Fifa Renega Taça Intercontinental


A FIFA considerou ontem que o torneio internacional realizado em 2000 no Brasil será tido como a primeira edição do Mundial de Clubes e o seu vencedor, o Corinthians, o primeiro campeão do Mundo por equipas.

Desta forma, o máximo organismo do futebol mundial faz tábua rasa da Taça Intercontinental, não reconhecendo os seus vencedores, como, por exemplo o FC Porto (conquistou o troféu em 1987 e 2004), como campeões mundiais.

“O Comité Executivo tomou esta decisão e é definitiva”, afirmou o presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, presente no Japão para assistir à final da edição deste ano entre os italianos do AC Milan e os argentinos do Boca Juniors.

“O campeão do primeiro Mundial de Clubes da FIFA é o Corinthians”, declarou Blatter que, assim, não considera a Taça Intercontinental, que se realizou desde 1960 e terminou em 2004, como competição oficial.

Recorde-se que o Mundial de Clubes, organizado pela FIFA desde 2005, substituiu a outra prova, na qual participavam os campeões da Europa e da América do Sul.

Em 2000, o organismo que superintende o futebol mundial organizou o seu primeiro torneio do género em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a presença de equipas de vários países, cuja final foi disputada entre Corinthians e Vasco da Gama, com a vitória nos penáltis da formação paulista.

A competição esteve suspensa e só recomeçou a ser disputada em 2005, de novo no Japão, com vitória dos brasileiros do São Paulo. No ano passado, o título também foi para o Brasil (Internacional de Porto Alegre).

Fonte: SerBenfiquista.com

0 comentários: