Jornaleiros!

Roubado daqui.

Bem interessante e a completar alguns dos meus anteriores posts.

Porque, às vezes, também sabe dizer umas coisas sérias… aqui deixo-vos a crónica de hoje do Ricardo Araújo Pereira no jornal A BOLA.

Há coincidências engraçadas. O leitor que siga, se puder, esta extraordinária sequência de acontecimentos:

1 A direcção do Benfica convocou uma assembleia geral para pedir aos sócios que aprovassem a criação do Canal Benfica.

2 O Canal Benfica pretenderá, naturalmente, transmitir os jogos do Benfica.

2 e meio Como é do conhecimento comum, os jogos do Benfica são a única coisa que realmente interessa ver na televisão.

3 O principal prejudicado com a criação do Canal Benfica será a Sport TV, que perde a única coisa que realmente interessa ver na televisão (ver ponto 2 e meio).

4 No dia da assembleia geral, três jornais (Diário de Notícias, O Jogo e Jornal de Notícias) publicaram, em manchete, uma notícia segundo a qual o Benfica iria perder 6 pontos por ordem da FIFA, e arriscaria descer de divisão porque a direcção (a mesma que queria criar o Canal Benfica) teria tido a incompetência de não recorrer de um castigo — e todos sabemos, desde há uns meses, que não recorrer de castigos é sinal de incompetência.

5 Por uma daquelas coincidências incríveis, todos os jornais (Diário de Notícias, O Jogo e Jornal de Notícias) que publicaram a notícia pertencem ao mesmo grupo empresarial que detém a Sport TV (ver, com redobrado interesse, o ponto 3).

6 A notícia, por uma daquelas coincidências incríveis, era falsa.

7 Dos três jornais que deram a notícia (Diário de Notícias, O Jogo e Jornal de Notícias), só um contactou (Diário de Notícias) o Benfica para fazer aquilo a que se chama, em jornalismo, trabalho decente.

8 Tendo o Benfica desmentido, com documentos, a notícia, o jornal em causa (Diário de Notícias) ficou com uma não-notícia em mãos, o que não impediu o jornal de fazer manchete.

9 Por uma daquelas coincidências incríveis, os jornais que não contactaram o Benfica são do Porto.

10 No Jornal de Notícias, os jornalistas (digamos assim) Nuno Amaral e Vítor Santos escreveram: «O Benfica vai perder seis dos 52 pontos conquistados na edição de 2007/08 da Liga portuguesa. O castigo aplicado pela FIFA ao clube da Luz (…) é irreversível.» Não é «poderá perder» ou «está em risco de perder». O que se diz é que a decisão está tomada e é irreversível. Talvez seja bom voltarmos a ver o ponto 6.

Nuestros Hermanos

Não podendo perder os dois, a minha preferência ia para quem praticasse melhor futebol!

E assim, a garra aliada a uma auto-entre-ajuda incrível fizeram com que a Espanha fosse uma justa vencedora!

Uau!

Depois de eliminar Portugal, a Alemanha mostrou mais uma vez o quão cínica é, eficácia e frieza são sinónimos desta selecção que está muito próxima do título Europeu...

Tempo...

Tem-me faltado tempo para actualizar o semestre, a vida académica está a terminar, e o tempo para ela tem que ser bastante, e por outro lado o blog d'A Mesa Redonda consome-me mais as ideias...

Aproveitem e passem por lá...

Merda!

Presidente?

Mas qual presidente, Gilberto Madaíl, não será mais que um presidentezeco que teve a sorte ou alguém para escolher Scolari e assim conseguir fumar mais uns charutos à custa de todos nós e claro o Elefante Branco, pois claro, o Elefante Branco.

Mas Gilberto Madaíl nem sempre é uma figura de corpo presente, às vezes digna-se a falar, e assim o fez, respondeu ao SL Benfica pelas declarações proferidas dos seus representantes.

Agora pergunto eu, então onde ficou a resposta às acusações proferidas por Pinto da Costa há duas semanas atrás? Teve medo?

O Boronha à perna do Madaíl que este foge a sete pés...

Caricato (no mínimo)!

A Uefa disse o seguinte aqui:

Num comunicado divulgado esta segunda-feira pelo organismo que tutela o futebol europeu, pode ler-se: "Conforme comunicado na sexta-feira, dia 13 de Junho, o caso disciplinar relativo ao FC Porto e à sua participação na UEFA Champions League de 2008/09 foi anulado e devolvido ao Comité de Controlo e Disciplina da UEFA. No entanto, na sequência dos fundamentos escritos enviados pelo Comité de Recursos da UEFA, é agora confirmado que o FC Porto foi admitido a participar na UEFA Champions League de 2008/09. Esta decisão deve-se essencialmente ao facto dos procedimentos legais em Portugal ainda não terem terminado".

A Federação Portuguesa de Futebol disse o seguinte aqui:

Afinal, a decisão da UEFA de readmitir o FC Porto na Liga dos Campeões não teve por base uma informação da
Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Isso mesmo foi confirmado à agência Lusa por uma fonte do gabinete de comunicação da FPF. A mesma fonte admitiu que a FPF recebeu hoje, por fax, a decisão tomada sexta-feira pela Comissão de Apelo da UEFA relativamente ao recurso apresentado pelo FC Porto contra a sua exclusão da próxima edição da Liga dos Campeões, que tinha sido deliberada pela Comissão de Controlo e Disciplina do organismo.
Na página sete desse documento, de acordo com a mesma fonte, a Comissão de Apelo da UEFA "retira a conclusão de que, perante a complexidade de um processo desta natureza, dificilmente qualquer órgão jurisdicional desportivo tomaria uma decisão a tempo da terceira pré-eliminatória" da Liga dos Campeões, cujo sorteio se realiza a 01 de Agosto.
A FPF nega ter informado a UEFA sobre o prazo em que o seu Conselho de Justiça vai decidir o recurso do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, afirmando que foi a própria Comissão de Apelo do organismo europeu a concluir pela falta de tempo útil para uma decisão.
A mesma fonte considera que terá sido essa conclusão que levou a UEFA a readmitir os tricampeões portugueses na Liga dos Campeões de 2008/09, embora desconheça qual o órgão daquela entidade que tomou a decisão.



O Benfica reagiu oficialmente assim:

Em face das declarações desta tarde de um porta-voz da UEFA e das notícias que têm vindo a ser divulgadas nas últimas horas, vem a SL Benfica – Futebol, SAD esclarecer o seguinte:

1. A SL Benfica – Futebol, SAD foi hoje notificada do Acórdão proferido pelo Comité de Apelo da UEFA no passado dia 13 de Junho de 2008, o qual revela a seguinte decisão: i) não ratificar o requerimento do Inspector da UEFA e do FC Porto (o qual, recorde-se, visava designadamente a suspensão da instância até que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidisse os processos de recurso que pendem sobre as decisões proferidas pela Comissão Disciplinar da Liga no âmbito dos Proc. Disc. n.º 41-06/07 e 42-06/07, bem assim como a admissão imediata do FC Porto à Champions League na época 2008/2009); ii) anular a decisão do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA de 4 de Junho de 2008 e reenviar o processo para este órgão a fim de ser tomada nova decisão.

2. A UEFA, concluída a audiência, através do seu site oficial, anunciou a decisão acabada de referir, informando ainda que o seu Comité de Controlo e Disciplina se iria reunir esta semana para tomar uma decisão relativamente à admissão do FC Porto à Champions League 2008/2009.

3. A SL Benfica – Futebol, SAD não foi ainda notificada de qualquer outra decisão que contrarie os factos acima identificados.

4. Qualquer outro cenário será no mínimo estranho e decorrerá seguramente uma vez mais da actuação negligente da Federação Portuguesa de Futebol, do silêncio ensurdecedor do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, da ausência de decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da total passividade do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto que, ao invés do que sucedera em casos anteriores, não tem revelado o empenho necessário para obrigar a FPF a agir de forma interessada e célere. Neste processo, também está em causa a acção do Governo que não pode ficar indiferente em relação à actuação grosseira de uma instituição que age no exercício de poderes públicos.

5. O SL Benfica – Futebol, SAD recorda que toda esta situação tem na sua génese a intervenção do Director do Departamento Jurídico da FPF, Dr. João Leal, na audiência de recurso acima identificada, que em representação da Federação Portuguesa de Futebol, desvirtuou os factos, confessou ignorância sobre matéria sobre a qual ia depor e cujo conhecimento não podia desconhecer, cometeu gravíssimas incorrecções técnico-jurídicas, e, como se tal não bastasse, prestou informações impregnadas de reserva mental.

6. Foi este depoimento que induziu em erro de julgamento o Comité de Apelo da UEFA.

7. Deste modo, a SL Benfica – Futebol, SAD em consequência dos factos descritos, da sua ilicitude e gravidade, já deu conhecimento dos mesmos à UEFA e irá promover de imediato todas as diligências judiciais a fim de ser reposta a verdade punindo-se desde logo a conduta negligente da Federação Portuguesa de Futebol e de forma concomitante a reparação integral dos danos sofridos.

8. A SL Benfica – Futebol, SAD a exemplo do que vem defendendo nos últimos anos, e não só esta época, exige unicamente a livre mas intransigente actuação dos órgãos jurisdicionais desportivos, porquanto só assim se respeitará quer a verdade desportiva, quer o trabalho, quer a coragem das instituições judiciárias do Estado Português no sentido de erradicar a corrupção e violação da ética desportiva no futebol.

9. A SL Benfica – Futebol, SAD reforça o seu total comprometimento com os órgãos jurisdicionais da UEFA no sentido de serem cumpridos escrupulosamente os regulamentos em vigor. Neste sentido alerta-se para o facto do disposto no artigo 1.08 do Regulamento da UEFA Champions League, ao abrigo do qual, a todo tempo, um Clube pode ser excluído da competição assim que apurado que aquele não cumpre os critérios de admissão.

10. A SL Benfica – Futebol, SAD irá continuar a preparação da época desportiva 2008/2009 segundo os mesmos parâmetros que definiu concluída a época desportiva transacta.

Lisboa, 16 de Junho de 2008
A Administração da SL Benfica – Futebol, SAD

Os jornais escrevem sobre isto aqui, aqui, e aqui.

A Federação Portuguesa de Futebol pediu à UEFA que lhe dissesse o que João Leal disse quando foi ouvido na Sexta-Feira, informa aqui e aqui.

E ao que parece a decisão foi tomada porque a Federação Portuguesa de Futebol não tem tempo para analisar o caso.

Pelo que li sobre a entrevista do presidente do FCP à SIC, este disse que o FC Porto iria ser absolvido porque as escutas eram ilegais e então todo o processo devia ser encerrado. Mais, o FC Porto não recorre da decisão do Conselho de Disciplina da Liga, tendo então a decisão transitado em julgado.

Nunca ouvi de ninguém responsável do FC Porto utilizar a palavra "INOCENTES", e o FCP e Pinto da Costa nunca reclamaram INOCÊNCIA no processo.

Se a decisão realmente se mantiver, de não julgar o caso, porque a FPF não TEM TEMPO de analisar o processo, então todos os PORTISTAS devem festejar a participação na Liga dos Campeões.

Mas por favor respondam-me à seguinte questão, SE o FC Porto participar na próxima edição da Liga dos Campeões, então isso prova que o clube é INOCENTE?

Vergonhoso!

Eu não fiquei minimamente triste ou desapontado com a decisão da UEFA, o facto de o processo ter voltado à fase inicial nada iliba dos actos que cometeu e nunca desmentiu.

Agora sabe-se que tal decisão de não condenar prontamente o clube azul e branco se deveu ao assessor jurídico da FPF invocar ignorância no caso, como se pode ler aqui:

"...João Leal ter confessado a sua ignorância em relação a matéria de facto sobre a qual ia depor, ou seja, a transição em julgado da anterior decisão da CD da Liga em punir o FC Porto com seis pontos."

Então este senhor vai para a UEFA sem ter estudado a matéria?? Eu quando fazia exames tentava sempre ir minimamente preparado, o que este senhor agora vai levar, e o Benfica não fica quieto, é um valente chumbo!

Bastava olhar para este comunicado para saber! Será que a UEFA não teve acesso ao mesmo:


Os portistas ficaram muito contentes com a decisão, proferindo que quem tinha falado no caso, tinha "cuspido para o ar" e agora lhe tinha caído em cima. Eles preferem manter uma postura de silêncio, refugiando-se não na sua defesa, mas esperar para ver, pois argumentos têm ZERO.

Mas a justiça vai funcionar, ai se vai, e a Liga dos Campeões não será certamente, uma realidade para o FC Porto esta época.

Temas...


Este é um post para pedir desculpas aos visitantes que diariamente visitam o blog, e não o têm visto actualizado!
Mas tenho tido muito com que me entreter com a tese de mestrado, mas espero esta semana poder voltar à ribalta do futebol, e dos temas quentes do Verão.
O Euro 2008 tem ofuscado os clubes, e a UEFA lá resolveu dar aos ignorantes que não percebem de decisões razões para festejar, no entanto tudo vai voltar à normalidade após 29 de Junho.
E seremos se Deus quiser Campeões da Europa!

Euro 2008


Confesso que estou a gostar bastante deste Euro 2008, futebol de qualidade diariamente, aliado ao facto de a vida académica correr de vento em poupa, dando para desfrutar em pleno do Europeu de futebol.

Estes três dias de competição, trouxeram à tona três favoritos reais à vitória final, primeiro Portugal, ontem a Alemanha e à pouco uma super Holanda.



Portugal entrou com o pé direito numa competição, onde basta a vitória frente à Republica Checa para "descansarmos" no 3º jogo. Um jogo bastante bom da nossa equipa, onde o colectivo se superiorizou e muito bem ao individual e nem os postes conseguíram estragar a boa noite dos pupilos de Scolari.


Ontem, a Alemanha cumpriu frente a uma Polónia que me desiludiu, esperava mais depois da qualificação que realizou, encabeçando o grupo de Portugal. Com Podolski em grande forma, a aproveitar as deixas de Gomez e Klose, a Alemanha é uma equipa muito compacta e que se torna muito forte colectivamente, sem dúvida a ter em conta para uma vitória final.



E o que me deixou mais surpreendido, o jogo de hoje, onde Van Basten colocou a laranja mecânica a funcionar em pleno. Confesso que não conhecia a equipa da Holanda, e fiquei maravilhado, tanto pela juventude como pela "oleagem" que a máquina holandesa possui! Um Guarda-Redes muito experiente, uma defesa muito unida e trabalhadora, um meio-campo defensivo de betão, e depois os criativos e o ataque dispensam apresentações. Não esperava uma Holanda tão forte neste Europeu.

A figura destes três dias, não marcou golos, não fez assistências, mas revelou-se para mim uma peça fundamental na selecção Holandesa, foi de Orlando Engelaar, um médio possante com uma estampa física impressionante e que deu ao meio-campo holandês a segurança que lhe permitiu vencer de forma tão contundente a campeão do Mundo.
Penso que Rui Costa devia estar atento a este nome: Orlando Engelaar!

É bonita...

É bonita não é? Então tragam-na!


PS: E já agora, o diário de notícias traz uma suposta notícia sobre o Apito Encarnado, podem vê-la aqui. Fico surpreendido em ser o único meio de comunicação do mundo a divulgar tal coisa, devem ter umas fontes exclusivas. É uma triste forma de querer pôr o Benfica ao barulho, com acusações ridículas, num momento em que o que está provado é que o FCP é um clube corrupto.

PS2: Vi agora que o Ndrangheta, já tinha reparado nesta coincidência antes de mim, e reparou também num pormenor importante que me escapou, o autor da notícia, neste caso a autora, o nome de António Tavares-Telles diz-lhe alguma coisa, ora repare no nome da autora...credível portanto...

Fora!

É vergonhoso o que o presidente do FC Porto diz, bem como todos o que o defendem.
Mas alguém acredita que o FCP não é um clube corrupto, mas o sr.Pinto da Costa vive num mundo de fantasia ou de amnésia, onde pensa que faz o que quer e bem lhe apetece e não é punido?

Será que os adeptos do FCP são todos analfabetos e apenas dizem "amén" ao que o presidente do FCP diz? Não têm o mínimo de neurónios para pensar por si próprios?

Eu como sócio do Benfica, a primeira coisa que fazia era suspender de imediato as quotas do clube, enquanto um presidente do Benfica fizesse isso, e depois exigia uma assembleia-geral e apuramento dos principais culpados de tudo, que neste caso do FCP tem um rosto apenas!

Quando a perda dos 6 pontos lhe era benéfica não recorrem, considerando-se culpados e agora vêm acusar FPF e companhia, mas somos todos burros?

E o sr.Gilberto Madail agora age como se tivesse cometido uma injustiça, quer dizer o FCP é condenado internamente e a UEFA não aplica os seus regulamentos, que comédia.
Depois invoca-se equidade, o sr.Gilberto Madail deve mesmo praticar equidade no seu dia-a-dia, tou mesmo a vê-lo a almoçar em restaurantes luxuosos e a fumar charutos dos mais caros, rodeado de mendigos do Rossio, onde lhes paga o almoço e lhe oferece charutos.
Mais, o argumento de termos que ser tratados como Itália é de uma incrível estupidez, então a alínea 1.04 dos regulamentos da UEFA não foi criada para evitar isso mesmo? Não foi criada para não acontecerem casos como o do Milan? Por favor, sejamos sérios, alguém que diga isso que é do mais óbvio possível!
Há uma hipocrisia nos altos representantes do futebol português que brada aos céus!!

No meio disto tudo, vai-se safando Hermínio Loureiro, esse ao menos ainda não disse nada sobre a decisão da UEFA, calando-se dá a entender que a apoia!

E depois ainda vêm notícias nos jornais deste tipo: Jorge Costa perto do Olhanense, pois dado a proximidade do ex-jogador ao FC Porto, é mais fácil para o clube de Olhão ficar com jogadores cedidos pelo FCP? Este dirigismo de clube de bairro é horrível e não admira que os clubes estejam todos na falência, pois os dirigentes são tudo menos o que a palavra deveria dizer.

Eu também tenho a certeza sr. Pinto da Costa: o FCP não vai à Liga dos Campeões? Vai uma aposta?!

Hipocrisia!

Mas que raio de jornalismo és este!
O jornal OJogo online, sim porque dar dinheiro para o jornal de papel nunca o faço, consulto a versão online só para me dar conta de como o nosso jornalismo desportivo é muito tendencioso ( e veja-se o exemplo de Rui Cerqueira).

Ora os destaques da versão online, d'OJogo é a valorização das acções do Porto e a opinião de Figo sobre a selecção nacional.

No dia de hoje não ter como destaque a exclusão do FC Porto é um hipocrisia tremenda, eu percebo que a azia seja grande mas sejamos sérios!

Finalmente!

Parece que Scolari abriu os olhos, espero que sim, e Portugal agradece:

O regresso...

O regresso do "Uno Speciale"


Tragam a Taça!

A euforia gerada à volta da selecção tem toda a razão de ser, temos jogadores excepcionais, jovens, ávidos por vitórias e com um seleccionador com a experiência necessária para atingir resultados positivos.

Portugal é uma selecção favorita à conquista do Campeonato da Europa a realizar na Áustria e na Suíça, tem toda a legitimidade de pretender conquistar o final e depois vencê-la!

E os Portugueses têm também toda a legitimidade para exigir, sim exigir aos Portugueses que vençam o Europeu!

E sinceramente, eu acredito que no dia 29 de Junho, Nuno Gomes vai levantar a tão ambicionada taça e Portugal se vista de verde e vermelho para agradecer aos jogadores e todo staff técnico, e fazer dos Portugueses os mais felizes do Mundo!

Força Portugal!!