Sport Lisboa e Benfica S.A.D; Época 2010/2011

Primeiro o seu a seu dono.

Começo por felicitar Jorge Jesus (extensivo a todo o plantel, equipa técnica e direcção), pela magnífica campanha na Liga Sagres e Taça da Liga, pela boa Liga Europa e pela mediana prestação na Taça de Portugal.

Em seguida felicito o melhor e mais completo treinador de futebol de alta competição do planeta no presente, Sr. José Mário dos Santos Félix Mourinho pelos feitos alcançados na sua carreira até ao momento, culminando esta época com a conquista da sua primeira triparta (como Treinador Principal).


Iniciando a abordagem ao tema acima descrito (Sport Lisboa e Benfica S.A.D; Época 2010/2011), é normal, face ao sucesso desportivo alcançado na época finda, que vários activos do clube se tenham valorizado. Face a essas valorizações pessoais têm surgido várias especulações, informações e abordagens aos jogadores do S.L. Benfica.

Nesse sentido penso que, a possível perda de David Luiz, Di Maria, Cardozo e até mesmo F. Coentrão não causará danos irreversíveis, no meu entender.


Com a venda destes activos, o SL Benfica fará certamente um bom encaixe financeiro (onde poderá abater o passivo, entre outras aplicações) e terá possibilidade de colmatar as percas, com aquisições de jogadores capazes.

Caso José Mourinho avance para a contratação de David Luiz , Di Maria e Coentrão, na minha óptica, só sairiam pela cláusula de rescisão (120 milhões de euros).

No caso de Óscar Cardozo, é bem diferente, pois não é fácil nem mesmo para o Manchester City, bater os 60 milhões da cláusula de rescisão, não queria jogadores em troca para rebater o valor, à semelhança das possíveis vendas anteriores, era preferível nesta situação um encaixe a rondar os 25 – 30 milhões de euros.

Ora caso se vendam estes jogadores (acho que não vão sair todos) pelos preços anteriormente descritos (duvido que o SL Benfica consiga vender Coentrão e David Luiz pelas cláusulas, mas espero que os nossos dirigentes não estejam em SALDOS) o SL Benfica poderá fazer um encaixe na ordem dos 150 Milhões de Euros, o que seria fenomenal a nível financeiro.


No plano desportivo, e caso estas situações se venham a concretizar, teremos de ir ao mercado contratar, um guarda-redes, uma defesa - central, um lateral esquerdo, um médio (que faça a posição 7 e 11, e não estou esquecido de Gaitán), e um Ponta de Lança.


Colocando me na pele de Rui Costa/Jorge Jesus, as minhas escolhas recaiam, para a baliza: Juan Pablo Carrizo (Lázio) ou Marco Amelia (Génova),

para lateral esquerdo: Ansaldi (Rubin Kazan) ou Thiago Carletto (Valência),

para defesa central: Nicolas Otamendi (Velez Sársfield) ou Garay (Real Madrid),

para a posição de médio: Sebastian Blanco (Velez Sársfield) ou Ricardo Quaresma (Inter),

para ponta de lança: Huntelaar (Milan, ao gosto de JJ), Pavel Pogrebnyak (Estugarda) ou Roman Pavlyuchenko (Tottenham).

Assim o plantel que escolheria para atacar a época 2010/2011 em todas as frentes era,
Guarda-redes: Carrizo, Júlio César e Douglas Pires (Ex-Júnior).

Laterais Direitos: Maxi Pereira e Rúben Amorim (se bem que não descuraria a aquisição de um lateral com boa propensão ofensiva, boa capacidade defensiva e morfologicamente mais alto que estas duas opções),

Defesas - centrais: Luisão, Otamendi, Fábio Faria e Sidnei.

Laterais-esquerdos: Ansaldi e César Peixoto.

Médios – Defensivos: Javi Garcia e Airton.

Médios - Alas: Ramires e Carlos Martins na direita, Blanco e Gaitan na esquerda.

Médios ofensivos: Aimar e Éder Luís (podendo aqui jogar, Carlos Martins, Gaitan, Blanco…ou a surpresa Van der Vaart, que poderia surgir das negociações com o Real Madrid).

Avançados: Saviola e Nuno Gomes.

Pontas de Lança: Huntelaar e Alan Kardec.


Eis o meu Benfica 2010/2011, que teria qualidade suficiente para ser bi - campeão Português e qualificar se para os oitavos - final da Liga dos Campeões (objectivos principais para a próxima época).

Penso que JJ gosta destas opções, pois é um admirador do binómio custo/qualidade que o futebol sul-americano possui.

A ver vamos se alguns destes nomes não entrarão no novo plantel do SL Benfica.

Até lá, muitos nomes irão rolar na imprensa …

Campeões!

Sem novas contratações, sem propostas milionárias já em cima da mesa, sem futebol nacional, mas com o Mundial a aproximar-se ainda há muito para fazer antes de encerrar a época!

Enquanto o João Guerra prepara a análise exaustiva da época que passou, a sua perspectiva sobre o mundial e uma antecipação da nova época que se avizinha, eu próprio irei fazer algumas retrospectivas de uma época maravilhosa que teve vários momentos altos, vários factos e figuras!


Não posso deixar passar a conquista da Liga dos Campeões pelo Inter de Mourinho, foi sem dúvida mais uma conquista histórica daquele que ficará ligado como o melhor treinador da história!
Agora seguir-se-á Madrid e novas conquistas se adivinham!

A nossa selecção deixou-me bastante desmotivado e sem crença alguma que algo de bom possa ser feito, pode ser que me engane mas não me parece...



Queiroz, que se virem o histórico do blogue foi muito desejado por mim para treinador do Benfica antes de Quique Flores, neste momento é uma completa desilusão...

2013!

Jorge Jesus renovou até 2013, aumentando o salário, prémios e mais importante ainda, a cláusula de rescisão!
Estou em crer que quando nos sagrarmos tricampeões, Jorge Jesus poderá dar o salto para um clube mais apetecível financeiramente, porque maior que o Benfica, como sabem não existe!

Carrega Benfica!

BENFICA CAMPEÃO 09-10 - Festa dentro do balneario

A Mensagem que os jogadores do Benfica viram antes de serem CAMPEÕES!

Campeões!Campeões!


Deixem passar o Maior de Portugal!

Quem como eu viveu ontem in loco o conquistar do 32º Campeonato Nacional de Futebol pelo Sport Lisboa e Benfica, quer no Estádio da Luz, quer nas ruas de Lisboa em direcção ao Marquês de Pombal, não pode negar que o Benfica é sem dúvida o maior clube português, e um dos maiores clubes do Mundo!

A vitória do Benfica era expectável por todos, e nem mesmo os adversários mais crentes tinham muita esperança que o campeonato desde há 4 jornadas para cá pudesse fugir ao Benfica!
Ainda mais quando esta equipa do Benfica não vencia apenas os seus jogos, mas demonstrava uma superioridade clara em relação aos seus adversários!
Se essa superioridade no início do campeonato era materializada em goleadas sucessivas, para o final, embora com mais algumas goleadas pelo caminho, a fadiga acumulada era superada pela garra e pelo querer demonstrado por todos os jogadores, mas sem o fulgor para materializar em golos essa mesma superioridade!
Começando de cima, o Presidente Luís Filipe Vieira personificou o coração e a alma de todos os Benfiquistas!Delegando num super-competente Domingos Soares de Oliveira as finanças benfiquistas, e num aclamado prodígio Benfiquista, Rui Costa, a pasta do futebol, Vieira chamou a si, a parte institucional do clube!
Vieira tem corrido o país, motivando adeptos e sócios do Benfica com a sua presença, com a sua ambição, com a sua humildade!Luís Filipe Vieira pode não ser bem visto em todos os quadrantes benfiquistas, mas o mérito tem que lhe ser dado inquestionavelmente!A equipa montada e profissionalizada no Sport Lisboa e Benfica, tem o cunho pessoal do presidente, e esta vitória é sem dúvida inteiramente merecida, pelo Presidente e toda a direcção do Sport Lisboa e Benfica!

Rui Costa, pois claro, o director desportivo, adorado por todos os benfiquistas, é a pessoa ideal para estar à frente do futebol benfiquista!Primeiro, pela sua competência, depois por tudo o que significa ter uma pessoa unânime à frente do futebol, o motor do clube!
As contratações cirúrgicas e de nomes do futebol mundial, como Aimar, Suazo, Reyes ou Saviola, e de promessas que agora são certezas, como Javi Garcia, Ramires ou Airton!
Todas elas têm o cunho de Rui Costa, e a sua reputação no futebol mundial muito contribuem para o chamar destes nomes, e o de mais que financeiramente, desportivamente ser o principal motivo do ingresso dos jogadores no Benfica!


Jorge Jesus, o obreiro do título!
JJ teve a "sorte" de conhecer bem o Benfica, a sua grandeza, os seus adeptos!Sabia que para conquistar títulos seria fundamental ter do seu lado toda a massa adepta do Benfica, e soube desde o momento em que entrou no clube essa seria a principal premissa a constar na sua gestão do plantel Benfiquista!Aliás, Jorge Jesus teve esse condão que faltou a Quique Flores, não tenho dúvidas, que com Jorge Jesus, no ano transacto quando em Fevereiro liderávamos a Liga, não a tínhamos perdido como perdemos, ficando aliás em 3º lugar...
A motivação aos jogadores foi outro ponto fundamental na gestão de toda a época!Vejam-se os casos de Fábio Coentrão, Airton, Weldon ou Alan Kardec!Todos jogadores fundamentais na época Benfiquista em papéis distintos e sem serem figuras de proa da equipa Benfiquista!
Depois temos Luisão, Carlos Martins, David Luiz e Maxi Pereira que são verdadeiros líderes em campo, e demonstram a toda a equipa o caminho para a vitória!
Sem deixar de focar Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo que descobriam o golo ou a magia para o obter e assim materializar a superioridade benfiquista!


Óscar "Tacuara" Cardozo merece uma referência especial!Amado por muitos, odiado por tantos e incompreendido para sempre!Tem um pé esquerdo mortífero e um instinto matador como poucos!Não é um jogador de choque ou de fintas, mas é um finalizador nato e devolveu ao Benfica um troféu que lhe fugia desde 1991!!!! onde Rui Águas se sagrou o principal artilheiro do campeonato!
Cardozo deverá sair do clube após o mundial, e será sempre recordado como o bombardeiro que tantas balizas e guarda-redes desfeiteou!
Cardozo, por tudo, e também por este título em particular, o meu muito Obrigado!

Podia falar de tantos nomes, tantas individualidades, tantos factores, marcos decisivos e pontos fundamentais numa caminhada brilhante para o título, mas a vitória é de todos!Profissionais do Sport Lisboa e Benfica, a adeptos, simpatizantes e sócios do Maior Clube do Mundo!
Somos todos campeões, e já merecíamos uma conquista com este mérito e justiça incontestável!

Dos fracos não reza a história e a todos os que quiseram e vão querer desvalorizar esta conquista, lembrem-se que com esta eficácia pontual, o Sport Lisboa e Benfica, teria sido campeão inequívoco em todas as épocas desde 1994/95, onde um Super Porto de Bobby Robson conquistou maior percentagem pontual nessa época!
Depois disso, só José Mourinho se aproximou em 2003/04, e agora Jorge Jesus pulverizou todos os recordes pontuais desde 1994/95 obtidos!


Não posso deixar de dar uma palavra ao Sporting Clube de Braga, que dentro de campo, foi o único adversário que questionou a superioridade benfiquista, e aí dentro do campo é que se mostram os verdadeiros campeões, e o Braga e todos os seus jogadores, e equipa técnica foram uns verdadeiros campeões!Domingos Paciência tem todo o crédito a partir de agora, e se bem que não acredito que seja este ano, mas será treinador do clube do seu coração, FC Porto, um "dia" destes...

Obrigado Campeões!Esta crónica continuará por muitos dias, e esta vitória ficará para sempre registada nos anuais do futebol!
Somos campeões com todo o mérito e justiça, sem qualquer margem para dúvidas ou contestação!Todos os que tentarem minimizar o título conquistado caíram no ridículo das suas palavras!
Agora é desfrutar desta saborosa conquista, e preparar cuidadosamente a próxima época, para o bi-campeonato ser uma realidade!

Campeões!



Não fomos campeões no Dragão, mas seremos com um Super Dragão como árbitro, o sabor será sempre especial!

Carrega Benfica!

Está quase...

Os Benfiquistas sofreram uma mini-desilusão, muito por culpa do Sporting de Braga que somou 6 pontos nos últimos 2 jogos, caso contrário o Benfica já teria festejado o título de Campeão Nacional há 2 ou no último fim-de-semana!

Não tenho a mínima dúvida que o Benfica somará os três pontos no próximo Domingo, pelas 19h45, levando ao rubro um país que aguarda ansiosamente pelo apito final do árbitro que apitará o Benfica-Rio Ave, levando o Benfica à conquista do 32º título de Campeão Nacional Português.
Mais ainda, acredito que o Braga desta vez não some os 3 pontos, ainda que seja desnecessário quer para o Benfica se sagrar campeão, e até porque o Braga já vê longe o seu mais directo adversário perseguidor, o 3º classificado Futebol Clube do Porto.


No Domingo, assistirei pela primeira vez à conquista do título ao vivo no Estádio da Luz, não sei que emoções irei viver, nem que sensações terei ao assistir a tão bela conquista pelo meu clube de sempre.

Já participei na festa do Marquês após a conquista da Taça de Portugal de 2003/04, a que assistir ao vivo no Jamor e onde vencemos em prolongamento a super-equipa de José Mourinho, no ano seguinte não assistir às comemorações no Marquês, nem fiz grande festa apesar da enorme felicidade que tal conquista me trouxe!

Mas este ano, por tudo o que representa e pela magnífica época que o Benfica realizou, onde apenas perdeu 14 pontos ao longo de todo o campeonato!E onde teve a concorrência de um magnífico Sporting de Braga, que não fosse o muito competente Sport Lisboa e Benfica de Jorge Jesus, e num outra época qualquer sagrar-se-ia muito distanciado campeão de Portugal!


Por estes motivos todos, será uma conquista saborosa, tão difícil como meritória, que premiará uma gestão de sucesso, quer financeira quer desportiva!

Carrega Benfica!!

Está perto, muito perto..................

It happens...