem gol de mão e muito mais.
Abraço
Jeferson
Sem duvida que o penalti assinalado ao sporting que deu golo, nao era de facto penalti, ois a bola bateu no peito do defesa do olhanense, mas do penalty que o miguel garcia fez, jogou a bola com a mao, ja não falas! Dessa não te lembras tu!
Viva o Domingos Paciencia!
Venho agradecer os votos pelo aniversário do sempre Grande Clube de Futebol "os Belenenses. São 90 anos de inúmeras batalhas, sempre contra o Sistema instituido (nao, nao é o sistema do sporting..)
O jogo de hoje nao nos correu de feição mas pronto, vai havendo melhoras, logo que aprendam a marcar golos a coisa engrena.
Saudações deportivas!
Enviar um comentário